Tópicos Avançados de Marketing AULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. “Benchmarketing”. Interpretação de textos, imagens e gráficos. Elaboração de estimativas. Localização de contradições e construção de comparações lógicas
Revisão da Aula Passada AULA 3: Retrospectiva do pensamento administrativo e a administração no futuro. Planejamento, Organização, Execução e Controle. A Gestão do Negócio. CRM AULA 4: Comportamento, liderança e poder nas organizações. Reuniões Executivas. Comunicação. AULA 5: Criatividade, empreendedorismo e novos negócios. Testes de conceito e de mercado AULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. “Benchmarketing” AULA 7: Avaliação P 1 (dia 29/set: CONFIRMADA!)
Criatividade e inovação para quê? REVISÃO Criatividade e inovação para quê? Para atender necessidades de mercado Para criar novos negócios Para gerar DINHEIRO!
Criatividade A internet não é uma nova mídia, é um novo MUNDO REVISÃO Criatividade A internet não é uma nova mídia, é um novo MUNDO Não é só tecnologia - é simplicidade!
O processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços REVISÃO O processo de desenvolvimento de novos produtos / serviços Geração de novas idéias Seleção das melhores Desenvolvimento de conceito Teste de conceito Análise conjunta Estratégia de marketing Analise do negócio Desenvolvimento Teste de mercado Comercialização
1. Geração de Idéias 2. Seleção de Idéias REVISÃO 1. Geração de Idéias Institutos: Gartner, Sebrae (Cedemp), Universidades Livros, revistas, sites, etc. Mercado: clientes, fornecedores Própria empresa 2. Seleção de Idéias Tem mercado? Prazo e custos do desenvolvimento Taxa de retorno
Mapa de Posicionamento do Conceito REVISÃO 3. Desenvolvimento do conceito Mapa de Posicionamento do Conceito Mais caro Off road legítimo Off road urbano Mais barato
4. Teste do Conceito 5. Análise Conjunta REVISÃO 4. Teste do Conceito Apresenta o conceito ao público Realiza pesquisa 5. Análise Conjunta Compara diferentes modelos e variações
6. Estratégia de Marketing REVISÃO 6. Estratégia de Marketing Avaliação do mercado Avaliação de orçamentos Métricas de retorno sobre o investimento 7. Análise do negócio Estimativa de vendas totais Estimativa de custos e lucros
8. Desenvolvimento do Produto REVISÃO 8. Desenvolvimento do Produto Produto vai para a fabricação do protótipo: Atributos do cliente -> atributos da engenharia Cores, tamanhos, embalagens 9. Teste de Mercado Tipos de Pesquisa Onda de vendas Mercado teste simulado Mercado teste controlado
10. Comercialização Quando lançar? Para quem lançar? Como lançar? REVISÃO 10. Comercialização Quando lançar? “O timing do business” Nas férias ou na volta às aulas? Entrar primeiro? Entrar junto com o concorrente? Entrar depois? Para quem lançar? Adotantes iniciais “Skimming” de mercado Como lançar? Eventos, teasers, sites
LG Greenomics Conference 2009 HOJE DIA: 03/out/09 LOCAL: Dubai LG Greenomics Conference 2009 PROMOÇÃO: LG e Ministerio do Meio Ambiente dos Emirados Árabes
HOJE AVISOS
Avisos: http://pagotto.wordpress.com/ Já estão disponíveis: HOJE Avisos: 1. A partir de agora os conteúdos das aulas estarão em: http://pagotto.wordpress.com/ Já estão disponíveis: Slides de todas as aulas da disciplina Exercícios para quem perdeu aulas anteriores (entrega OBRIGATÓRIA para quem faltou) Lista de quem está devendo exercícios Notas dos trabalhos corrigidos Links gerais
HOJE Avisos: 2. Quem perdeu algum exercício de aula e quiser repor para não ficar com ZERO, mande email para ericopagotto@yahoo.com
Avisos: 3. Assinem a lista do Marketing acessando: HOJE Avisos: 3. Assinem a lista do Marketing acessando: http://br.groups.yahoo.com/group/TecnologoMarketing/ Ou mande email em branco para: TecnologoMarketing-subscribe@yahoogrupos.com.br
