DIRETOR I MÁRCIA SERRA DOS SANTOS

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Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO LESTE 3 NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO “controle patrimonial” DIRETOR I MÁRCIA SERRA DOS SANTOS OFICIAL ADMINISTRATIVO ALLINE PACHECO

PASSO A PASSO DO GEMAT RECEBIMENTO DE BENS

Clique em “Envio de Bens”! Repare que na pagina inicial do Gemat existem dois campos para informações, o “Quadro de Avisos” e o “Painel de Solicitações Abertas”, no “Painel de Solicitações Abertas” consta a informação “Envio de Bens”, o que quer dizer que sua escola recebeu algum bem no sistema e será preciso aceita-lo ou rejeita-lo. Clique em “Envio de Bens”! Observe que um bem ao “cair” no Gemat, pode ter sido recebido fisicamente pela escola à meses atrás, como pode ser que o bem ainda será enviado para a escola nos próximos meses, portanto, antes de rejeitar um bem, certifique-se de que não se trata de um destes casos.

Ao clicar em “Envio de Bens” será aberta a aba “Aguardando Recebimento”, clique nela!

Ao clicar em “Aguardando Recebimento” será aberta outra aba, agora mostrando todos os bens que estão aguardando para serem recebidos. Para receber o bem clique nos pequenos quadrados em branco do lado esquerdo dos mesmos!

Clicando na pequena aba vermelha do lado direito da tela, aparecerá informações referente a esse bem, como a data , origem e o número da guia.

Ao selecionar todos os bens, clique em “Mudar Status” para recebe-los. Já, para rejeitar entre em “Mudar Status de Patrimônio” do lado inferior esquerdo da tela e clique em “Bem Rejeitado”, não se esqueça de colocar no campo “Observação” o porque de você estar rejeitando o bem, depois clique em “Mudar Status”.

Ao receber os bens aparecerá a frase abaixo: “Situação de status de worklflow de item de bem atualizada com sucesso”. Preste atenção, pois os bens são recebidos de dez em dez unidades, se forem oitenta (80) conjuntos de aluno por exemplo, você terá que repetir essa operação por oito (8) vezes!

PASSO A PASSO DO GEMAT CADASTRO DE USUÁRIO

NO CAMPO USUÁRIO, COLOQUE O SEU CPF. ACESSAR O SITE NO CAMPO USUÁRIO, COLOQUE O SEU CPF. NO CAMPO SENHA, COLOQUE SUA SENHA PERSONALISADA, COMPOSTA POR LETRAS E NÚMEROS. CLIQUE EM ENTRAR.

ENCOSTE O CURSOR NA ABA SEGURANÇA, IRÁ APARECER A ABA USUÁRIO, CLIQUE NA MESMA.

SERÁ ABERTO A CONSULTA DE USUÁRIOS, PARA PESQUISAR USUÁRIOS JÁ CADASTRADOS, CLIQUE EM PESQUISAR, PARA CADASTRAR UM NOVO USUÁRIO CLIQUE EM NOVO USUÁRIO CLIQUE EM NOVO USUÁRIO

CLIQUE NO ICONE DA LUPA, QUE ESTÁ EM VERMELHO DIGITE O NOME DIGITE O CPF DIGITE O EMAIL PESSOAL COLOQUE UMA SENHA DE NO MINIMO 4 CARACTERES, INCLUINDO LETRAS E NÚMEROS SE PREFERIR, COLOQUE UMA SENHA PADRÃO (EX: A123) E SELECIONE A CAIXA: “EXPIRAR SENHA NO PRIMEIRO LOGIN” CLIQUE NO ICONE DA LUPA, QUE ESTÁ EM VERMELHO

AO CLICAR NALUPA, UMA CAIXA DE DIALOGO SERÁ ABERTA, CLIQUE APENAS NO ICONE: “PESQUISAR”

O NOME DA ESCOLA IRÁ APARECER. COLOQUE O CURSOR EM CIMA DO NOME DA ESCOLA E CLIQUE.

SELECIONE O TIPO DE USUÁRIO E CLIQUE NO ICONE VERMELHO AO LADO DEPOIS DE CLICAR NO NOME DA ESCOLA, ELE FICARÁ SELECIONADO NO CAMPO UNIDADE SELECIONE O TIPO DE USUÁRIO E CLIQUE NO ICONE VERMELHO AO LADO

UMA INFORMAÇÃO IRÁ APARECER: “USUÁRIO INCLUIDO COM SUCESSO” APARECERÁ ABAIXO: EXCLUIR, UNIDADE E GRUPO, SE AS INFORMAÇÕES ESTIVEREM CORRETAS, CLIQUE EM SALVAR. UMA INFORMAÇÃO IRÁ APARECER: “USUÁRIO INCLUIDO COM SUCESSO”

NA PRIMEIRA VEZ EM QUE O CADASTRADO ENTRAR NO GEMAT E DIGITAR SEU CPF E A SENHA PADRÃO (A123), APARECERÁ UMA CAIXA DE DIALOGO PARA ESCOLHER UMA NOVA SENHA. GUARDE SUA SENHA EM LOCAL SEGURO PARA QUE NÃO HAJA NECESSIDADE DE RESTAURAR OU SOLICITAR NOVA SENHA!

