Manual de Referência Pascal. write Memória Monitor / Teclado write(‘Como vai?’); x 30 y 5 O computador escreve o texto entre aspas no monitor. A memória.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Linguagem de Programação I
Advertisements

Dosvox.
Conteúdo: - Atribuição de Valores a Variáveis.
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Microsoft Office: Excel Prof. Diogo Souza
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
coloca todas as letras no formato de maiúscula.
Informática Aplicada.
Excel.
Estrutura de Dados I Profº.: ABC Sampaio
Vi 1 Editando com vi. vi 2 Por que vi? l Editar arquivos de configuração l Editar scripts de shell l Disponível em todas as distribuições l Necessita.
15 Introdução à Manipulação de Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas são tabelas usadas para comunicar informações de forma clara, precisa e sucinta.
Aula 02 de Excel.
{Exemplo de um programa PASCAL} uses CRT; var
Algoritmos e Estruturas de Dados II
1 4.6 – Variáveis - introdução Nesta altura (ao nível da programação) interessa saber que um computador tem: Nesta altura (ao nível da programação) interessa.
Folha de Cálculo TIC 10.
Revisão da Linguagem C.
Tópicos Tipos de Dados Variáveis por Valor Variáveis por Referência
Algoritmos e Programação Thyago Maia Tavares de Farias Aula 25.
O Portal do Estudante de Computação
GAUSS COM PIVOTEAMENTO
Python: algoritmos básicos
Microsoft Office Excel
Fundamentos da Informática
Ponteiros em Pascal Variáveis ponteiros são aquelas que guardam o endereço de outra, possibilitando o acesso a seu conteúdo. Declaração em Pascal:  var.
MÉTODO JACOBI.
Ameliara Freire O comando de entrada de dados é utilizado quando desejamos fornecer um valor para um nosso programa. Os dispositivos.
Ponteiros em Pascal Variáveis ponteiros são aquelas que guardam o endereço de outra, possibilitando o acesso a seu conteúdo. Declaração em Pascal:  var.
Cabeçalhos, Rodapés e Capas
Computação Eletrônica
Funcionalidades principais (continuação)
Computação Eletrônica Subprograma. Função O que este programa faz? Program funcao; var n,x: real; begin write('Entre n: '); readln(n); x := cos(n); write(x);
Computação Eletrônica
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
ARQUIVOS.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 07) Prof. Alessandro Bernardo.
Planilha Eletrônica - Excel
“Introdução a Computação” Capítulo II Estruturas de Dados
PROF PAULO MAXIMO, MSc
Linguagens de Programação
VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
Computação Eletrônica
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2014 Capítulo I Comandos Simples e Repetições.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo I Comandos Simples e Repetições.
Programação de Computadores I – Arquivos
Linguagem C - Funções Automação Industrial Informática Básica
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Técnicas de Programação I
Computação Eletrônica Variáveis Reais e Booleanas.
Computação Eletrônica
Grupo de .
Estágio Supervisionado II: Alberto V. H. Coitinho Supervisora do Estágio: Ana Margô Mantovanni Canoas, 2012.
Programação de Computadores - 1
DSC/CCT/UFCG Carga Horária: 60 h Profs.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto Medeiros de Faria Ulrich Schiel José Eustáquio Rangel.
Programação Computacional Aula 8: Entrada e Saída pelo Console Prof a. Madeleine Medrano
Arquitetura de Computadores
Computação Eletrônica
Aula 2 Conhecimento básico do Windows (ícones, menus,pastas, arquivos); Aprender a usar pen drive e fazer a transferência de fotos de câmera digital.
Computação Eletrônica Strings. Strings (Cadeias de Caracteres) Um string é um texto. Em Pascal, este texto deve ser delimitado por aspas simples. Exemplo:
FOLHA DE CÁLCULO.
VETORES Roteiro da aula Referência ao Programa: Estrutura de Dados.  Variáveis Compostas homogenias Objetivo: apresentar VETOR.
O que é Hardware ? Conjunto de unidades físicas, componentes, circuitos integrados, discos e mecanismos que compõem um computador ou seus periféricos.
Linguagem de Programação
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO OPERAÇÕES ELEMENTARES NA FOLHA DE CÁLCULO.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO FÓRMULAS, REFERÊNCIAS E FUNÇÕES.
Arquivos textos (text)
Computação Eletrônica Variáveis Inteiras. A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo,
Lógica de Programação Curso Técnico em Informática – Escola Olímpio Professor Marcelo Josué Telles
Transcrição da apresentação:

Manual de Referência Pascal

write Memória Monitor / Teclado write(‘Como vai?’); x 30 y 5 O computador escreve o texto entre aspas no monitor. A memória não é alterada. Como vai?_ 1 O cursor permanece no final do texto. 2

write Memória Monitor / Teclado write(x); x 30 y 5 O computador escreve o conteúdo de x no monitor A memória não é alterada. 30_ 1 O cursor permanece no final do texto. 2

writeln Memória Monitor / Teclado writeln(‘Como vai?’); x 30 y 5 O computador escreve o texto entre aspas no monitor e insere uma quebra de linha. A memória não é alterada. Como vai? 1 O cursor passa para a linha de baixo. _ obs.

writeln Memória Monitor / Teclado writeln(x); x 30 y 5 O computador escreve o conteúdo de x no monitor e insere uma quebra de linha. A memória não é alterada O cursor passa para a linha de baixo. _ obs.

write/writeln: exemplo Memória Monitor / Teclado write(‘x’); writeln(x); write(y+1); x 30 y 5 x30 6_ Cursor obs.

atribuição Memória Monitor / Teclado x := 3 ; xy 5 O valor 3 é armazenado em x 3 Nada acontece no monitor. O usuário não exerga esta operação. Se x tinha um valor antes da atribuição, este valor é apagado e substituído por 3. obs. 1

atribuição Memória Monitor / Teclado x := y*2; xy 5 O valor y*2 é armazenado em x. Ou seja, 10 é armazenado em x. 10 Nada acontece no monitor. O usuário não exerga esta operação. Se x tinha um valor antes da atribuição, este valor é apagado e substituído por 10. obs. 1

readln Memória Monitor / Teclado readln; x 30 y 5 O computador para e espera o usuário digitar. Quando for pressionado, o computador continua o programa. bla bla bla 1 O cursor passa para a linha de baixo. 2 _ A memória não é afetada. obs.

readln Memória Monitor / Teclado readln( x ); x y 576 Se x tinha um valor antes do readln, este valor é apagado e substituído pelo valor digitado. O computador para e espera o usuário digitar um número seguido de Quando é pressionado, o valor digitado é armazenado em x. obs. 2