Avisos: 4. Prova confirmada para o dia 29/set Em dupla Sem consulta HOJE Avisos: 4. Prova confirmada para o dia 29/set Em dupla Sem consulta Exemplos de exercícios que podem cair >>>
Diretoria de MKT e Vendas HOJE Proponha um organograma para a sua empresa, focando o relacionamento entre os Deptos. de Marketing e de Vendas Diretoria de MKT e Vendas Marketing e vendas respondem à mesma diretoria VANTAGEM: Maior integração entre os trabalhos e as equipes Menor disputa por orçamento DESVANTAGEM: - Corre o risco do marketing ficar departamentalizado e não se difundir por todos os departamentos Gerente de MKT Gerente de Vendas Comunicação Vendedores Eventos Canais Pesquisa
Aplique os 4P’s de serviços a uma manicure HOJE Aplique os 4P’s de serviços a uma manicure Pessoas Treinamento, uniforme, simpatia Processos Método de limpar, cortar e pintar, organização da agenda de clientes Prova física Equipamentos novos e limpos, cartão com telefone, flyer, site, estúdio limpo, bem decorado, com música ambiente Produtividade Numero de clientes atendidos por dia, taxa de retorno de clientes (recall)
HOJE Dê um exemplo de reengenharia, e justifique sua utilização em uma empresa Trocar o telefone por skype para economizar em telefonia. Substituir as embalagens de vidro por latas numa fábrica de refrigerantes para economizar em transporte. Transformar videolocadoras em lojas de conveniência para se adequar às novas necessidades do consumidor.
HOJE Faça o mapa de conceito de um novo produto que será lançado no mercado: uma revista para a terceira idade 1. definir os eixos 2. plotar o produtos e seus concorrentes moderna moderna local nacional local nacional conservadora conservadora
HOJE DÚVIDAS?
EMENTA Aula 6 AULA 3: Retrospectiva do pensamento administrativo e a administração no futuro. Planejamento, Organização, Execução e Controle. A Gestão do Negócio. CRM AULA 4: Comportamento, liderança e poder nas organizações. Reuniões Executivas. Comunicação. MKT pessoal. AULA 5: Criatividade, empreendedorismo e novos negócios. Testes de conceito e de mercado AULA 6: Planejamento estratégico em Marketing. Melhores práticas em Marketing. “Benchmarketing” AULA 7: Avaliação P 1 (dia 29/set: CONFIRMADA!)
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico O que é? mercado MERCADO Objetivo Habilidades Recursos
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico Para que serve? “Orientar a empresa a escolher e organizar seus negócios de forma a manter-se saudável no mercado.” (KOTLER, 2000) Gerenciar os negócios como uma carteira de AÇÕE$. Avaliação competitiva considerando a demanda e a concorrência. A estratégia do negócio: como fazer.
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico O processo CONTROLE PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO 6. Medir os resultados 1.Planejamento corporativo 4. Organização 7. Avaliar os resultados 2. Planejamento departamental 5. Execução 3. Planejamento do produto ou serviço 8. Propor ações corretivas
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico Como é feito? Análise do ambiente interno. Análise de cenários. Identificação de oportunidades. Arquitetura estratégica Orçamentação Crescimento e novos negócios Estabelecimento de métricas
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico 1.Análise do Ambiente Interno Missão, visão, valores, políticas Recursos: infraestrutura, equipes Capacidades e limitações
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico 2. Análise de cenários 2.1. Macroambiente 2.2. 5 Forças de Porter 2.3. Matriz CTI 2.4. Análise de FCS 2.5. Benchmarketing
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico 2. Análise de cenários 2.1. Macroambiente Economia Política Sociedade Tecnologia Meio ambiente ...
