Recursos de coesão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo das orações coordenadas
Advertisements

ORAções coordenadas.
Orações subordinadas adverbiais
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Português Professora Pollyanna Mattos.
Português – Prof.ª Lívia Oliveira
Conjunção.
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Adverbiais Comparativas, Conformativas, Causais, Consecutivas, Concessivas, Condicionais, Finais, Temporais e Proporcionais.
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Elementos articuladores: conjunções e locuções conjuntivas
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
NOÇÕES SEMÂNTICAS TRADUZIDAS POR CONJUNÇÕES
Orações Subordinadas Adverbiais
RELAÇÃO CAUSA E CONSEQUÊNCIA
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Classificações das conjunções
Prof. Francisco Platão Savioli
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Adverbiais
Coordenação e subordinação
1. Grupo relacional: preposição e conjunção
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
CONJUNÇÃO.
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS
Orações subordinadas adverbiais
ORAÇÕES SUBORDINADAS.
CONJUNÇÕES Profa. Luana Lemos.
Conjunção.
Os conectivos: preposição, conjunção,interjeição
Tipos de Período Profa Shirlene Xavier
Conjunção.
Classificação das orações
Sintaxe.
ORAÇÕES COORDENADAS.
SINTAXE E COESÃO.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
ORAÇÕES COORDENADAS O período composto por coordenação é aquele que apresenta orações sintaticamente independentes, mas que se relacionam pelo sentido.
Português 8º ano Versão Actualizada
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações coordenadas.
Oração Subordinada Adverbial
Orações Subordinadas Adverbiais
Coordenativas e subordinativas
Coordenação e subordinação
Preposição e Conjunção
Articulação Sintática do Texto: Uso dos operadores argumentativos
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
Conjunção Introdução.
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Período composto por coordenação
Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Orações Subordinadas Adverbiais
CoesãoCoesão. Coesão Referencial Envolve itens na superfície do texto que não podem ser interpretados isoladamente, mas remetem a outros elementos que.
 Como diz o nome, ela tem a função de adicionar informações ou algo relativo ao texto. E NÃO SÓ MAS TAMBÉM NEM.
ORAÇÕES COORDENADAS Introdução ao período composto.
ADM3AM PROF. CHICO ARRUDA Orações Adjetivas e Adverbiais.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Claudiana Lima.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Recursos de coesão

Para que um texto seja coeso o autor pode lançar mão de alguns recursos. Os principais recursos são:

Epítetos Palavras ou frase que qualifica pessoa ou coisa: Exemplos: Glauber Rocha fez filmes memoráveis. Pena que o cineasta mais famoso do cinema brasileiro tenha morrido tão cedo.

Nominalizações Ocorre nominalização quando se emprega um substantivo que remete a um verbo enunciado anteriormente: Exemplos: Eles foram testemunhar sobre o caso. O juiz disse, porém, que tal testemunho não era válido por serem parentes do assassino.

Nominalizações Pode também ocorrer o contrário: um verbo retomar um substantivo já enunciado. Exemplo: Ele não suportou a desfeita diante de seu próprio filho. Desfeitear um homem de bem não era coisa para se deixar passar em branco.

Palavras ou expressões sinônimas Os quadros de Van Gogh não tinham nenhum valor em sua época. Houve telas que serviram até de porta de galinheiro.

Repetição de uma palavra A propaganda, seja ela comercial ou ideológica, está sempre ligada aos objetivos e aos interesses da classe dominante. Essa ligação, no entanto, é ocultada por uma inversão: a propaganda sempre mostra que quem sai ganhando com o consumo de tal ou qual produto ou ideia não é o dono da empresa, nem os representantes do sistema, mas, sim, o consumidor. Assim, a propaganda é mais um veículo de ideologia dominante.

Um termo-síntese O país é cheio de entraves burocráticos. É preciso preencher um sem-número de papéis. Depois, pagar uma infinidade de taxas. Todas essas limitações acabam prejudicando o importador. A palavra limitações sintetiza o que foi dito antes.

