CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
Advertisements

Projeto de Pesquisa Vera Vargas, 2012.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Cinthya Taniguchi Patrícia Lacerda Bellodi Milton de Arruda Martins
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
UTEC – IBURA OFICINA NATALINA
OLÁ, CRIANÇAS. VOCÊS SABEM QUAL É O VALOR MAIS ALTO QUE PODEMOS PAGAR
III Encontro de Boas Práticas
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Simone Braz Ferreira Gontijo
INFORMÁTICA.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Apresentação.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
COMO AÇUCAR.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE.
MOTIVAÇÃO, COMPREENSÃO, APLICAÇÃO, CRIATIVIDADE
PROPOSTAS DE REDAÇÃO 1) A.D. 2) REDAÇÃO. Data de entrega: 25/08/2011 BOM TRABALHO!!!
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
AÇÚCAR.
A c u c a r By Jorge Corrêa.
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
Açúcar.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Inclusão que bicho é esse?
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
Aula 5.
PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 19 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
O VERDADEIRO TESTE VOCACIONAL
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 27 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Professora Adriana Silva 1. Quem sou Eu?  Mestre em Educação pela UNESA  Especialista em Tecnologias aplicadas à Educação  Especialista em Gestão da.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
Conceitos: Mapeando as formas alternativas de não-participação Elaine Toldo Pazello INEP/MEC e FEA-RP/USP.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Deus é Como o Açúcar....
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Oficina Público: Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos, Professores, Responsáveis por TCC, Atividades Complementares e Estágios Objetivo: Oferecer subsídios para a gestão dos cursos e da sala de aula PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. Certa vez um arqueiro experiente convidou seu aluno para assistir a uma demonstração. Ao chegarem diante de uma árvore, o arqueiro pegou ma flor e a colocou em um dos galhos da árvore. Em seguida pegou o arco e flecha e posicionou-se a uma distância de cem passos da árvore. Amarrou uma venda nos olhos e perguntou ao aluno: _ Quantas vezes você já me viu praticar este esporte ? _ Todos os dias _ respondeu o discípulo. _ E sempre o vi acertar na rosa a uma distância de trezentos passos. De olhos vendados, o arqueiro esticou o arco e disparou. A flecha nem sequer atingiu a árvore, passando longe do alvo, a uma distância constrangedora. _ O senhor errou! _ espantou-se o discípulo. _ Achei que queria mostrar o poder da sua experiência! Ao que o arqueiro respondeu: _ Eu lhe dei aqui a lição mais importante sobre o poder do pensamento! Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver. PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quando desejar uma coisa, concentre-se apenas nela. N inguém jamais será capaz de será capaz de atingir um alvo que atingir um alvo que não consegue ver. não consegue ver. PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 PROAI NOSSO ALVO É O ALUNO E SUA APRENDIZAGEM

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 QUEM É O ALUNO? Identificação Escolarização Escolhas Situação relativa a trabalho Como se informa dos acontecimentos Como ocupa seu tempo fora da Universidade Percepção da missão da UniSantos Interesses na Universidade PROAI Perfil sócio-econômico

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 O QUE COMPÕE ESTA CARACTERIZAÇÃO DE ALUNOS? 1.Identificação – Q 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 11 2.Escolarização – Q 3, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 36 3.Escolhas – Q 1, 9,10 4.Interesses na Universidade – Q 26, 27 5.Situação relativa a trabalho – Q 23, 24, 28, 29, 30, 33 6.Como se informa dos acontecimentos – Q 34, 35, 37 7.Como ocupa seu tempo fora da Universidade – Q 28, 32, 35, 38, 39 8.Percepção da missão da UniSantos – Q 40 9.Nivelamento – Q 18, 19, Perfil sócio-econômico – Q 10, 13, 15, 16, 21, 22, 25, 28, 31, 33, 34. PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 Quais as implicações destes dados para o PP do Curso e para os Planos de Ensino? Diante deste aluno, o que é essencial no Curso? Como o Curso e a Universidade podem realizar suas expectativas?

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM CCJSA- DIREITO PROAI Número de alunos matriculados no 1º semestre Número de alunos respondentes % CCJSA , CCJSA , Direito , Direito ,45

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM DIREITO Identificação PROAI ItensRespostas GêneroMasculino36%45% Idade17 a 1966% 20 a 2314%13% Estado civilSolteiro88%86% ResidênciaSantos63%55% São Vicente11%12% Guarujá, Bertioga7%12%

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM DIREITO Escolhas Opções por UniSantos Confiança na qualidade 63%48% Melhor curso de minha escolha 62%68% Oportunidade de bolsa 13%15% Razões da escolha deste curso Preferências pessoais 89%75% Influência da família 18% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM DIREITO Escolaridade Ensino Médio Regular90%81% Escola Privada60%62% Período: diurno72% Grau de instrução do pai Superior44%43% Médio21% Grau de Instrução da mãe Superior44%42% Médio24%25% Outro Curso Superior 12%9% Outros Cursos: Informática 37%24% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM Situação Relativa a Trabalho CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM DIREITO Situação Relativa a Trabalho Tempo Integral24%23% Tempo parcial12%9% Área do Curso12%9% Local Santos23%20% São Vicente2%3% Participação vida econômica da família Trabalha e recebe ajuda20% Trabalha, é responsável pelo seu sustento6%8% Trabalha, é responsável por sustento e contribui para o sustento familiar 10% Trabalha e sustenta família5%3% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 O que esses dados confirmam? O que eles trazem de novo? Que ações concretas podem ser planejadas e realizadas a partir dos dados?

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007 PROAI NOSSO ALVO É O ALUNO E SUA APRENDIZAGEM

Equipe do Programa de Avaliação Institucional (PROAI) da UNISANTOS Profª Maria Angélica Rodrigues Martins (Coord.) Profª Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Profª Maria Regina de Almeida Ribeiro Jacob PROAI