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico 2. Análise de cenários 2.2. Cinco Forças de Porter: (a) Concorrentes (b) Fornecedores (c) Clientes (d) Entrantes (e) Substitutos (b) (c) (a) (d) (e)
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico 2. Análise de cenários 2.3. Matriz CTI: Característica Tendência Impacto Câmbio do dólar Estável a R$ 1,8 Favorece exportação ...
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico 2. Análise de cenários 2.4. Análise de FCS Fatores Críticos para o Sucesso Lista das variáveis mais importantes para o sucesso da empresa Depende do mercado, do local e do ambiente
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico 2. Análise de cenários 2.5. Benchmarketing É o estudo das “melhores práticas” Baseado nas empresas de classe mundial Assim, empresas não precisam mais esperar um longo tempo para desenvolvimento de novas tecnologias ou soluções
Benchmarketing Passo a passo: Defina ONDE aplicar. Ex: website HOJE Benchmarketing Passo a passo: Defina ONDE aplicar. Ex: website Identifique o que melhorar. Ex: exposição Observe como fazem as melhores empresas. Estabeleça um critério de comparação. Ex: número de acessos ao site Meça a sua empresa e a do benchmarketing Estabeleça um plano de ações Estabeleça um indicador. Ex: no. de visitas ao meu site / no. de visitas ao site do concorrente
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico Benchmarking é… Benchmarking não é… um processo contínuo uma investigação que fornece informações valiosas um processo de aprender com outros um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina uma ferramenta viável a qqr organização, aplicável a qqr processo um evento isolado uma investigação que fornece respostas simples e "receitas“ cópia, imitação rápido nem fácil mais um modismo da administração
Planejamento estratégico HOJE Planejamento estratégico 2. Análise de cenários 2.5. Benchmarketing É o estudo das “melhores práticas” Baseado nas empresas de classe mundial Assim, empresas não precisam mais esperar um longo tempo para desenvolvimento de novas tecnologias ou soluções
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico 1.3. Identificação de oportunidades SWOT Matriz Ansoff Análise mercado x produto
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico Matriz de Ansoff (ou Matriz Produto x Mercado)
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico 1.5. Orçamentação de Marketing Marketing Equipe Comunicação: site, propaganda, eventos, folder, assessoria de imprensa, endomarketing Canais, trade marketing P&D (Brindes)
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico 1.5. Orçamentação de Marketing Como alocar recursos? Não deve ser feita com base apenas no faturamento ATUAL. Matriz BCG
HOJE Matriz BCG MANTER CONSTRUIR ABANDONAR COLHER
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios Crescimento intensivo Novos usuários. Ex.: computadores populares Aumento de participação (roubar share). Ex.: Marabraz Mudança de hábitos. Ex.: colomba pascal
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios Crescimento integrativo Retrógrado: Votorantim construindo PCH’s À frente: Aracruz comprando a Portocel Horizontal: Perdigão comprando a Sadia
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico 1.6. Crescimento de novos negócios Crescimento por diversificação Na mesma linha (concêntrica). Ex: BIS de avelã Produtos similares (horizontal). Taek no Pão de açucar Conglomerada (novas linhas). Perfumes Ferrari
1. Planejamento estratégico HOJE 1. Planejamento estratégico 1.7. Indicadores Dados & fatos SMART: Specifical: específico Measurable: mensurável Achievable: atingível Relevant: relevante Timed: com prazos definidos
CONCLUSÃO CONCLUSÃO O planejamento estratégico possui uma estrutura conceitual, que embora possa variar, deve representar no conjunto um guia para o sucesso da empresa
CONCLUSÃO DÚVIDAS?
EXERCÍCIO EXERCÍCIO Para o seu produto do TCC, monte os seguintes diagramas: 1. 5 forças de Porter 2. Matriz de Ansoff 3. Indicadores SMART (cite 2)