Tabela Periódica A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS.
Advertisements

PERIODICIDADE QUÍMICA
ORGANIZAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS
História da Tabela Periódica
Historia da tabela periódica
História da Tabela Periódica Moderna
Henry Moseley J.L.Meyer ( ) A.B.Chancourtois ( ) ANTOINE LAVOISIER ( )
"Nem tudo que cai do céu é chuva".
HISTÓRIA DATABELA PERIÓDICA
Tabela Periódica Moderna
Tabela Periódica.
Prof. Márcio Tabela Periódica Prof. Márcio.
Professor Washington Luiz
Professor Washington Luiz
A estrutura do átomo Parte 2
Classificação periódica dos elementos
AULA DE QUÍMICA ASSUNTO: TABELA PERIÓDICA PROF. JÚLIO CÉSAR
Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento)
PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS
Quimica – cad 1 – topi 1- 3 Prova
Henry Moseley J.L.Meyer ( ) A.B.Chancourtois ( ) ANTOINE LAVOISIER ( )
De Lavoisier à tabela periódica.
TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
História da Tabela Periódica
A arte de organizar dados
Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos
Tabela periódica Prof. Alan Ibiapina.
Classificação Periódica dos Elementos
1° COL – SETOR B AULAS 9 e 10 PÁGINA 204
Química Prof. Lays Omena.
BEM-VINDOS AO REINO PERIÓDICO
Objeto do conhecimento: Elemento Químico
UNIDADE 4 – PROPRIEDADES ATÔMICAS E TABELA PERIÓDICA
TABELA PERIÓDICA.
São as LINHAS HORIZONTAIS da tabela periódica
Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos
Tabela Periódica.
Profª Guilherme F. Martins
7 PROPRIEDADES PERIÓDICAS Cézar de Goes Camargo
TABELA PERIÓDICA.
Prof. Carlos Busato Química TabelaPeriódica Prof. Jorge Luiz E. E. Rev. Almir Pereira Bahia.
Tabela Periódica Prof. Jair Alberto.
TABELA PERIÓDICA.
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
A ESTRUTURA DA TABELA PERIÓDICA.
Aula 5 – Tabela periódica e propriedades periódicas
Tabela Periodica Professor John Disciplina Quimica.
Tabela periódica.
TABELA PERIÓDICA.
QUÍMICA TABELA PERIÓDICA Professor: Rafael Odorico
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA
Profª. Ozanira Soares Tabela Periódica.
Química Tabela periódica
Prof. Jorge Luiz Tabela Periódica.
Tabela Periódica Prof. Jair Alberto.
A Tabela Periódica.
8.2 Estrutura e organização
8.1 Evolução da Tabela Periódica
9º ano – 2013/2014 José Pina e Ana Pina Tabela periódica dos elementos … um breve apontamento histórico. Tabela periódica dos elementos … um breve apontamento.
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS PROF.ª MIKELLY BRAGA.
TABELA PERIÓDICA ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS E PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Tabela Periódica Profª. NORILDA
Introdução - Um evento é periódico quando ele se repete regularmente em função de determinado parâmetro. Período: é o intervalo entre uma repetição e.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
Cláudia Bacchi TABELA PERIÓDICAPERIÓDICA. Cláudia Bacchi Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas.
TABELA PERIÓDICA HISTÓRICO MODELOS. "Lei Periódica dos Elementos Químicos" é uma classificação dos elementos químicos de acordo com seus números atômicos.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Novembro de 2010.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Tiago Quick.
Os elementos químicos sempre foram agrupados de modo a termos elementos semelhantes juntos, tendo desta maneira o desenvolvimento de várias tabelas até.
TABELA PERIÓDICA - HISTÓRICO Döbereiner (1829) - analisou elementos com propriedades semelhantes em grupos de três, os quais denominou de tríades Lítio.
Transcrição da apresentação:

Tabela Periódica A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. É muito útil para prever as características e propriedades dos elementos químicos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender por que certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico e energia de ionização

Em 1829, Döbereiner reuniu os elementos semelhantes em grupos de três. Histórico Em 1829, Döbereiner reuniu os elementos semelhantes em grupos de três. Cada grupo recebeu o nome de tríade. A massa atômica de um elemento era aproximadamente a média aritmética das massas atômicas dos dois outros elementos. Exemplo: Li = 7u Na = 23u K = 39u Em 1863, Chancourtois dispôs os elementos numa espiral traçada nas paredes de um cilindro, em ordem crescente de massas atômicas. Tal classificação recebeu o nome de parafuso telúrico. Já, em 1864, Newlands dispôs os elementos em colunas verticais de sete elementos, em ordem crescente de massas atômicas, observando que de sete em set elementos havia repetição das propriedades, fato que recebeu o nome de Lei das Oitavas. Finalmente, em 1869, Mendeleev apresentou uma classificação, que é a base da classificação periódica moderna, colocando os elementos em ordem crescente de suas massas atômicas, distribuídos em oito faixas horizontais (períodos) e doze colunas verticais (famílias). Verificou que as propriedades variavam periodicamente à medida que aumentava a massa atômica. Na tabela periódica moderna, os elementos são colocados em ordem crescente de número atômico

Périodo Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas. Os períodos: 1ª Camada K - n = 2 2ª Camada L - n = 8 3ª Camada M - n = 18 4ª Camada N - n = 32 5ª Camada O - n = 32 6ª Camada P - n = 18 7ª Camada Q - n = 8 ou 2

Classificação dos elementos quimícos Dentro da tabela periódica, os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica: Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1, 2 e dos grupos de 13 a 17. Elementos (ou metais) de transição: pertencentes aos grupos de 3 a 12. Elementos (ou metais) de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídios e dos actinídios. Gases nobres: pertencentes ao grupo 18. Além disso, podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas nos grupos a seguir: Metais; Semimetais ou metalóides os elementos desse grupo distribuíram-se entre os metais e os ametais); Ametais (ou não-metais); Gases nobres; Hidrogênio.

Relação entre configuração eletrônica e a posição do elemento na tabela Período: Um elemento com x camadas eletrônicas está no período x. Exemplo: P (Z = 15) K = 2 ; L = 8 ; M = 5 P (fósforo) está no 3º período. Grupo: a) Elementos representativos (grupos A) e 1B e 2B. O número de elétrons na camada de valência é o número do grupo. Exemplo: P (Z =15) → K = 2 ; L = 8 ; M = 5 O fósforo está no grupo 5A. b) Elementos de transição: a soma do número de elétrons dos subníveis s e d mais externos é o número do grupo. Exemplo: V (Z = 23) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d3 Soma s + d = 2 + 3 = 5 → grupo 5B.

Obrigado