PASSO A PASSO DO GEMAT BLOQUEANDO UM USUÁRIO

Não esqueça de Bloquear qualquer pessoa nestas situações. Coloque o cursor sobre a aba “Segurança”, ao aparecer a aba “Usuário” clique. A ferramenta “Bloquear”, serve para quando a pessoa que tinha acesso ao Gemat na escola foi transferida para outra unidade, não está mais cuidando do sistema, exonerou, aposentou etc. Não esqueça de Bloquear qualquer pessoa nestas situações.

Ao entrar na pagina: “Consulta de Usuários”, clique em “Pesquisar”

Ao clicar em “Pesquisar”, todas as pessoas cadastradas na sua Unidade Escolar aparecerão. Selecione a pessoa que deve bloquear clicando na pequena imagem de “Lápis” (símbolo para Alterar) no canto inferior esquerdo da tela.

Ao clicar no lápis o cadastro do usuário será aberto, você pode utilizar este método tanto para alterar um email ou uma informação errada, quanto para bloquear alguém. Clique no pequeno quadrado no canto inferior esquerdo da tela escrito “Bloqueado” e depois clique em salvar.

Se estiver correto, irá aparecer a mensagem: “Usuário alterado com sucesso.”

PASSO A PASSO DO GEMAT CADASTRO DE BENS

Antes de iniciar o Cadastro de Bens, deve-se ter em mãos, o documento do mesmo, constando a origem e o valor, também é necessário ter o número de CADMAT (solicitado na hora do cadastro de bens do GEMAT), que é encontrado no site do BEC – Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo Para achar o número do CADMAT, deve-se entrar no site acima, posicionar o cursor do mouse sobre o ícone “catalogo”, que abrirá a aba “materiais”, e em seguida, posicionar o mouse sobre: “consulta de itens”e clicar no mesmo.

Ao clicar em “consulta de itens”, será aberta esta tela; clique em: “Pesquisar Item Material”.

Utilize palavras chaves para facilitar sua busca! Você entrará na página: “Consulta Material”, no campo: “Descrição do Item”, escreva o nome do bem que você irá pesquisar e clique diretamente no ícone “Pesquisa”. Obs: Não escolha palavras que aparecem na aba abaixo do campo, pois , nem sempre, elas levarão ao destino correto! Utilize palavras chaves para facilitar sua busca!

Ao clicar em “Pesquisa”, aparecerá uma lista com vários tipos de bens, muitos deles não tem nada a ver com a pesquisa a não ser pela palavra chave que foi usada; deslize com o mouse sobre a lista, à procura do item que você deseja!

Digamos que você tenha achado o bem desejado, veja que ao lado dele há um código, este é o CADMAT, clique nele!!!

Este será o código utilizado no CADMAT! Este código determina, de acordo com o BEC, se o seu bem é permanente ou não, 4490 é para bens permanentes!

O código para consumo é este: 3390, se um bem que você for pesquisar, conter os números 3390, você não deve cadastra-lo, pois, se trata de um bem de Consumo!

Agora entre no GEMAT, utilizando seu CPF e sua senha personalizada!

Passe o mouse sobre a aba “Bens”, em seguida clique na frase que aparece:”Cadastro de Bens”

Será aberta a página “Consulta de Bens”; clique em “Pesquisar” para ver bens já cadastrados ou “Novo Bem” para cadastrar um bem. Vamos cadastrar um bem? Clique em “Novo Bem”

Estamos na página: “Cadastro de Bens”, veja que temos varias informações de cadastro para preencher! O “Tipo” se refere a um bem único (ou seja, Individual) ou de Lote, se for só um bem a quantidade é preenchida automaticamente, se for lote, informe a quantidade de bens que irão ser cadastrados! O pequeno quadrado escrito “Legado/Outros” deve sempre ser preenchido, como sempre dizemos: “Por favor Flegar (clicar) no Legado”!!! A “Data de Entrada” deve ser sempre a data em que você está cadastrando o bem! O CADMAT nós já conhecemos, quanto a “Descrição”, defina o seu bem em poucas palavras e não se esqueça de colocar a palavra LEGADO ao final da descrição do bem. Cadeira, cor azul, pés de aço - LEGADO

Veja; são os campos: “Fornecedor” e “Grupo de Bens”! Aqui nesta página, todos os campos especificados já foram preenchidos , para visualização, mas ainda faltam dois campos. Veja; são os campos: “Fornecedor” e “Grupo de Bens”! Vamos aprender um pouco mais sobre eles? Este é o campo “Fornecedor”, clique na pequena lupa ao lado dele. Cadeira, cor azul, pés de aço- LEGADO

Ao clicar na lupa, será aberto a página: “Consulta de Fornecedores”, escreva no campo “Nome Fantasia” a frase:“Gemat legado” e clique em pesquisar.

Irá aparecer o registro de “Gemat Legado” no resultado. Clique sobre o resultado!

