Programa Intel® Educar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

A Grande Corrida do Feijão
Apresentação do Portfólio de Unidade Penny Archer
Estágio de Apoio Docente
Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
Orientação – acesso ambiente virtual
Support.ebsco.com Criação de avisos de revista científica Tutorial.
Apresentando.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2008 Intel Corporation. Todos os.
Padrões de competência em TIC para professores
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Estatística Básica Utilizando o Excel
Emitindo seu Certificado Digital
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
MetaLib - Visão Geral 1º Encontro de Usuários ALEPH 30 Nov. e 1º Dez. de 2006 Caio Pellegatti.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
OSA - Operação de Software e Aplicativos
EBSCOhost Acesso móvel.
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Plataforma de Ensino a Distância
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Microsoft® Lync™ 2010 Treinamento do Representante
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Orientações Gerais.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
HINARI Perguntas Frequentes
Treinamento para Professores
1 © The Spider Team – PMI R.E.P. Global Nº ° Projeto com o Spider CPM - versão2 - Slides por Peter Mello, SpS Contribuições de Marcus Possi,
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Cadastro de Contas a Pagar
Compras – Planejamento de Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Agora que você faz parte da Comunidade da Consocial Virtual você pode acessar materiais para entender mais sobre os temas, participar das discussões e.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Transcrição da apresentação:

Programa Intel® Educar Curso Essencial On-line

Boas Vindas e Apresentações Boas Vindas e Apresentação do Coordenador Local de Educação Boas Vindas e Apresentação do Professor Mediador As apresentações dos professores participantes acontecerão no Módulo 1 Administração Interna e logística <adicione qualquer informação sobre créditos, lanches/almoços e assim por diante relacionados à sua área>

Agenda Análise do Módulo de Orientação Módulo 1 Completo Início do Módulo 3 Preparar-se para a parte On-line Adicione a agenda diária de acordo com seu cronograma.

Parte Presencial do Curso Curso Essencial On-line do Programa Intel ® Educar Modelo de Curso Híbrido para Professores Participantes (PPs) Módulo de Orientação Antes da parte Presencial Parte Presencial do Curso Para Professores Participantes: 12 horas On-line Módulo 3 Módulos 4 - 8 Opção: Integrar o módulo ao primeiro dia da parte presencial do curso Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Atividades 2–8 Fechamento Preparando-se para o Próximo Módulo Todas as atividades Módulo Inteiro Módulo Inteiro Atividade em Dupla Atividade 1: Preparando-se para a parte on-line

Expectativas para o Professor Participante Comparecer durante toda a parte presencial do curso (12 horas) Completar 48 horas de atividades e discussões na parte on-line do curso Seguir o cronograma publicado para completar as ações em cada módulo Participar ativamente em discussões e grupos de trabalho on-line com múltiplas sessões on-line a cada semana Completar um Portfólio de Unidade que integre a tecnologia, que atenda as habilidades de pensamento de altos níveis e alinhe-se com os padrões de conteúdo almejados. Completar uma avaliação on-line do curso

Módulo de Orientação Entre no curso on-line: <inserir URL> Selecione o curso: <inserir nome> Analise o trabalho e o feedback do Módulo de Orientação Como você está se sentindo neste ponto do curso? Reflita sobre as experiências com a aprendizagem on-line Etiqueta de Internet on-line (online netiquette)

Análise da Página do Curso On-line Análise das Funcionalidades da Página Inicial: Salas de Bate-papo Sistemas de Mensagem(será experimentado na primeira atividade do Módulo 1) Perfis Cronograma de Avisos e Atividades Meus Links FAQ Meus Cursos Análise da Estrutura das Abas Aba Fórum—Espaço dos Professores Aba Compartilhar Aba Recursos Aba Meu Trabalho Aba Essencial Aba Wiki do Curso Certifique-se de que os participantes saibam como usar o sistema de mensagens e como acessar os perfis conforme eles precisem disso na primeira atividade do Módulo 1. Eles precisarão saber como usá-lo independentemente.

Visão Geral da Estrutura do Módulo Espaço do Professor Mediador Questões e Objetivos do Módulo Atividade em Dupla Discussão de Práticas Pedagógicas Atividades Fechamento Preparando-se para o Próximo Módulo Mostre estas propriedades dentro do curso.

Vivenciando o Conteúdo Pense sobre o seguinte: Módulo 1 – Ensinando por Meio de Projetos Atividade 1, Etapa 2 Proposições para Discussão na Parte Presencial Vivenciando o Conteúdo Pense sobre o seguinte: Quais tópicos o interessam mais? Quais tópicos serão mais desafiadores para você? Participe em uma discussão com o grupo todo.

