Mudança Terapêutica nos Doentes Seropositivos para o VIH

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

1as Jornadas Científicas do Hospital Central de Maputo
Uso Racional de Medicamentos
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
MEDIDAS DA FREQÜÊNCIA DE UMA DOENÇA
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
Ministério da Saúde 1 Novas recomendações em Assistência e Tratamento: participação e controle social Ronaldo Hallal Programa Nacional de DST-Aids SVS.
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Metodologia Científica
Férias Coletivas Conceitos Iniciais Requisitos para concessão
Maria da Luz Lima Mendonça Lisboa 18 de Março de 2010 III Congresso da CPLP sobre Infecção VIH/sida e Doenças de Transmissão Sexual Como está a CPLP a.
São Tomé e Principe A Prevenção da Transmissão Mãe – Filho (PTMF)
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Noções Básicas de Epidemiologia
UNIVERSIDADE DE LISBOA
DESAFIOS NA OPERACIONALIZAÇÃO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Transmissão Mãe – Filho
Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Aluno: Daniel de Andrade Lima
Qualidade dos dados nos Registos Clínicos Electrónicos (RCE)
Caracterização da utilização de nimesulida pela população do distrito de Lisboa: Análise da adesão às recomendações europeias emitidas em 2012 Mariana.
Estudo ATAR- VIH ADESÃO À TERAPÊUTICA ANTI-RETROVÍRICA EM DOENTES SEROPOSITIVOS PARA O VIH Equipa de Investigação: Prof. Doutor Vasco Maria, Prof.ª Doutora.
Estudo e monitorização da prevalência, da incidência e da mortalidade da diabetes e das suas complicações numa coorte de população portuguesa com diabetes.
REUNIR-CIP Resultados do 1º semestre de actividade Francisco Cunha, Clara Tavares*, Leonor Carvalho, Deolinda Matos, Dulce Oliveira, Elsa Santos, Fernanda.
Hospital Américo Boavida Luanda- Angola
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
Projeto de Pesquisa Fatores Associados aos Desfechos do Tratamento da Tuberculose em um Centro de Atenção Básica de Saúde: Uma Análise Sob a Ótica Antropológica.
SEMINÁRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E META-ANÁLISE
Perfil do público da Banda Denorex 80.
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Programa Comenius Bilateral
Martins C., Barbeiro S., Canhoto M., Arroja B., Gonçalves C., Silva F., Cotrim I., Vasconcelos H. Centro Hospitalar de Leiria Novembro de 2013 Caracterização.
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA 2011 O Protocolo de AIS.
“Intensificação do cuidado para melhoria da adesão ao tratamento de pessoas com Hipertensão Arterial atendidas na atenção primária: ensaio clínico pragmático”
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Fundação Assistencial da Paraíba-FAP
LIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia Ministério da Saúde Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF Universidade Federal do.
Metodologias de Intervenção Psicológica
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
Sociedade de Infecciologia Pediátrica  Constituída em 2000 como Secção de Infecciologia Pediatrica da SPP  Sociedade de Infecciologia Pediatrica desde.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Valor da Ecoendoscopia no estadiamento do Cancro rectal
SQL Server Comando PIVOT.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
Implementação de uma consulta hospitalar de adesão à terapêutica Guerreiro L, Batista R, Monteiro N, Almeida C, Carvalho C, Rodolfo A, Cruz JP Serviço.
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
LEITOS REGTAGUARDA Hospital 2 de Julho H2J Hospital Salvador Hospital Polícia Militar HPM Hospital Martagão Gesteira HMG  Portaria Gasec / Ba, Nº 2580.
Apresentação dos Resultados definitivos do Segundo Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva Praia, 03 de Outubro de 2006.
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
1 Dia Mundial de Luta contra a Sida 1 de Dezembro de 2004 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO VIH/SIDA EM CABO VERDE Dra Maria de Lourdes Monteiro.
Programa de Pós-Graduação em Medicina (Ciências Cirúrgicas) Coordenador: Prof. Dr. Alberto Schanaider.
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
Tratamento Anti-retroviral em Cabo Verde 1 Dez 2004 – 1 Dez 2005 Praia, 01 de Dezembro 2005 Programa de Luta contra a SIDA Programa de Luta contra a SIDA.
LAB ODONTO Evento 24 de maio 2016 Mudança é o processo no qual o futuro invade nossas vidas Alvin Toffler Mude antes de ser obrigado a fazê-lo Jack Welch.
CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA, HISTOPATOLÓGICA, CLÍNICA E GENÉTICA DOS TUMORES DO OVÁRIO: UM ESTUDO DE BASE POPULACIONAL DO SUL DO PAÍS OBJECTIVOS Caracterizar.
TÍTULO DO ROTEIRO DO PRODUTO
Transcrição da apresentação:

