MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Evolução demográfica na RMPA
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
DADOS DO CENSO 2010 Prof. Igor O. Franco - Geógrafo -
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Secretaria de Políticas para as Mulheres
A situação da Igualdade de Género em Portugal
“A Previdência Social e a População Negra”
REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: PROJEÇÕES DE LONGO PRAZO
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
“OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL”
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
O Que entendemos por “feminização da pobreza”?
Políticas demográficas
Violência 2ª Série EM Prof. Márcio.
População Mundial e do Brasil
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Quem é o jovem brasileiro?
Eduardo L.G. Rios-Neto 16 de março de 2011 SEMINÁRIO: O FUTURO DA PREVIDÊNCIA NO BRASIL MESA 1 O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: EQUILÍBRIO DE LONGO.
O TRABALHO INFANTO-JUVENIL NO ESTADO DA BAHIA
OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
avaliação econômica do Ensino médio profissional
A população e o mercado de trabalho
Gênero e o Mundo do Trabalho:
AS MULHERES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2007
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
POPULAÇÃO.
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Dinâmica demográfica e estruturas da população
Demografia Brasileira
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Prof. Edison Rodrigues Derito Prof. Wilson LAPO
BOLETIM CEPERJ Mercado de Trabalho Formal ,Emprego e Renda
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Mulher Equilíbrio carreira e vida
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
A PREVIDÊNCIA SOCIAL EM DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER
“A PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA”
Descontinuidades demográficas, onda jovem e mercado de trabalho no Brasil Alicia Bercovich.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social CGEP – Coordenação-Geral.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
MPS - Ministério da Previdência Social A inserção da juventude brasileira no mercado de trabalho Abril de 2004.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
População Brasileira A população brasileira atual é de habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população.

Aluno: Caio Vitor Dutra Turma: 701 Professora: Érika Santana e Isaac Rosa CONHECENDO MEU BAIRRO.
A relevância do setor de Contact Center na economia brasileira Setembro de 2014.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
Transcrição da apresentação:

MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE EVA ALTERMAN BLAY PROFA TITULAR DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Secretaria de Educação do município de ATIBAIA 07 de março de 2008

Trabalho e gênero no Brasil no 5º ano do sec.XXI Fonte:Trabalho e gênero no Brasil até 2005 – uma comparação regional Maria Cristina A. Bruschini*Arlene Martinez Ricoldi **Cristiano Miglioranza Mercado*** *

Situação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro ONDE AVANÇAMOS ? ONDE NÃO AVANÇAMOS?

Participação feminina no mercado de trabalho De 1975 a 2005 –O QUE MUDOU? mais da metade da população feminina em idade ativa trabalhou ou procurou trabalho; mais de 40 em cada 100 trabalhadores eram mulheres MAS :participação masc.é superior a 70%.

Mulheres e homens no mercado de trabalho: Indicadores de participação econômica Brasil– 1995 /2005 Anos Mulheres Homens PEA Ocupadas Ocupados Milhões Taxa de atividade % de mulheres na PEA % de homens na PEA 1995 Brasil 29,9 48,1 40,4 27,8 44,2 75,3 59,6 41,9 2005 41,7 52,9 43,5 36,6 54,2 73,6 56,5 50,4 Fonte: IBGE/PNADs-Microdados

Impacto no aumento do trabalho feminino Queda da taxa de fecundidade, sobretudo nas regiões mais desenvolvidas; Crescimento acentuado de arranjos familiares chefiados por mulheres; Identidade feminina cada vez mais voltada para o trabalho remunerado.

Mudança no perfil das trabalhadoras: mais velhas, casadas e mães Até o final dos anos 1970, eram jovens, solteiras e sem filhos; 2005, das mulheres ativas : 74% tem 30 a 39 anos . 69% tem de 40 a 49 anos 54% das com 50 a 59 anos são ativas; As taxas de atividade cresceram mais entre mulheres casadas- 2005, mais de 58% delas trabalhavam.

O que não mudou… Permanecem as responsabilidades das mulheres pelas atividades domésticas e cuidados com os filhos; Sobrecarga sobre as novas trabalhadoras, sobretudo para as que são mães de filhos pequenos.

Trabalho e instrução Trabalhadoras mais instruídas passaram a ocupar postos em profissões de prestígio, antes redutos masculinos; Permanecem as Desigualdades salariais em relação aos colegas do sexo masculino com igual nível instrução.

Mulheres e ocupações Predomínio em áreas de trabalho, cursos e profissões tradicionalmente femininas; Mais de 30% da força de trabalho feminina continua em ocupações precárias.

Nordeste X Sudeste As trabalhadoras do Nordeste concentram-se, mais do que as do Sudeste, em nichos precários de atividade e ganham menos O Nordeste acompanha as mudanças na situação do trabalho feminino no país, incluindo o crescimento no ingresso de mulheres no mercado de trabalho e acesso a profissões de prestígio.

Em síntese Até 2005, as trabalhadoras brasileiras obtiveram algum progresso no mercado de trabalho, embora tenham persistido inúmeras condições desfavoráveis.

Progressos Ocupação de postos em profissões de prestígio. Maior ingresso no mercado de trabalho;

Atrasos Maior contingente de trabalhadoras em ocupações precárias; Persistência de um perfil ocupacional voltado para áreas de trabalho tradicionalmente femininas;

Desigualdades Desigualdades salariais em relação aos homens; Dupla jornada: trabalho remunerado e responsabilidade pelos afazeres domésticos e cuidados com as crianças; Trabalhadoras do Nordeste concentram-se em nichos precários de atividade.

DILEMAS DA TRABALHADORA ATÉ QUANDO A MÃE DEVE AMAMENTAR SUE FILHO? QUEM AFIRMA QUE AS MULHERES DEVEM FICAR PERTO DOS FILHOS DESDE O NASCIMENTO ATÉ …

As orientações médicas médicos e politica As mulheres estão livres do modismo? Quem disse que a mulher deve ficar com seus filhos a maior parte do tempo?

O corpo da mulher pertence a ela. Quem decide sobre a sexualidde? Quem decide sobre o planejamento familiar? E sobre o aborto Estas decisões são privadas ou públicas.?