SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3/23/2017 ENCONTRO NACIONAL DE ADMINISTRADORES TRIBUTÁRI0S ENAT 2013
Advertisements

FINANÇAS PÚBLICAS DIPAM COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
EUROsociAL S I N T E G R A ESAF- Brasília/DF - BRASIL
Constituição Federal : EC 42/03 – art. 37
CÓDIGO PADRÃO SINTEGRA – INSCRIÇÃO ESTADUAL. EQUIPE Cleverson Ferreira Danielle Angelo Juliana Cintra Karina Cunha Patrícia Santiago.
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CADASTRO SINCRONIZADO.
Data 09/12/08 Integração de Estudos Macroeconômicos para Planejamento Fiscal I Seminário Nacional de Cooperação e Integração Fiscal.
1.
Seminário Nota Fiscal Eletrônica – NF-e
SEFAZ RORAIMA GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE FAZENDA
Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA ESTADUAL
CNPJ Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
SAF Sistema de Auditoria Fiscal
CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações
Sistema Público de Escrituração Digital Nota Fiscal Eletrônica.
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Experiência de Integração
CNAE-FISCAL Evelize Maba Fernanda Rodrigues Karina Rodrigues
Tratamento de Documentos Eletrônicos:
C LASSIFICAÇÃO N ACIONAL DE A TIVIDADES E CONÔMICAS - CNAE VII Encontro Nacional de Administradores Tributários Belém, 19 a 21 de setembro de 2011.
METAS ATUAIS E FUTURAS DA CMT
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
Missão “Administrar os Tributos Estaduais com Justiça e Eficiência, Estimulando o Cumprimento Voluntário das Obrigações Tributárias e Contribuindo para.
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
Receita Estadual ICMS ELETRÔNICO ReceitaEstadual SECOP 2004 Integração de soluções nacionais através de desenvolvimento cooperado Luis Fernando Faraco.
ASSOCIAÇÕES.
Os passos para a abertura de uma empresa

Projeto CPE Consulta Preliminar de Empresas Conhecendo as vantagens... JUCEMA / SEFAZ-MA / SEMFAZ-SLZ / SEMTHURB-SLZ São Luís/MA – Agosto 2005.
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
CÓDIGO DANFE - DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL
Site: Custos Logísticos Site:
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Os Novos Marcos Regulatórios
Instituto Nacional de Identificação
Atividades realizadas para implantação da CNAE-Fiscal
EFD-PIS/COFINS.
EQUIPE.
Seminário de Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas no Estado de Rondônia 17 e 18 de Agosto de 2005 Sistema de Codificação CNAE-Fiscal.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. “A CNAE-Fiscal como ferramenta gerencial e de planejamento estratégico na Administração Tributária”
MÓDULO DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS.
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
icms armazém geral icms armazém geral
EQUIPE ANDRÉ TOCARSKI FERNANDA RODRIGUES HELEN TIENE JOELTON CRISTO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL I ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM – UCP/MF e UEMs 03 de Abril de 2002.
“O BID E A MODERNIZAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES TRIBUTÁRIAS”
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
NFS-e – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Na era do fisco eletrônico, da onipresença, onde inúmeras e impensáveis regras de controle e acompanhamento.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
UM PROJETO MODELO. CONCEITO MODELO NACIONAL DE OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA INSTITUÍDA PELOS MUNICÍPIOS EM SUBSTITUIÇÃO A OBRIGAÇÃO DE EMITIR NOTAS FISCAIS DE.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
S I N T E G R A NOVO ENFOQUE DO FISCO Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.
Apuração do Índice de Participação SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA A participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS Apuração do Índice de Participação.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
CIAT - Asamblea General de Chile Santiago, 24 de abril de 2012.
Transcrição da apresentação:

SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal

O Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais SINIEF Em 1970, o Ministro da Fazenda e os Secretários de Fazenda dos Estados celebraram o convênio para criação do SINIEF, como mecanismo de cooperação entre os principais órgãos da administração tributária e instrumento facilitador para o intercâmbio de informações entre a União e os Estados.

Premissas - a unificação dos livros e documentos fiscais a serem utilizados pelos contribuintes, nos diversos níveis de governo; - a criação de um Sistema de Informações Econômico-Fiscais adequado para promover a coleta, elaboração e distribuição de dados básicos, essenciais à implantação de uma política tributária realista;

Premissas - a racionalização e a integração dos controles fiscais e da auditoria-fiscal, alicerçados em informações que têm como fonte a escrita e o documentário fiscais dos contribuintes; - a implantação de um sistema básico e homogêneo de informações para o conhecimento, rápido e preciso, das estatísticas indispensáveis à formulação de políticas econômico-fiscais dos diversos níveis de governo; e,

Premissas - a simplificação e a harmonização das exigências legais para reduzir despesas decorrentes de obrigações tributárias acessórias, com reflexos favoráveis no custo da comercialização das mercadorias;

Determinações - determinou que os cadastros das administrações tributárias em todos os níveis de governo possuíssem o registro do número de inscrição do Cadastro Geral de Contribuintes do Ministério da Fazenda, hoje denominado Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ;

Determinações - unificou todos os documentos e livros fiscais utilizados pelos contribuintes, tendo estes documentos validade jurídica para as administrações tributárias das três esferas de governo; - vale destacar que os livros fiscais e a Nota Fiscal de Vendas são os insumos básicos para a obtenção das informações tributárias;

Determinações - estabeleceu uma codificação única para as atividades econômicas; e - criou o CFOP – Código Fiscal de Operações, que tem por finalidade identificar as operações e prestações de entrada e saída de mercadorias e serviços. Este código permite que as administrações tributárias identifiquem, com clareza, que operações estão sendo realizadas pelas empresas.

Resultados - CNAE-Fiscal - SINTEGRA - Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços

Conclusão - O Brasil dispõe na atualidade de todas as ferramentas necessárias para promover uma integração entre todas as administrações tributárias federal, estadual e municipal, tornando-se uma referência internacional. - Os alicerces para esta vanguarda foi certamente a celebração do Convênio SINIEF em 1970.

André Felipe Câmara Salvi Coordenação-Geral de Política Tributária Secretaria da Receita Federal