PROJETO GRÁFICO VISUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Advertisements

Computação Gráfica Interativa - Gattass
A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
PROJETO GRÁFICO VISUAL
ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA -> LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Formação da imagem digital
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
Monitor de Vídeo.
Design Leis do design Impressão e mídia digital
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
COR E TINTA.
COR.
Composição e Projeto Gráfico
Introdução aos Princípios e elementos de design
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
GESTALT.
Teoria da Cor.
Desenvolvimento de Embalagens
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
(Classificação das cores)
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Teoria das Cores Cor Pigmento
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
Teoria Da Cor.
Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.
A cor.
Guilherme Defreitas Juraszek
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
Teoria das Cores Teoria da Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura.
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.
PORTIFÓLIO.
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
… para uma boa apresentação
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
As cores complementares são as que no círculo cromático
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
Cores Projetos Gráficos. Segundo Favre e November (1979:25), as cores mais visíveis de acordo com dados de testes aplicados mostrando uma superfície de.
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
COR.
(A psicologia da Forma)
1 Instituto de Emprego e Formação Profissional de Faro, IP Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia.
Sistema RGB (Red-Green-Blue)
Elementos da composição gráfica
Composição fotográfica III
COR E LUZ.
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
1 Artes Visuais Parte 3 Prof. Magno Anchieta A COR.
A Cor 28/04/2017.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
1 Artes Visuais Parte 2 Prof. Magno Anchieta A COR.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

PROJETO GRÁFICO VISUAL Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <- PROJETO GRÁFICO VISUAL Profa. Érica Ribeiro Contato: erica@ericaribeiro.com • Trabalhando com cores

Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental PROJETO GRÁFICO VISUAL GESTALT Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental Início do século XX (1910) Max Wertheimer (1880-1943), Wolfang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941) Estuda o fenômeno da percepção e tenta entender os motivos pelos quais algumas formas são mais agradáveis que outras Ideia base: a percepção de um objeto não se dá por partes isoladas, mas sim por um todo Segue o princípio de que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações -> o que traz o significado

AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS

Linhas horizontais paralelas PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Linhas horizontais paralelas

PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Os quadrados magentas ficam com tonalidades mais escuras dentro dos verdes e mais claros nos quadradinhos brancos

PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Sensação de movimento

Maurits Cornelis Escher PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Subir e descer Maurits Cornelis Escher

PROJETO GRÁFICO VISUAL LEIS DA GESTALT Características da percepção comuns para a maioria das pessoas (FILHO, 2000): Unidade Segregação Unificação Fechamento Continuação Proximidade Semelhança Pregnância da forma

PROJETO GRÁFICO VISUAL UNIDADE Único elemento encerra-se e si mesmo ou como parte de um todo. Um ou mais de um elemento que constitui o objeto.

PROJETO GRÁFICO VISUAL SEGREGAÇÃO Percepção da forma por meio de constrates (cores, brilhos, matizes etc). Consegue-se separar e identificar as unidades

PROJETO GRÁFICO VISUAL UNIFICAÇÃO Harmonia, ordem e equilíbrio visual devem fazer parte da composição. Reforça a união da figura.

PROJETO GRÁFICO VISUAL FECHAMENTO Sensação de fechamento para uma unidade visual por uma ordem estrutural definida

Impressão de saber como as partes se sucedem PROJETO GRÁFICO VISUAL CONTINUAÇÃO Impressão de saber como as partes se sucedem (comum em teste psicotécnicos)

Nem sempre a proximidade forma unidade PROJETO GRÁFICO VISUAL PROXIMIDADE Elementos próximos tendem a serem vistos juntos e formar uma unidade Nem sempre a proximidade forma unidade

Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma PROJETO GRÁFICO VISUAL SEMELHANÇA Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma A Proximidade e a Semelhança normalmente agem juntos, fortalecedo ou enfraquecendo a composição. OBSERVAÇÃO

PROJETO GRÁFICO VISUAL PREGNÂNCIA DA FORMA Quanto melhor for a organização visual e mais rápida a sua compreensão, maior o indíce de pregnância (legibilidade, compreensão, máximo de clareza)

Meta de uma projeto: harmonia e contraste PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR Meta de uma projeto: harmonia e contraste Pela disposição dos elementos Cores utilizadas Fatores que influenciam a escolha das cores: Meio ambiente (contexto) Faixa etária Condições sociais Influências culturais

Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil) PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR “Não existe norma para determinar a utilização da cor, porém os conceitos sensitivos transmitidos em relação a alegria, tristeza, seriedade, agitação, movimento etc. produzem uma reação que deve ser perseguida quando elaboramos um projeto gráfico” (COLLARO, 2000, P.73) Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil) Vamos a eles

Elegância, sensualidade PROJETO GRÁFICO VISUAL PRETO Morte, luto, infortúnio Elegância, sensualidade

Violeta /tonalidades de lilás PROJETO GRÁFICO VISUAL Violeta /tonalidades de lilás Vermelho Misticismo, meditação, magia Alegria, força, vitalidade

Estático e frio, traz tranquilidade PROJETO GRÁFICO VISUAL Púrpura Verde Riqueza e dignidade Estático e frio, traz tranquilidade

Exprime profundidade. Introvertida e discreta PROJETO GRÁFICO VISUAL Azul Exprime profundidade. Introvertida e discreta Laranja Transmite radiação e expansão Branco: paz, solidão

As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante Referência: o círculo cromático Amarelo Vermelho Verde Magenta Cian Azul São complementares

Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais Contrastes: Com contorno em preto – ficam mais vistosas Com contorno em branco – ficam mais desbotadas

Primárias: cian, magenta e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Síntese Subtrativa Primárias: cian, magenta e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK Síntese Aditiva Primárias: vermelho, azul e verde Luz Diz-se: RGB

Outros sistemas de cores utilizados PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Outros sistemas de cores utilizados Pantone Cores padrões. Possibilidade de cores não possíveis com o CMYK: metálicas, pastéis, fluorescente Cores indexadas Grupos de 16 ou 256 cores Ocupam menos espaço (bits) Menor para ambiente web

REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X% PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X%

Cada cor é processada separadamente PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Cada cor é processada separadamente Assim, elas devem ser impressas em ângulos direfentes para evitar a justaposição Caso esse processo tenha problemas, causa o que é denomidado como MOIRÉ

REFERÊNCIAS UTILIZADAS PROJETO GRÁFICO VISUAL REFERÊNCIAS UTILIZADAS COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 2000. FILHO, João G. Gestalt do objeto: sistemas de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003.