Agay Borges (abn) Edilson Ferreira (efs2) João Ramos (jvwr) João Oliveira (jvob) Rubens Sotero (rssj) Mobile Augmented Reality, soon to be as impactful.

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Transcrição da apresentação:

Agay Borges (abn) Edilson Ferreira (efs2) João Ramos (jvwr) João Oliveira (jvob) Rubens Sotero (rssj) Mobile Augmented Reality, soon to be as impactful as online search, will ultimately prove to be as disruptive as the web itself. Ori Inbar

 Introdução  Contexto histórico  RV vs RA vs RAM  Frameworks  Aplicações Comerciais  Navegação / Localização  Comunicação / Propaganda  Jogos / Entretenimento  Tendências Futuras

 O que é Realidade Aumentada?  “Live direct or indirect view of a physical real-world environment whose elements are merged with (or augmentedby) virtual computer-generated imagery - creating a mixed reality.”  Ou seja, visão direta ou não de um mundo real misturado com objetos virtuais geradas por computador.  Imersão total ou parcial no mundo real.

 E o que é móvel?  Mobilidade  Capacidade de mover ou ser movido.  Notebook  Celular  PDA  Wearable computer, etc...

 Logo, o que é RA para dispositivos móveis?  toda aplicação de RA executada em um dispositivo móvel.  Exemplos:  Google® Maps™ + Apple® Iphone™  Ambiente real (Câmera)  Rota Virtual (Google Maps)  Mundo misturado = Trajetória Alcançada sem problemas  Vídeo Vídeo

 1962: Morton Heilig  Cineasta  Inventa o Sensorama  Video  Som  Tato  Sensações (cheiros)  Uma impressionante aplicação para a época.

 1966: Ivan Sutherland  PhD do Massachusetts Institute of Technology(EUA)  Invetor do HMD (Head-Mounted Display)  Equipamento dedicado a RA e RV.  Maior imersividade no ambiente.  Criação de conceitos de interatividade  Em RA  E RV  Uso intensivo nas Forças Armadas

 1975: Myron Krueger  Cria o Videoplace  Interação com o virtual  1989: Jaron Lanier  Criador do termo ‘Realidade Virtual’  1992: Tom Caudell  Criador do termo ‘Realidade Aumentada'

 1999: Hirokazu Kato ( 加藤 博一 )  ARToolKit (HITLab)  Funcionamento no SIGGRAPH 2000  2000: Bruce H. Thomas  ARQuake  Primeiro jogo de RA Móvel  Demonstração: International Symposium on Wearable Computers.  2008: Wikitude AR Travel Guide  G1 Android phone.  2009: FLARToolkit

 RA:  Mundo misturado  Mais interativo  Mais realista  Mais intuitivo  RV:  Mundo Virtual  Mais Simples  Mais rápido  Ambiente Dedicado

 Realidade Aumentada móvel:  Mais prática para o usuário.  Está em todo lugar (no caso de celulares)  Fácil manuseio  Bastante intuitivo  Multifuncional  Alta aceitabilidade do usuário  Dependende da capacidade do dispositivo

 ARTOOLKIT  API para o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada  Portada para diversas linguagens  Prós:  Tags Simples, Variedade de tags, grátis, Eficiente.  Contras:  Tracking com uma única câmera, menos realista.  Vídeo Vídeo

 FLARTOOLKIT  Porte do ARToolKit para Flash™ facilitando o desenvolvimento de Arapps para a web.  NyARToolKit  Desenvolvido para máquinas virtuais.  Facilita o desenvolvimento para mais aplicações, em especial para dispositivos móveis.  Java, C# e Android  ARDesktop

 CENTRO DE INFORMÁTICA UFPE  Implementação de framework de realidade aumentada para desenvolvimento de aplicações portáveis para a plataforma Pocket PC  João Paulo Silva do Monte Lima (jpsml)  OGRE4PPC  OGREAR  Baseado em OGRE.  OGRE = engine gráfica OpenSource para renderização 3d de alto rendimento em tempo real

 Android  OS da google para smartphones  Todos os processos são tidos como aplicações  Facilita o acesso de aplicativos à funcionalidades do celular, como a câmera e o GPS, apenas como comunicação a nível de aplicativo.  Sistema leve, linux-based  OpenSource, Grátis  Vídeo1, Vídeo2 Vídeo1Vídeo2

 Nokia® Symbian™  OS da nokia para SmartPhones  Fácil programação (python, c++)  Excelente suporte  Mercado em expansão  Contras:  Mais devagar que os concorrentes  Limitado à arquitetura de celulares Nokia®  Vídeo Vídeo

 Iphone OS  OS da Apple® para seu único modelo de Celular  Amplo mercado consumidor (hype)  Contras:  Difícil programação  Padrão de qualidade alto para pequenas empresas.  Aparelho Caro  Pouco poder de processamento se comparado com a concorrência (HTC, Nokia)  Vídeo1 Vídeo1

 Nvidia Tegra  Alto poder de processamento (GPU) (Video ARHrrrr)  PDA’s  Bom poder de procesamento  Baixa popularidade.  (Vídeo)Vídeo  Wearable Computers  Vídeo Vídeo

 Jogos (Vídeo1, Vídeo2)Vídeo1Vídeo2  Bom nível de imersão na aplicação  Interatividade  Moderno e inovador  Sistemas de posicionamento (Vídeo)Vídeo  Intuitivo  Eficiente  Bem aceito pelos usuários

 Comunicação (Vídeo, Vídeo2)VídeoVídeo2  Baseada em localização  Intuitiva  Promove interação entre pessoas próximas  Publicidade e Propaganda (Vídeo1)Vídeo1  Baseada em localização  Eficiente  Aceita pelo público consumidor

 Simulação e Treinamento(Vídeo1)Vídeo1  Menos custoso que ambiente real  Mais Seguro  Treino de situações crítica  Aplicações Militares (Vídeo1)Vídeo1  Melhora a qualidade do treinamento  Preparo psicológico  Custo mais baixo

 Entretenimento (Vídeo)Vídeo  Maior fidelidade e realismo  Maior imersão  Aceitação alta do público

 A Propaganda é uma das coisas que vai usar cada vez mais RA no futuro (Vídeo1)Vídeo1  Outro mercado promissor em RA móvel é o mercado de consoles (Nintendo On)  Umas das formas de interação que irá sofrer grandes mudanças será a interação com jogosjogos

Duvidas? Os vídeos excluídos estão disponíveis em:

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