AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRÓ-SAÚDE Promover transformações do processo de geração de conhecimentos e prestação de serviços à população para, em função dos mesmos, reorientar a.
Advertisements

5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Saúde Bucal na esfera pública
Pacto dos Indicadores da Atenção Básica
Estado de Santa Catarina
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
CRITÉRIOS CURSO SAÚDE BUCAL Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Essa é minha escola.
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Noções de administração em enfermagem II
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Médias de CPO-D aos 12 anos no Brasil em 2003 de acordo com macrorregião Perdido 3,5 3,19 Obturado 3,13 3,16 Obt/Cariado 3,0 Cariado 2,78 2,5 2,30.
Criança cardiopata e cuidados com os dentes
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Apresentação para a atividade de informática básica Esta apresentação é sobre a semana da jornada odontologia na cidade de Araxá.
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
PROFESSORA: PAULINA A.M.PEREIRA
Atribuições do Farmacêutico
Prevenção com a Higiene Bucal
Auxiliar em saúde bucal
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Indicadores hospitalares - usos e abusos
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO
O desenvolvimento de ações para a promoção da saúde bucal, bem como da saúde integral, no âmbito público e/ou privado, são relevantes para a maximização.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL
Disciplina: Informática Aplicada I Atividade 2 – Power Point
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Recursos Humanos em Sáude Bucal.
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Programa : Estratégia de Saúde da Família
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE ANÍSIO TEIXEIRA
Sistema de atenção suplementar no brasil
Padronização no Laboratório Clínico
Assistência Farmacêutica
Procedimento operacional padrão de uma drogaria
sistemas de informação
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Recursos Humanos em Odontologia
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Acolhimento e Vínculo:
BOAS PRÁTCAS DE FABRICAÇÃO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Estratégia de Saúde da Família
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Qual a doutrina do SUS.
Saúde da Família Saúde da Criança Saúde da Mulher Saúde do Idoso
Transcrição da apresentação:

AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL

O que faz... Processar filme radiográfico; Organizar e executar atividades de higiene bucal; Processar filme radiográfico; Preparar o paciente para o atendimento;

Selecionar moldeiras e preparar modelos em gesso; Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares; Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários; Selecionar moldeiras e preparar modelos em gesso;

Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal; Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização do instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; Manipular materiais de uso odontológico;

Realizar em equipe levantamento de necessidades em saúde bucal; e Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos;

O ASB compõe a equipe de saúde bucal e realiza atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. Atua nas unidades e serviços de saúde públicos ou privados, conveniados ou não ao SUS, estando expansão sua inserção em equipe de Saúde da Família".

Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em populações são o CPO-D, para dentes permanentes, e o ceo-d, para dentes temporários. A Organização Mundial da Saúde vem estabelecendo, desde os anos 60, padrões para os levantamentos de cárie dentária, a fim de melhorar a validade e a confiabilidade dos dados. Tem havido questionamentos, porém, quanto à validade e à confiabilidade de dados obtidos com essas diferentes padronizações da metodologia, quando são introduzidas mudanças nos critérios utilizados para definir o que é cárie dentária.

Tabela de nascimento dos dentes Assim como a data do primeiro dente, a seqüência dos outros varia, mas em geral segue uma ordem: os da frente vêm antes do que os detrás, os de baixo nascem primeiro do que seus correspondentes de cima.

A temática sobre pessoal auxiliar em saúde bucal tornou-se fundamental para a formação da equipe odontológica, sua integração ao SUS e inserção na equipe do PSF.Portanto, deverá haver um esforço de integração dos trabalhadores da saúde bucal, através de uma concepção pedagógica/filosófica que oriente este processo no sentido da reorganização do modelo assistencial, reproduzindo na prática do cuidado, os princípios doutrinários do SUS.