Cap. 3 – Conhecimento de mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofar Espontâneo e Sistemático
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA Como é o pensar filosófico?
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ).
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
Pensamento Mítico Profª Alice 1ª série 1º Trimestre.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
O período pré-socrático
Platão e a Teoria das Idéias
Senso Comum e Senso Crítico
Religião grega Zeus.
Seminário de Filosofia Antiga.
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
O que é o conhecimento Capítulo 7.
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Cinismo GT 06 Ana Laura nº 03 Anderson nº 04
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
Revisão para Avaliação I
Cap. 3 – Conhecimento de mundo
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico.
Períodos da Filosofia Antiga VII a.C. – VI d.C
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Profa. Erika Bataglia. Uma narrativa sobre a origem dos astros, da Terra, dos homens, da morte, da saúde, das raças, das guerras, enfim, de todas as.
A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ). A Escola de Atenas é uma celebração da filosofia. A cena foi tirada de um local do período clássico, como.
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
Profª. Taís Linassi Ruwer
ATITIDE FILOSÓFICA ≠ DE SENSO COMUM O objetivo da Filosofia é tornar claro e delimitar rigorosamente os pensamentos. Questionar; O que é? Como acontece?
- Uma aproximação histórica e etimológica
DIFERENTES MODOS DE CONHECER
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.
FILOSOFIA História da filosofia.
TEOR CIENTÍFICO DOS FILMES ASSISTIDOS
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
* * * * * 07/16/96 07/16/96 07/16/96 07/16/96 07/16/96 Introdução à Filosofia I – Dos mitos aos pré-socráticos Prof. Dr. Álvaro Maia * * * * * ##
FILOSOFIA.
“Uma vida não questionada questionada não merece ser vivida.”
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
Filosofia Conceitos gerais.
Filosofia Conceitos gerais.
Metodologia de Pesquisa para Projetos
A filosofia de Platão (pág. 50 a 68)
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Objetivo, Definições, Significado
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Metodologia científica - Conhecimento filosófico Chapecó, SC. Fevereiro de 2015 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS.
Concepções e Formas de Conhecimento
Professor: Suderlan Tozo Binda
Surgimento do pensamento filosófico
Platão e o Mito da Caverna
Tipos de conhecimento e método científico
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
O que é conhecimento?.
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Das aparências ao mundo das idéias.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
Filosofia grega Os pré-socráticos
Transcrição da apresentação:

Cap. 3 – Conhecimento de mundo Professora Ana Paula

1. Conhecimento mítico

"Ícaro e Dédalo", por Charles Paul Landon A Lamentação Por Ícaro", de Herbert James Draper

O que essa tela tem em comum com a anterior? MATISSE, Henri. Ícaro. 1943-1944. Paris.

1. Conhecimento mítico: Está presente em vários povos: índios americanos, indianos, babilônicos etc. Surgiu por causa da necessidade de explicar o mundo. Trata os fatos de modo fantasioso, sem estabelecer verdades, pensamentos críticos e reflexivos. Mito x lenda: Mito: pura imaginação. Lenda: parte do real ou histórico, mas criam-se coisas irreais ou imaginárias.

2. Senso comum ou popular:

2. Senso comum ou popular: Considera-se as superstições popular; Não há comprovação científica; Uso de conceitos vagos. Ausência de definições claras. É um conhecimento elaborado de forma espontânea e instintiva. São conhecimentos repassados de uma geração para outra.

3. Conhecimento Teológico:

3. Conhecimento Teológico: Fundamenta-se na fé e na aceitação da existência de um Deus ou de deuses. É alcançado por meio da leitura de livros ou de outros escritos: Bíblia, Alcorão, Torá etc. Esse conhecimento é importante para que possamos entender os conflitos existentes no mundo contemporâneo.

4. Conhecimento Filosófico Esse tipo de conhecimento baseia-se no questionamento, na argumentação e na autonomia de pensamento do indivíduo. A filosofia questiona, reflete. Ex: Alegoria da Caverna, de Platão.

Escola de Atenas (1510), de Rafael Sânzio

Os nomes são as personalidades em que Rafael se inspirou para pintar o rosto dos diferentes filósofos gregos. Isso é claramente uma homenagem às pessoas de seu tempo: 1: Zenão de Cítio ou Zenão de Eléia 2: Epicuro 3: Frederico II, duque de Mântua e Montferrat 4: Anicius Manlius Severinus Boethius ou Anaximandro ou Empédocles 5: Averroes 6: Pitágoras 7: Alcibíades ou Alexandre, o Grande 8: Antístenes ou Xenofonte 9: Hipátia (Francesco Maria della Rovere or Raphael's mistress Margherita.) 10: Ésquines ou Xenofonte 11: Parménides 12: Sócrates 13: Heráclito (Miguelângelo). 14: Platão segurando o Timeu (Leonardo da Vinci). 15:Aristóteles segurando Ética a Nicômaco 16: Diógenes de Sínope 17: Plotino 18: Euclides ou Arquimedes acompanhado de estudantes (Bramante) 19: Estrabão ouZoroastro (Baldassare Castiglione ou Pietro Bembo). 20: Ptolomeu R: Apeles (Rafael). 21: Protogenes ou Pietro Perugino).

5. Conhecimento Científico É um conhecimento preciso, coerente e seguro dos fenômenos. Esse tipo de conhecimento explica as causas e as raízes daquilo que é percebido pelos nossos sentidos.