Fatores ecológicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cinética Microbiana.
Advertisements

ESTUDO DAS POPULAÇÕES.
Cultivo de plantas medicinais
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Conceitos básicos em Ecologia
Ecologia.
Adubação de pastagens Prática difícil e controvertida
BIOLOGIA PROFESSOR: PANTHERA
Trabalho de ciências Sais minerais.
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Estrutura das Comunidades
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Aula 2 Fertilidade do Solo.
Fatores determinantes ambientais
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
A vida no planeta Terra Capítulo 08.
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
Dinâmica das Populações:
BIOLOGIA PROFª SIRLENE
ADAPTAÇÃO.
Origem da diversidade biológica
Os fatores físicos como luz, temperatura, salinidade, nutrientes, dentre outros, interagem para produzir habitats distintos que possibilitam a uma espécie.
ECOLOGIA I.
FISIOLOGIA VEGETAL.
BIOLOGIA Exercícios– cap. 3 e 4 (9ª série)
Profª Lucia Helena Amim
Profª Lucia Helena Amim
Os elementos Químicos no corpo Humano
Adaptação à Vida em Ambientes Variantes
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Meio Ambiente e Edificações
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
A. Termos e Conceitos em Ecologia
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
DINÂMICA POPULACIONAL
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Fatores Abióticos Temperatura.
variação quantitativa do fator
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana
FATORES ECOAMBIENTAIS LIMITANTES E REGULATÓRIOS
Produção Vegetal Fatores de Produção
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
Metabolismo Nutricional
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
ECOLOGIA E BOTÂNICA Prof. Virgínia.
Fluxo de Energia nos ecossistemas
ECOLOGIA Laís Souto-Maior 05/09/2014.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo 3ª B
ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE.
MOLÉCULAS INORGÂNICAS
Fator Ecológico: É qualquer fator que interfira diretamente sobre uma espécie num ecossistema. Temperatura Oxigênio Salinidade.
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
8.7 Elementos químicos no corpo humano. 8.7 Elementos químicos no corpo humano.
Sal Marinho versus Sal Comum. Ninguém imagina as grandes diferenças que existem entre ambos os sais. Um dá vida... o outro mata.
Distribuição individual de espécies
Ciências Naturais – 8.o ano
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Ana Gardênia.
Absorção: Ocorre na Zona pilífera das raízes
VAMOS À DESCOBERTA DO AMBIENTE!. Os diferentes factores abióticos podem agrupar-se em dois tipos principais: factores climáticos, como a luz, a temperatura.
Dinâmica de Populações
Estressores: Conceitos. “Condição externa que causa uma alteração potencialmente prejudicial em sistemas biológicos.” (Hoffmann & Parsons, 1991) Estresse.
BIOGEOGRAFIA Conceitos básicos.
Transcrição da apresentação:

Fatores ecológicos

Fatores ecológicos Qualquer elemento do meio seja físico, químico ou biológico que pode atuar diretamente sobre os organismos. Esses fatores vão determinar a capacidade do organismo em se estabelecer no ambiente.

Fatores ecológicos Exemplo - clima MICROCLIMA MACROCLIMA MESOCLIMA

Fatores ecológicos MICROCLIMA Alterações de luminosidade e temperatura.

Fatores ecológicos Abióticos – conjunto de características físicas e químicas (ex: salinidade de um solo ou de um corpo d’água). Bióticos - Conjunto de interações que se realizam entre indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes (ex: competição).

Fatores ecológicos Condições do meio – propriedades do ambiente que determinam a sobrevivência do organismo. Não pode ser consumida pelo organismo. Ex: temperatura, pressão osmótica, umidade, pH. Recursos – são consumidos pelos organismos vivos. Ex: água, radiação solar, dióxido de carbono, nutrientes.

