Pró-Reitoria de Graduação Pró Reitora de Graduação Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Conselho Universitário 8 de abril de 2008 INCLUSP - Impactos 2007-2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Olimpíada de Química do Estado de São Paulo OQ SP
Advertisements

7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Semana Pedagógica - Julho/2011
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
INCLUSP: situação atual, desafios e novas perspectivas
O Vestibular Principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil Surgem os cursos preparatórios Existem diversas críticas a esse modelo.
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2005/2006/2007/2008/2009.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Sobre o conteudo apresentado. Conteudo suficiente.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Business Intelligence
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Caro aluno A Universidade de São Paulo, a melhor Universidade do Brasil, que é pública e gratuita, criou, por intermédio de sua Pró-Reitoria de Graduação,
Planejamento e 7 de março de 2014.
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Profa. Dra. Maria Amélia C. Oliveira 19 de maio de 2008 INCLUSP - Impactos Ações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
SOBRE A USP A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida pelos impostos da sociedade do Estado de São Paulo. É a maior universidade do Brasil e.
Auto-avaliação.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Heisei ano 23 (2011) Orientação sobre o caminho a seguir após o ginásio Obrigado pela presença na reunião de hoje!
Aqui está Senhoras e Senhores!!!
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
NRM – Núcleo de Gestão da Rede e Matrícula CIE - Centro Informação Educacional CEMAT – Centro de Matrícula DGREM - Departamento de Planejamento e Gestão.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
UFABC – Universidade Federal do ABC.
CAPACITAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
REDE ISAAC NEWTON ENSINO MÉDIO
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
Um convite a refletir sobre gestão, escola e as desigualdades de gênero.
MATRÍCULA ENSINO MÉDIO – 2016
“Tenho a impressão de ter sido uma criança brincando à beira- mar, divertindo-me em descobrir uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as outras,
2016 CAMPUS EIRUNEPÉ CALENDÁRIO ACADÊMICO JANEIRO FEVEREIRO MARÇO MAIO
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
Simulado online do MEC preparatório para o ENEM. 1º Simulado Online Nacional Dia 30 de abril e 1º de maio 80 questões (60 históricas e 20 inéditas) Baseado.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
CALENDÁRIO LETIVO ENSINO MÉDIO. FEVEREIRO D STQQSS FEVEREIRO 01 a 05. Jornada Pedagógica.
2016 CALENDÁRIO ACADÊMICO 01 – Confraternização Internacional – Feriado Nacional 04 a 31 – Férias Docente (28 dias) 05 a 29 – Período de matrícula nos.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Campanha Conselho de Amigo Quando a campanha acontece? A campanha estará ativa entre os dias 01/06/2009 e 31/07/2009 Quem pode participar? Alunos dos.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Transcrição da apresentação:

Pró-Reitoria de Graduação Pró Reitora de Graduação Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Conselho Universitário 8 de abril de 2008 INCLUSP - Impactos Ações

INCLUSP Impacto do bônus 3% candidatos a mais candidatos a mais. Valores a partir de comparação da situação real (com o bônus) com uma situação simulada (sem o bônus). O efeito maior em 2008, apesar da queda no número de inscritos, mostra que o bônus reverteu a tendência da queda de ingressantes oriundos do ensino público.

Ingressantes na USP que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas: dados reais com bônus de 3% (azul) determinante; dados simulados sem o bônus Fonte: Fuvest/Pró-G; questionário socioeconômico/ficha de inscrição Obs: Os dados de inscritos oriundos da escola pública foram obtidos a partir das informações fornecidas na ficha de inscrição.

Número de inscritos no vestibular da Fuvest no período de 2006 a 2008.

Desempenho Acadêmico - USP Geral

Desempenho Acadêmico - Área

Desempenho Acadêmico - Campus

Deliberações CoG – 27 março 2008  Manter o bônus de 3% aos candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas;  Qualificar a ampliação do bônus para esses candidatos conforme seu desempenho:  nas provas do PASUSP – Programa de Avaliação Seriada da USP.  nas provas do ENEM.

PASUSP – Programa de Avaliação Seriada da USP  Avaliação do desempenho de alunos de escolas públicas ao longo do Ensino Médio regular da rede estadual do Estado de São Paulo  (responsável por cerca de 85% do total de estudantes que cursam o nível médio).  Esses candidatos poderão ter ampliação qualificada do atual bônus de 3% em até +3%, conforme seu desempenho nas provas PASUSP  (medida válida no vestibular 2009)

OBJETIVOS  Aproximar a USP das escolas públicas da rede estadual de ensino;  Antecipar o contato dessas escolas com o processo seletivo de ingresso na USP;  Estimular a participação de seus estudantes no vestibular da USP;  Minimizar os efeitos da auto-exclusão nelas existente.

CARACTERÍSTICAS  Elaboração da prova:  USP  Aplicação e correção:  FUVEST  Opcional às escolas e a seus estudantes;

CARACTERÍSTICAS  Início previsto: 2008 com estudantes do 3º ano do ensino médio regular.;  Implementação progressiva para as demais séries em 2010 e 2011;  Desempenho dos estudantes se traduzirá em bônus adicional de até +3%, proporcional ao resultado obtido na prova;  Parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo;

 Elaboração das provas:  USP - responsabilidade Pró-G  Inscrição, aplicação, correção e processamento dos dados:  Fuvest  Custos:  Secretaria do Estado da Educação  Prova aplicada a alunos da 3 a. série (2008)  Provas aplicadas a alunos da 2ª. e 3ª. séries (2009)  Provas aplicadas a alunos da 1 ª., 2 ª. e 3 ª. séries (2010) Estrutura do PASUSP

Calendário 2008  Maio : divulgação do PASUSP  Julho : cadastramento das escolas públicas  Agosto : envio da relação de candidatos pelas escolas inscritas  Setembro/Outubro : Prova

ENEM  Manter a valorização do ENEM para todos os candidatos ao vestibular, conforme vem sendo praticado pela FUVEST.  Os candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas poderão ter ampliação qualificada do atual bônus de 3% em até +6%, conforme seu desempenho nas provas do ENEM  (medida válida no vestibular 2009)

Síntese aumento bônus vestibular 2009 E.M. público ENEM E.M.público E.M. p.+ENEM+PASUSP 3% até 9% até12%