Categorias da narrativa

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Categorias da narrativa

Acção Conjunto de acontecimentos que constituem uma narrativa e que são relatados, mas há que distinguir a importância de cada um deles para a história. Acção principal: constituída pelo ou pelos acontecimentos principais. Acção secundária: constituída pelo ou pelos acontecimentos menos importantes que valorizam a acção central.

Acção Numa narrativa, as várias acções relacionam- se entre si de diferentes maneiras. Por encadeamento: quando as acções sucedem por ordem temporal e em que o final de uma acção se encadeia com o início da seguinte. Por alternância: quando as acções se desenrolam separada e alternadamente, podendo fundir-se em determinado ponto da história. Por encaixe, isto é, quando se introduz uma acção na outra.

Narrador Entidade imaginária criada pelo autor, que tem como função contar a história. Não deve, por isso, ser confundido com o autor, que é o responsável pela criação da história. Presença: narrador heterodiegético (não participante); homodiegético e autodiegético (participante)

Narrador Posição: objectivo – mantém uma posição imparcial em relação aos acontecimentos, narrando os factos com objectividade. subjectivo – narra os acontecimentos com parcialidade, emitindo a sua opinião, emitindo juízos de valor, tornando a narração subjectiva.

Narrador Focalização: omnisciente – o narrador detém um conhecimento total e ilimitado da narrativa. Controla os acontecimentos, o tempo e as personagens.

Personagem Relevo: protagonista – personagem que desempenha o papel de maior importância para o desenrolar da acção. secundária – personagem que desempenha um papel com menos relevo, mas ainda assim é essencial para o desenvolvimento da acção. figurante – personagem que é, normalmente, irrelevante para o desenrolar da acção, mas pode ser muito importante para ajudar a ilustrar um ambiente.

Personagem Composição: plana – personagem sem complexidade e que não evolui para além da sua caracterização inicial – mantém as mesmas ideias, as mesmas acções, as mesmas palavras, as mesmas qualidades e defeitos. redonda – personagem complexa, apresentando uma personalidade forte. A caracterização deste tipo de personagens está sempre em aberto, pois os seus medos, os seus objectivos, as suas obsessões vão sendo revelados pouco a pouco.

Tempo O tempo é uma categoria que estabelece a duração da acção e marca a sucessão cronológica dos acontecimentos. No entanto, é necessário distinguir o tempo da história do tempo do discurso. A B C D E F G O tempo da história é a sucessão cronológica dos acontecimentos, a ordem real.

Tempo B C A D G E F O tempo do discurso é a representação do tempo da história na narrativa, ou seja, é a ordem textual dos acontecimentos. O tempo do discurso nem sempre respeita o tempo da história, ou seja, os acontecimentos nem sempre são relatados pela ordem de sucessão. Tempo psicológico – forma como sentimos o tempo.

Tempo Recursos para a organização do tempo do discurso: analepse – recuo no tempo para relatar acontecimentos anteriores ao presente da acção. prolepse – avanço no tempo para antecipar acontecimentos futuros. resumo – sumário da história que provoca uma redução do tempo do discurso. Este fica reduzido a um intervalo de tempo menor do que aquele que demoraria a ocorrer. elipse – supressão de intervalos temporais relativamente alargados.

Espaço Refere-se não só ao lugar físico onde decorre a acção, mas também ao ambiente social e cultural onde se inserem as personagens. Espaço físico e geográfico – lugar ou lugares onde decorre a acção. Pode definir-se como um espaço aberto/fechado, interior/exterior, público/privado. Espaço social e cultural – meio, situação económica, cultural ou social das personagens. Podem ser definidos grupos sociais, conjuntos de valores e crenças desses grupos, posição que ocupam na sociedade, referência às tradições e costumes culturais de um povo. Espaço psicológico – lugar imaginário onde gostaríamos de estar.