Matéria 1. 4 – Conceito de ciência Prof. Silvestre Emery Neto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Alice 2ª série 3º trimestre
Advertisements

DO PRINCÍPIO DAS COISAS CONHECIMENTO.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Conceitos de Método
A visão Grega da Ciência
Características e objetivos da ciência
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
Ciência: princípios básicos
Matéria Métodos e técnicas da pesquisa científica Prof
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ciência e Tecnologia- Aula 1.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Pesquisa: Conceitos e Definições
O MÉTODO CIENTÍFICO E A OBSERVAÇÃO
O MÉTODO CIENTÍFICO E A OBSERVAÇÃO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
A que distância estaremos da Idade Moderna?
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
Metodologia Científica
BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
HUM Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Sobrevivência e sua relação com as demais ciências
PESQUISA.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico: Uma abordagem simplificada.
Metodologia Do trabalho científico
O conhecimento científico
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos Fundamentais da Matemática Autor: Bento de Jesus Caraça
ELABORAÇÃO DE PROJETOS Aula 1. Metodologia da pesquisa científica Profª. Chayane C. de Souza 3º módulo Biotecnologia.
Unidade 1: A Origem da Filosofia
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Metodologia: Método Científico.
Universidade Castelo Branco
Introdução às Humanidades e às Ciências Sociais
Professor Douglas colaboração Prof. Olschowsky Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte PROJETO.
Ana Paula Romanzini Aniela Fagundes Angela Brustolin Renan Baseggio
Alunos: Daniel Novaes; Fernanda Canello; Francisco Madalozzo; Laura Miosso; Maykel Dassi.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Tipos de conhecimento e método científico
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Metodologia Profº MSc. Arnaldo Prado Junior Aula 04 Ciência.
Fenomenologia Profa. Vânia Teles Psicoterapeuta Vivencial
Universidade Federal de Itajubá Ciência, Economia e Inovação Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
Transcrição da apresentação:

Matéria 1. 4 – Conceito de ciência Prof. Silvestre Emery Neto Matéria 1.4 – Conceito de ciência Prof. Silvestre Emery Neto Segundo Ander-Egg (apud LAKATOS, 2000, p. 22), “a ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza”.

Para Morin (1999), a ciência não é uma operação de verificação de realidades triviais, ela é descoberta de um real escondido ou, como diz Espagnat, velado. Em contrapartida, é preciso citar que, no diálogo que a atividade científica estabelece com o mundo dos fenômenos, com o mundo real que se oculta, há um problema de sacrifício de ambas as partes. Para que haja uma aproximação e um diálogo entre a inteligência do homem e a realidade ou a natureza do mundo, são precisos sacrifícios enormes (...). (p.58)

Alguns conceitos de ciência obtidos nos dicionários:  conhecimento (tomar ciência);  conjunto de disciplinas da mesma ordem de conhecimentos;  saber adquirido através da leitura.

São características das ciências, em termos de: a) objetivo ou finalidade: distinguir características comuns, leis e princípios que regulam os eventos; b) função: ampliar e aperfeiçoar a relação do homem com a realidade através do conhecimento; c) objeto: material  tudo aquilo que se pretende conhecer ou verificar.