Fatores ecológicos Fator ecológico é um fator limitante quando: a) o fator está ausente; b) reduzido abaixo de um mínimo crítico; c) exceda o nível máximo tolerável; d) eliminam as espécies - ambientes não favoráveis; e) modificam as taxas de natalidade e de mortalidade; f) determina o sucesso das espécies (extinção).

Fatores ecológicos Os fatores ecológicos atuam sobre os seres vivos de diversas maneiras: 1 - distribuição geográfica. Ex.: conteúdo de nutrientes no solo pode intervir na distribuição de espécies vegetais; 2 – densidade das populações; 3 – proporciona o aparecimento de modificações (adaptações). Ex.: fisiologia; hibernação e aclimatação.

Fatores ecológicos A influência dos fatores ecológicos sobre os organismos vivos são regidos por duas leis: 1) Lei do mínimo (lei de Liebig ou lei dos Fatores Limitantes) 2) Lei da tolerância ecológica (Shelford, 1913).

Lei do mínimo de liebig “Um elemento químico desempenha papel de fator limitante quando está ausente ou abaixo do mínimo crítico” – é o mínimo requerimento de um nutriente para que o organismo se desenvolva (individual). Ex: o cálcio e o fósforo são indispensáveis para o bom desenvolvimento dos ossos. Quando estes faltam na alimentação de uma criança ela desenvolve certos problemas (raquitismo).

Lei do mínimo de liebig Os nutrientes podem ser: Micronutrientes: são necessários em quantidades extremamente pequenas. Ex: Molibidênio, sódio, silício, alumínio, níquel, cobalto, cloro, zinco, ferro, manganês, cobre, boro, etc.

Lei do mínimo de liebig Os nutrientes podem ser: Macronutrientes: são componentes fundamentais para os organismos. Ex: Proteínas, carboidratos, lipídeos, nitrogênio, fósforo, magnésio, cálcio, potássio e enxofre.

Lei do mínimo de liebig

LEI DE TOLERÂNCIA ECOLÓGICA Seres vivos apresentam faixas de tolerância para cada um dos fatores ecológicos; Quando o fator fica fora dessa faixa limite ↓ a sobrevivência (populacional). Fatores limitantes bióticos: competição, predação e parasitismo. Fatores limitantes abióticos: temperatura, água, luz e nutrientes.

LEI DE TOLERÂNCIA Um pouco mais sobre a Lei de tolerância – Lei de Shelford. Para cada espécie, existem amplitudes de tolerância (com limites mínimos e máximos) aos fatores ecológicos, dentro das quais sua existência é possível. Amplitudes de tolerância

LEI DE TOLERÂNCIA

LEI DE TOLERÂNCIA

LEI DE TOLERÂNCIA Amplitudes de tolerância – Valência ecológica É a capacidade de uma espécie em povoar os ambientes. Euriécia – é uma espécie de grande valência ecológica → suporta grandes variações nos fatores ecológicos. Estenoécia – é uma espécie de fraca valência ecológica → suporta pequenas variações nos fatores ecológicos.

CONSIDERAÇÕES 1 - Uma mesma espécie pode ter ampla tolerância a um fator e estreita a outro. 2- Espécies euriécias provavelmente apresentam distribuição mais ampla. 3 - Condições não ótimas de um fator podem causar alterações na amplitude de tolerância a outros fatores. Ex.: combinação de poluentes X temperatura (sinergia e antagonia).

CONSIDERAÇÕES Para uma espécie, o limite de tolerância de diversos fatores são variáveis. Ex: a truta pode ser estenotérmica mas eurífaga. Um fator ecológico pode interferir sobre outro fator ecológico. Ex: Penman (1956) – quando o N do solo é limitante, a resistência da planta а seca diminui. É necessário mais H2O para evitar que a planta murche com níveis baixos de N.

LEI DE TOLERÂNCIA

LEI DE TOLERÂNCIA

Exemplo Grupo de Atherina prebyster que não suportou a mudança radical de salinidade. Estenohalino