Mudança Terapêutica nos Doentes Seropositivos para o VIH Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa Unidade de Epidemiologia – Instituto de Medicina Preventiva 13º Programa Educação pela Ciência Mudança Terapêutica nos Doentes Seropositivos para o VIH Integrado no estudo ATAR-VIH : Adesão à Terapêutica Anti-Retrovírica em doentes seropositivos para o VIH – Prevalência e Factores Associados Equipa de Investigação: Prof. Doutor Vasco Maria, Prof.ª Doutora Ana Paula Martins, Mestre Dr. Paulo Nicola, Mestre Paulo Nogueira, Dr. Luís Caldeira, Dr.ª Milene Fernandes Tutor: Co-tutor: Dra. Milene Catarina Coelho Fernandes Aluna: Andreia Heitor Martins da Cunha Leite Andreia Leite - Out 2009

Introdução Infecção por VIH como doença crónica Importância da terapêutica nos doentes seropositivos Mudança nos regimes terapêuticos Toxicidade tratamento Comorbilidades Resistências Fraca adesão Estudos nacionais e internacionais Interesse do presente estudo Referir estudo do RU e do hospital militar de belém Andreia Leite - Out 09 Andreia Leite - Out 2009

Objectivos Determinar a incidência de mudança no regime terapêutico anti-retrovírico Identificar determinantes da mudança terapêutica Andreia Leite - Out 09 Andreia Leite - Out 2009

Métodos (1) Estudo retrospectivo Critérios de inclusão: Indivíduos seropositivos para o VIH Maiores de 18 anos Seguidos em Hospital de Dia de Infecciologia do HSM Que tenham tido pelo menos, uma dispensa de TAR no período entre 1 de Janeiro de 2005 e 31 de Dezembro de 2008. Critérios de exclusão: Ter iniciado terapêutica noutro hospital OU mudado de hospital. Andreia Leite - Out 09 Andreia Leite - Out 2009

Métodos (2) Amostragem e recolha de dados Dimensão da amostra Doentes com uma dispensa de TAR (2005-2008) Amostra de 200 doentes Consulta dos processos clínicos Dimensão da amostra 200 doentes - precisão de 15% (α=0,10; perda por seguimento 30%)  Análise estatística Estatística descritiva Taxa de incidência, tempo até mudança e IC Univariada e multivariada (modelo de regressão de Cox) Andreia Leite - Out 09 Andreia Leite - Out 2009

Mudança de regime terapêutico Métodos (3) Relacionadas com a infecção Via de transmissão Estadio Contagem CD4+ Carga vírica Co-morbilidades Infecções oportunistas Regime de tratamento Tempo desde diagnóstico VIH-1 e/ou VIH-2 Relacionadas com o tratamento Tempo em terapêutica Regime terapêutico VIH anterior Regime terapêutico VIH actual Outra medicação concomitante Efeitos adversos Caracterização Sócio-demográfica Data de nascimento Sexo Nacionalidade Etnia Mudança de regime terapêutico Referir razoes e factores associados Adesão Andreia Leite - Out 09 Andreia Leite - Out 2009

Plano de trabalhos Transversais ao projecto: ACTIVIDADES DESCRIÇÃO DEZ 09 JAN 10 FEV MAR ABR MAI JUN JUL SET OUT Revisão do protocolo e instrumentos de recolha (20h) Revisão do protocolo e formulários Amostragem e Processo de Selecção (10h) Selecção dos doentes (supervisão) Recolha de dados no HSM (100h) Recolha de dados a partir dos registos Análise de dados (40h+40h) Inserir dados na base informática Assistir e realizar sob supervisão a análise estatística Publicação de Resultados (25h+10h+25h) Colaborar no esboço de artigos Colaborar na submissão de resumo para comunicação em congresso Elaborar relatório de Execução Material Total (nota: prevê-se uma disponibilidade de 6-8h/semana, durante 10 meses) 270 h Transversais ao projecto: Identificar artigos recentemente publicados sobre a mudança de TAR nos doentes seropositivos par ao VIH. Participar nas reuniões da equipa de investigação do estudo ATAR-VIH. Ver o que e para por. Andreia Leite - Out 09 Andreia Leite - Out 2009

Resultados esperados “Estudo ATAR-VIH – Adesão à terapêutica anti-retrovírica em doentes seropositivos para o VIH: prevalência e factores associados” Estudo-piloto Validação da metodologia Resultados preliminares Caracterizar a mudança terapêutica Para a aluna: Desenvolver competências ao nível da investigação epidemiológica Conhecer as aplicações da investigação à prática clínica Andreia Leite - Out 09 Andreia Leite - Out 2009