Pronomes Vitaminas fazem bem a saúde. Mas não devemos tomá-las ao acaso. O colégio é um dos melhores da cidade. Seus dirigentes se preocupam muito com a educação integral. Aquele político deve ter um discurso muito convincente. Ele já foi eleito seis vezes.

Numerais Não se pode dizer que toda a turma esteja mal preparada. Um terço pelo menos parece estar dominando o assunto. Recebemos dois telegramas. O primeiro confirmava a sua chegada; o segundo dizia justamente o contrário.

Advérbios pronominais (aqui, ali,lá,aí) Não podíamos deixar de ir ao Louvre. Lá está a obra-prima de Leonardo da Vinci: a “Monalisa”.

Elipse “ A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blablablá e a prática, ativismo”- e a prática ir virando ativismo. (FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia)

Repetição do nome próprio (ou parte dele) Lygia Fagundes Telles é uma das principais escritoras brasileiras da atualidade. Lygia é autora de “Antes do baile verde”, um dos melhores livros de contos de nossa literatura.

Metonímia É o processo de substituição de uma palavra por outra, fundamentada numa relação de contiguidade semântica. Exemplo: Santos Dumont chamou a atenção de toda Paris. O Sena curvou-se diante de sua invenção.

Associação Uma palavra retoma outra porque mantém com ela, em determinado contexto, vínculos precisos de significação. Exemplo: São Paulo é sempre vítima das enchentes de verão. Os alagamentos prejudicam o trânsito, provocando engarrafamentos de até 200 quilômetros.

Conexões Os conectivos também são elementos de coesão. Uma leitura eficiente do texto pressupõe, entre outros cuidados, o de depreender as conexões estabelecidas pelos conectivos.

Principais conectivos CONJUNÇÕES COORDENATIVAS Adição- conjunções: e, nem, não só...mas também Exemplo: Ele não estuda nem trabalha.

Adversidade, oposição - conjunções: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto. Exemplo: Eles estudaram muito, no entanto ainda têm dúvidas.

Alternância- conjunções: ou...ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja. Exemplo: Ou ele confirma ou desiste.

Conclusão- conjunções: logo, portanto, pois(depois do verbo) Exemplo: Foram feitos os reparos, portanto o problema está solucionado.

Explicação- conjunções: que, porque, pois, porquanto. Exemplo: Leiam muito, pois é necessário.

Exemplo: Como estivessem cansados, resolveram parar um pouco. CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS( também locuções conjuntiva, preposições e locuções prepositivas) Causa- conjunção: porque, já que, visto que, como, graças a, em virtude de. Exemplo: Como estivessem cansados, resolveram parar um pouco.

Comparação- conjunções: mais. que, menos. que, tão/tanto Comparação- conjunções: mais...que, menos...que, tão/tanto...como, assim como. Exemplo: Eles pensam assim como nós.

Concessão- conjunções: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, apesar de(+ infinitivo) Exemplo: Embora tenham tentado, não conseguiram o resultado desejado.

Condição- conjunções: se, caso, desde que, a não ser que, a menos que. Exemplo: Desde que tenham oportunidade, eles mostrarão seu talento.

Conformidade- conjunções: conforme, como, segundo. Exemplo: Executaram a tarefa como foram orientados.

Consequência- conjunções: tão/tanto...que, de modo que, de sorte que. Exemplo: Choveu tanto, que o rio transbordou.

Finalidade- conjunções: a fim de que, para que, para(+infinitivo) Exemplo: As inscrições foram prorrogadas para dar oportunidade a todos.

Proporcionalidade- conjunções: à proporção que, à medida que. Exemplo: À medida que os minutos passavam, o nervosismo deles aumentava.

Tempo- conjunções: quando, logo que, assim que, enquanto, mal. Exemplo: Quando cheguei, eles partiram.