Políticas para a Cooperação Cultural de Organizações Internacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Advertisements

O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Estrutura
Amanda - 2 Bianca - 3 Daniela - 8 Fernanda S -11 Fernanda P - 12
CONTEXTO PARA A CRIATIVIDADE: QUE POLÍTICAS?
Visão latino-americana do processo ISO 26000
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Projeto de Geografia Mercosul
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Lucas Chisté Maria Sarah Ferraz Thadeu Messias
Secretário Nacional de Juventude
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS Gerência da Escola de Saúde Pública – Candido Santiago.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
Estratégias do Ministério da Saúde para a Gestão do Trabalho
NÚCLEO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS - NELAM. O NELAM: a pesquisa e a reflexão enquanto ferramentas da transformação social Em 1º de abril de 2005, estudantes,
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
AMÉRICA LATINA, BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
BLOCOS ECONÔMICOS.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Ministério da Cultura.
Plano Nacional de Cultura
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR Bonito 16 de Abril de 2008.
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Instituto Rio Branco - IRBr
II Seminário Internacional
Comércio Internacional
Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
Mobilização em redes Fundação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Global pela Educação (1999); Semana de Ação Mundial pela Educação.
ULISSES GAYÃO. NO 20 GUILHERME BARREIRA
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Ministério da Cultura.
VII Congresso Internacional das Rotas de Integração da América do Sul
Pacto andino Carlos Augusto Hruschka n° 07 Guilherme Leme n° 13
Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul.
APOIO AOS DIÁLOGOS SETORIAIS BRASIL – UNIÃO EUROPÉIA
Defesa Civil, Proteção Civil
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
Grupo: Thiago.Nº12 Yuma .Nº14 Rafael.Nº15 Professor: Wilson Forti.
Informes do COMITÊ REGIONAL LGBT da ISP- BRASIL e AMERICAS
SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO E DA REGULAÇÃO DO TRABALHO EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE TRABALHO EM SAÚDE NO.
Sistemática de Importação e Exportação
CNM Internacional CNM INTERNACIONAL Abril / 2006 – Nova diretoria da CNM decide ampliar a atuação na área internacional. Maio / 2006 – CNM apóia o evento.
Retorno Voluntário Sustentável Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – Escritório no Brasil.
SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
CURSO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS A inserção de Curitiba na discussão global de temas transnacionais – Mudanças climáticas.
Rede Interamericana De Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
G-20.
Brasil-Portugal 200 anos: Simpósios sobre Saúde Eduardo Botelho Barbosa Assessoria Internacional Ministério da Saúde Rio de Janerio, 10 de julho de 2008.
Fórum Empresarial da Integração Sul - Americana
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Política externa do Brasil O Brasil defende: –A autodeterminação dos povos –A não-ingerência –A cooperação internacional coerente com os princípios do.
Definição de Objetivos, Diretrizes e Áreas Temáticas das Secretarias Grupo de Trabalho ad hoc sobre a Visão Estratégica Outubro de 2015.
Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP
Uma universidade sem fronteiras para a América Latina.
As Contas Satélites da Cultura GUIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS CONTAS SATELITES DE CULTURA.
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
Rede Internacional de Formação de Técnicos em Saúde — RETS —
26/10/2015 Tema:  Estrutura das Políticas Públicas em escala Mundial  Políticas de desenvolvimento do turismo no contextos da OMT, da UE e do Mercosul.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
SÃO PAULO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DESCENTRALIZADA NO BRASIL Boas Práticas de Gestão Internacional dos Governos Subnacionais Brasileiros Dezembro/2013.
Presidência Pro Tempore Brasileira do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR) Presidência da República.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Transcrição da apresentação:

Políticas para a Cooperação Cultural de Organizações Internacionais MERCOSUL Cultural Salvador, 19 de outubro de 2009

Atuação Internacional do Ministério da Cultura A atuação internacional do Brasil na área da cultura esteve tradicionalmente a cargo do Departamento Cultural do MRE; A partir de 2003, o MinC passou a atuar em parceria com o MRE na formulação e implementação das iniciativas externas brasileiras na área da cultura; Em 2007, foi criado o Comissariado da Cultura Brasileira no Mundo (CCBM), com mandato de um ano; Em 2008, após o término do mandato do CCBM, criou-se a Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Objetivos da atuação internacional na América Latina Situar o Brasil como um novo ator no cenário internacional, promovendo a cultura brasileira; Contribuir para o fortalecimento institucional do setor cultural na região; Estimular o diálogo intercultural e o intercâmbio artístico-cultural, especialmente no âmbito sul-sul; Promover um maior acesso da população brasileira à diversidade cultural internacional; Defender nas negociações internacionais os interesses de longo prazo da política cultural brasileira.

Atuação Multilateral do MinC Mercosul Cultural Unesco Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) Comissão Inter-Americana de Cultura (CIC/OEA) Cúpula América do Sul – Países Árabes (Aspa) Rede Internacional de Políticas Culturais (Ripc) Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) Mecanismo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas) Cúpula América do Sul – África (ASA) Fórum da Aliança das Civilizações

Mercosul Cultural O que é: Reunião de Ministros subordinada diretamente ao Conselho do Mercado Comum Funcionamento: Presidência Pro-Tempore semestral rotativa entre os 4 Estados-Parte Duas Reuniões de Ministros de Cultura por ano - Quatro Reuniões de Autoridades por ano (CCR e CCRI) - Duas reuniões do Comitê de Patrimônio por ano Mercosul Cultural Ampliado: 10 países (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, mais Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru) Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais (RECAM)

MERCOSUL Cultural: Iniciativas atuais Selo Mercosul Cultural Itinerários Culturais (Itinerário da Região das Missões Jesuítico- Guarani) Centro de Formação e Gestão do Patrimônio Material Programa de Capacitação de Profissionais de Museus Encontros de Cultura Popular e Seminário Povos Guaranis Estruturação da Secretaria Técnica do MERCOSUL Cultural Comemorações dos Bicentenários de Independências Sistema de Informações Culturais do Mercosul (Sicsur)

Atuação Externa do Sistema MinC Mercosul Cultural IPHAN Centro de Treinamento e Gestão em Patrimônio Material Cooperação com CRESPIAL IBRAM Programa de Capacitação de Profissionais de Museus FUNARTE Pauta para reunião setorial de Artes no MERCOSUL Fundação Cultural Palmares Intercâmbios Afro-Latinos Agenda Afro-descendente nas Américas PNLL / Biblioteca Nacional Seminários de Livro e Leitura do MERCOSUL

Atuação Externa do Sistema MinC Mercosul Cultural Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural - Convenção da Diversidade Cultural - Encontros Sul-Americanos de Culturas Populares - Encontro dos Povos Guaranis Secretaria do Audiovisual - Recam ANCINE - Acordos de Co-Produção

Ministério da Cultura 55 61 2024-2447 giam@cultura.gov.br Carla Mendonça Gerência de Integração e Assuntos Multilaterais Diretoria de Relações Internacionais Ministério da Cultura 55 61 2024-2447 giam@cultura.gov.br

Festival Internacional de Animação de Córdoba – Anima 2009 Menção Especial do Jurado Nacional: A Jornada Jorge Bompart, Argentina (2006 / Betacam / 00:04:48 / Cor) Recortes, colagem Uma moeda a mais ou uma moeda a menos fazem a diferença para um menino que cresce nas ruas só. Que preço paga para obtê-las? http://www.youtube.com/watch?v=4QTK_e2Ph2s