Agora vamos abrir esta aba em vermelho clique no ícone: Ao clicar sobre o resultado, o nome “Gemat Legado” ficará automaticamente selecionado na aba “Fornecedor”, veja! - LEGADO Agora vamos abrir esta aba em vermelho clique no ícone:

Ao abri-la, aparecerá uma segunda aba descrita como: “Grupo de bens”, clique na pequena setinha ao lado! - LEGADO

Ao clicar na aba, serão apresentados uma série de itens que chamamos de , “Contas de Classificação”, seu bem deve ser cadastrado na conta que compete a ele, uma cadeira é um mobiliário, então vamos clicar em mobiliário! - LEGADO

Escolha a opção “cadeiras”! Ao clicar em “Mobiliários” abrirá uma nova caixa de seleção que apresentará mais opções para a classificação do seu bem. Escolha a opção “cadeiras”! - LEGADO

Novamente uma nova caixa de seleção será aberta, pedindo para que seja especificado que tipo de cadeira estamos cadastrando, a opção que mais se aproxima da nossa é “Cadeira fixa (0,40x0,46x0,42)”, ou seja uma cadeira fixa padrão. Cique nesta opção! - LEGADO

Vamos para a segunda etapa do nosso cadastro. No campo “Registro Patrimonial” não escreva NADA, este campo será preenchido automaticamente depois do recebimento da sua chapa patrimonial do GEMAT, quanto ao “Status” selecione a opção “Utilizado”.

Veja a aba “Localização”, clique na lupa vermelha para abrir a página. Na aba “status de Conservação” selecione a opção “Bom”. Observe que só bens em bom estado devem ser cadastrados no Gemat, se o seu bem esta inservível, deve-se fazer o procedimento para dar a baixa do mesmo. Não é necessário preencher a aba “Referência”. Veja a aba “Localização”, clique na lupa vermelha para abrir a página.

Uma nova caixa de dialogo foi aberta, não é necessário escrever nada, apenas clique em “Pesquisar” e aparecerá o resultado. Clique em cima do “Prédio Central”, para deixar selecionado dentro da aba de “Localização”

Depois clique sobre a lupa vermelha da aba “Dependência” e uma nova caixa de dialogo será aberta!

Agora outra caixa de dialogo se abriu, não é necessário escrever nada, apenas clique em “Pesquisar” e aparecerá o resultado. Clique em cima da dependência aonde o seu bem está sendo cadastrado, para deixar selecionado dentro da aba de “Dependência”.

Aqui vemos as duas abas preenchidas depois de escolhidas. Não Precisa preencher mais nada, vamos agora para a aba “Documentos”!

Estamos quase terminando! Agora veja a aba com uma pequena seta para baixo que diz: “Tipo de Documento”, clique na pequena setinha.

Foi aberta uma série de opções para escolha de tipos de documentos. Escolheremos a opção “Outros”, que é usada quando não achamos o tipo de documento que queremos cadastrar aqui, como por exemplo, GPBs, GRBs etc. No caso de Notas fiscais, utilize a opção “Documento de Compra”.

Após escolher a opção outros, preencha o campo “Número”, não esquecendo de especificar que tipo de documento é antes do mesmo. Não precisa preencher a aba “Classificação”, depois disso preencha o campo “Observação” com a mesma informação que você colocou no campo “Descrição”, e clique no botão vermelho ao lado!

Quando aparecer seu documento abaixo, (como na imagem) quer dizer que o mesmo foi adicionado. Agora é só salvar o seu bem no ícone salvar e aparecerá uma informação em sua tela dizendo que o bem foi cadastrado com sucesso. Se você se esquecer de preencher alguma coisa a informação poderá aparecer solicitando que você preencha o que esqueceu!

SOLICITAÇÃO DE ETIQUETA PASSO A PASSO DO GEMAT SOLICITAÇÃO DE ETIQUETA

Após fazer o recebimento de Bens no “Painel de Solicitações Abertas” do Gemat, solicite a etiqueta da seguinte forma: Encoste o mouse sobre a aba Etiquetas e em seguida clique em “Solicitação de Etiquetas”

Clique na pequena lupa vermelha no campo “Localização” Será aberta a tela “Solicitação de Etiquetas”. No campo “Tipo de Solicitação” selecione a opção “Impressão” se for a primeira vez que esta etiqueta é impressa, se for uma reimpressão de etiqueta antiga, selecione “Reimpressão” Clique na pequena lupa vermelha no campo “Localização”

Será aberto o campo “Consulta de Localização” clique em “Pesquisar” quando o nome da escola aparecer clique em “Prédio Central”

Em seguida clique em “Pesquisar.” Ao selecionar “Prédio Central” a aba “Localização” será preenchida automaticamente Em seguida clique em “Pesquisar.” Nos Resultados logo abaixo, apareceram todos os bens que necessitam de chapa patrimonial, selecione os bens que deseja solicitar a impressão de chapas e clique em: “Solicitar”

Aparecerá uma informação acima: “Solicitação de etiqueta concluída com sucesso.” Se você imprimiu todas as etiquetas necessárias, o campo “Resultados” apresentará a seguinte frase: “A pesquisa não encontrou resultados”