Bruno Campagnolo de Paula

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Transcrição da apresentação:

Bruno Campagnolo de Paula Post mortem da Global Game Jam em Curitiba Bruno Campagnolo de Paula brunodepaula@gmail.com http://www.brunocampagnolo.com @bcp

Global Game Jam Evento anual colaborativo voltado ao desenvolvimento de jogos em geral (digitais ou não) promovido pela IGDA;

Global Game Jam 48 horas para desenvolver um novo jogo dado um tema;

Acontece simultaneamente no mundo todo;

Mote do evento: ao invés de FALAR sobre jogos, vamos FAZER jogos;

Objetivo do evento: gerar portfolio para todos os envolvidos.

Global Game Jam O evento é enorme e vai crescer mais ainda. 6.500 E no Brasil? O evento é enorme e vai crescer mais ainda. 2009 2010 2011 Participantes 1.600 4.000 6.500 Locais 53 138 169 Países 23 39 44 Jogos 370 900 1.500

9 sedes ativas (de 4 a 135 participantes); Cerca de 300 participantes no total; Curitiba foi a maior sede. Curitiba foi a maior sede do Brasil.

Em nossa sede (PUCPR): 3 metros só de caixas de Pizza; 18 jogos funcionando; 135 participantes; 125 presenciais; Maior sede do Brasil; 7ª Maior sede do Mundo; O evento não acabou em Pizza... No fim, você teve que apresentar seu jogo aos pares.

Dados Global Game Jam Brasil 2011 Local Participantes Jogos Fatec Carapicuíba Carapicuíba / SP ? PUCPR Curitiba / PR 135 20 (18) Vila Jammers Recife / PE 4 1 Cappen IGDA Recife – C.E.S.A.R 38 5 Seven Game Rio / RJ 41 6 IGDA Rio Riachuelo Game Labs 10 IFET Rio Pomba Rio Pomba / MG 37 FATEC São Caetano do Sul São Caetano / SP 108 11 Panela Games Butantã / SP 3 TOTAIS 11 (9) 390 58 A partir das informações públicas disponíveis no próprio site do evento;

Mais importante que a quantidade, qualidade dos jogos. O que deu certo? Mais importante que a quantidade, qualidade dos jogos. Isso foi o que mais deu certo em nossa sede!

+ informações em: http://ggjcwb.com Destaques: Aerólitos: a equipe gaúcha que participou usou a GGJ para se entrosar e depois lançou o Toren: https://twitter.com/#!/TorenGame/status/118781074947047424 Pandas Vs Mayas: pessoal da Techfront, colocaram na Intel App Up; Ponto: jogo que foi para a APP Store; Capturados: participou depois do concurso da Kongregate; Extinction of Nerds: um dos jogos mais acessados no mundo, principalmente devido ao tema e o nome. Pessoal do 1º ano; Victimunks / Last Carnivore: experiência de Professor. Alguns dos integrantes participaram da Imagine Cup. Candy End: Estudantes, SBGames, Venceram Festival da GDS; Mnemons: menção honrosa no SXSW; Planetary Plan C: escolhido como um dos 10 melhores jogos do evento pela Gamesauce, que é uma editora parceira da IGDA, a equipe foi para a Alemanha para mostrar seu jogo, com apoio da pós da PUCPR. Torquere e Fedark: equipes com professores, integrados com seus alunos. Todos os jogos estão disponíveis em: http://globalgamejam.org/games + informações em: http://ggjcwb.com

Vantagens de participar e ser sede da GGJ Globalização / integração com pessoas de outros países; Ponta-pé inicial para a união entre equipes; Integração indústria / escola / coletivos indie; Networking / geração de portfolio; Evento apoiado pelo SIG de Educação da IGDA, visibilidade mundial. Globalização: falar de que o pessoal da Miniboss foi para a Alemanha, lá conheceram pessoas de diversas culturas; Ponta-pé: falar do Toren e do Candy End, por exemplo. Integração: falar sobre o comentário dos desenvolvedores de jogos que não esperavam que fossem gerados tanto jogos bons. Networking: serviu de portfolio para mostrar quem realmente faz. Visibilidade mundial: comentar sobre quando se fala que vai participar de um evento da IGDA, o pessoal de fora entende e apoia, exemplo dado pelo Hermann no primeiro encontro da IGDA.

O que mais deu certo? Acesso fácil a comida; Formação de equipes natural; Local amplo e quase único; Wireless; Banho; Conforto; Momentos pitorescos. Colocar as fotos dos momentos pitorescos e passar o video do colega roncando.

Problemas Local quente; Problemas com energia elétrica; Segurança; Senha de rede; Movimentação na hora do deslocamento.

No que podemos melhorar? Mais divulgação dos jogos; Exposição; Livro; Caridade / função social do jogo. Geladeira; Feedback da indústria.

Para que participar? Como justificar a importância do evento O que a jam trouxe de benefício? Indivíduo: testar limites, priorizar, calcular horas / minutos é mais fácil do que dias / meses, conhecer novas ferramentas, saber trabalhar sobre pressão, portfolio, nunca havia feito um game, percebeu o que gosta de fazer, amizades, conhecer bons profissionais e buscar inspiração para melhorar cada vez mais; Equipe: melhorar a sintonia e respeito mútuo, experiência de um projeto completo, contatos, experimentar ideias novas, 100 reais, troca de experiências, vitórias em concursos, aprender a trabalhar com pessoas de diferentes visões; Instituição: visibilidade, apoio ao seu público alvo.