PROJETO GRÁFICO VISUAL Universidade Veiga de Almeida -> Comunicação Social <- PROJETO GRÁFICO VISUAL Profa. Érica Ribeiro Contato: erica@ericaribeiro.com • Trabalhando com cores
Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental PROJETO GRÁFICO VISUAL GESTALT Universidade de Frankfurt, Escola de Psicologia Experimental Início do século XX (1910) Max Wertheimer (1880-1943), Wolfang Kohler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941) Estuda o fenômeno da percepção e tenta entender os motivos pelos quais algumas formas são mais agradáveis que outras Ideia base: a percepção de um objeto não se dá por partes isoladas, mas sim por um todo Segue o princípio de que vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações -> o que traz o significado
AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS
Linhas horizontais paralelas PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Linhas horizontais paralelas
PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Os quadrados magentas ficam com tonalidades mais escuras dentro dos verdes e mais claros nos quadradinhos brancos
PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Sensação de movimento
Maurits Cornelis Escher PROJETO GRÁFICO VISUAL AS RELAÇÕES CONTRIBUEM PARA ALTERAR A PERCEPÇÃO DAS COISAS Subir e descer Maurits Cornelis Escher
PROJETO GRÁFICO VISUAL LEIS DA GESTALT Características da percepção comuns para a maioria das pessoas (FILHO, 2000): Unidade Segregação Unificação Fechamento Continuação Proximidade Semelhança Pregnância da forma
PROJETO GRÁFICO VISUAL UNIDADE Único elemento encerra-se e si mesmo ou como parte de um todo. Um ou mais de um elemento que constitui o objeto.
PROJETO GRÁFICO VISUAL SEGREGAÇÃO Percepção da forma por meio de constrates (cores, brilhos, matizes etc). Consegue-se separar e identificar as unidades
PROJETO GRÁFICO VISUAL UNIFICAÇÃO Harmonia, ordem e equilíbrio visual devem fazer parte da composição. Reforça a união da figura.
PROJETO GRÁFICO VISUAL FECHAMENTO Sensação de fechamento para uma unidade visual por uma ordem estrutural definida
Impressão de saber como as partes se sucedem PROJETO GRÁFICO VISUAL CONTINUAÇÃO Impressão de saber como as partes se sucedem (comum em teste psicotécnicos)
Nem sempre a proximidade forma unidade PROJETO GRÁFICO VISUAL PROXIMIDADE Elementos próximos tendem a serem vistos juntos e formar uma unidade Nem sempre a proximidade forma unidade
Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma PROJETO GRÁFICO VISUAL SEMELHANÇA Igualdade, grupamentos de partes semelhantes – cor ou forma A Proximidade e a Semelhança normalmente agem juntos, fortalecedo ou enfraquecendo a composição. OBSERVAÇÃO
PROJETO GRÁFICO VISUAL PREGNÂNCIA DA FORMA Quanto melhor for a organização visual e mais rápida a sua compreensão, maior o indíce de pregnância (legibilidade, compreensão, máximo de clareza)
Meta de uma projeto: harmonia e contraste PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR Meta de uma projeto: harmonia e contraste Pela disposição dos elementos Cores utilizadas Fatores que influenciam a escolha das cores: Meio ambiente (contexto) Faixa etária Condições sociais Influências culturais
Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil) PROJETO GRÁFICO VISUAL USO DA COR “Não existe norma para determinar a utilização da cor, porém os conceitos sensitivos transmitidos em relação a alegria, tristeza, seriedade, agitação, movimento etc. produzem uma reação que deve ser perseguida quando elaboramos um projeto gráfico” (COLLARO, 2000, P.73) Mas há parâmetros que auxiliam na definição das cores (Brasil) Vamos a eles
Elegância, sensualidade PROJETO GRÁFICO VISUAL PRETO Morte, luto, infortúnio Elegância, sensualidade
Violeta /tonalidades de lilás PROJETO GRÁFICO VISUAL Violeta /tonalidades de lilás Vermelho Misticismo, meditação, magia Alegria, força, vitalidade
Estático e frio, traz tranquilidade PROJETO GRÁFICO VISUAL Púrpura Verde Riqueza e dignidade Estático e frio, traz tranquilidade
Exprime profundidade. Introvertida e discreta PROJETO GRÁFICO VISUAL Azul Exprime profundidade. Introvertida e discreta Laranja Transmite radiação e expansão Branco: paz, solidão
As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO As composições podem ser feitas de forma atenuante ou contrastante Referência: o círculo cromático Amarelo Vermelho Verde Magenta Cian Azul São complementares
Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais PROJETO GRÁFICO VISUAL UTILIZAÇÃO Cores próximas a complementar tendem a aparecer mais Contrastes: Com contorno em preto – ficam mais vistosas Com contorno em branco – ficam mais desbotadas
Primárias: cian, magenta e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Síntese Subtrativa Primárias: cian, magenta e amarelo Pigmento Diz-se: CMYK Síntese Aditiva Primárias: vermelho, azul e verde Luz Diz-se: RGB
Outros sistemas de cores utilizados PROJETO GRÁFICO VISUAL NA PRODUÇÃO GRÁFICA Outros sistemas de cores utilizados Pantone Cores padrões. Possibilidade de cores não possíveis com o CMYK: metálicas, pastéis, fluorescente Cores indexadas Grupos de 16 ou 256 cores Ocupam menos espaço (bits) Menor para ambiente web
REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X% PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Chapada -> 100% Retícula -> X%
Cada cor é processada separadamente PROJETO GRÁFICO VISUAL REPRODUÇÃO GRÁFICA Cada cor é processada separadamente Assim, elas devem ser impressas em ângulos direfentes para evitar a justaposição Caso esse processo tenha problemas, causa o que é denomidado como MOIRÉ
REFERÊNCIAS UTILIZADAS PROJETO GRÁFICO VISUAL REFERÊNCIAS UTILIZADAS COLLARO, Antonio Celso. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 2000. FILHO, João G. Gestalt do objeto: sistemas de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000. MARTINS, Nelson. A imagem digital na editoração: manipulação, conversão e fechamento de arquivos. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003.