Criando uma Pasta de Portfólio Módulo 1: Ensinando por Meio de Projetos Atividade 1, Etapa 3 Guia de Atividades Práticas em Tecnologia e CD de Recursos Criando uma Pasta de Portfólio Introduzindo o Guia de Atividades Práticas em Tecnologia Intel® Educação Recurso inclui orientações passo a passo de como completar as habilidades técnicas Oferece instruções técnicas para Microsoft Office 2000*, XP* e 2003* Microsoft Office 2004 para Macintosh* Oferece suporte para vários sistemas operacionais Microsoft Windows 2000* e XP* Macintosh OS X 10.4.X* Localize outros recursos no CD e Aba Recursos

Discussão sobre o Modelo do Plano de Unidade Módulo 1: Ensinando por Meio de Projetos Atividade 1, Etapa 4 Proposições para a Discussão na parte Presencial Discussão sobre o Modelo do Plano de Unidade Quais perguntas você faria sobre a estrutura ou conteúdos do modelo? Quais são as vantagens e desafios de usar o modelo?

Módulo 1: Ensinando por Meio de Projetos Atividade 3, Etapa 2 Demonstração de Múltiplas Janelas Como você pode abrir, redimensionar e visualizar múltiplas janelas no ambiente on-line? Certifique-se de clicar no botão Enviar a qualquer momento que você tiver terminado de incluir uma informação.

Pesquisando a Aprendizagem Baseada em Projeto Módulo 1: Ensinando por Meio de Projetos Atividade 4, Etapa 2 Etiquetamento e Marcação Social Pesquisando a Aprendizagem Baseada em Projeto Inscreva-se para um site de etiquetamento/ marcação on-line Inscreva-se para uma conta em: [inclua a URL, assim como www.diigo.com] Exemplo de instruções: Vá para Minhas Ferramentas. Clique com o botão direito no ícone Diigolet no seu menu de navegação. Para o Internet Explorer*: Adicione aos favoritos… Coloque na pasta Links . Para o Mozilla Firefox*: Bookmark este Link… Coloque na Pasta Bookmarks. Use a ferramenta de marcação diigolet para destacar, marcar, adicionar anotações e encaminhar seus web sites favoritos. Embora o diigo seja um site recomendado, você pode editar esta página para dar instruções para usar outro web site de etiquetamento/ marcação. Uma lista de sites está disponível em Recursos > Colaboração. Você também pode precisar editar estas instruções se seus professores estiverem usando um navegador diferente dos listados acima.

Feedback do Módulo 1 Que perguntas você tem sobre nossa aula ou seu blog individual? O que você acha de sua experiência de aprendizagem híbrida (parte presencial, parte on-line), até agora? Comentários Positivos Dúvidas Perguntas Seu nível de conforto com o curso até agora

Planejamento e Estrutura do Curso Onde Nós Estávamos Módulo de Orientação Tópicos: Planejamento e Estrutura do Curso Atividades Chave: Explore o cronograma do curso e as propriedades do curso Verifique os aplicativos de software disponíveis Complete um perfil on-line e aprenda sobre a comunidade do curso Analise um exemplo de plano de unidade e desenvolva as idéias de tópicos para seu próprio plano de unidade Participe de uma discussão usando o Blog do Curso Complete o Questionário de Pesquisa da Orientação

Módulo 1: Ensinando por Meio de Projetos Onde Nós Estávamos Módulo 1: Ensinando por Meio de Projetos Tópicos: Aprendizagem Baseada em Projetos e Planejamento de Unidade Atividades Chave: Analise os componentes do portfólio Crie uma publicação sobre projetos Identifique as habilidades do século XXI para sua unidade Desenvolva as idéias de unidade iniciais Reflita sobre a aprendizagem em seu blog Não leia tudo no slide. Destaque alguns de cada módulo. Os Participantes podem ler mais detalhadamente sozinhos.

Módulo 2: Planejando Minha Unidade Onde nós Estamos Atividades chave: Identifique os conteúdos para sua unidade Crie objetivos de aprendizagem Crie Questões Estruturais de Currículo Pesquise estratégias efetivas de avaliação Esboce uma linha do tempo de avaliação Crie uma avaliação para levantar as necessidades dos alunos Crie uma Apresentação do Portfólio de Unidade Reflita sobre a aprendizagem em seu blog Tópicos: Questões Estruturais de Currículo e avaliação centrada no aluno Módulo 2: Planejando Minha Unidade

Onde Estamos Indo Presencial Módulo 3: Fazendo Conexões Duas atividades durante a parte presencial On-line Complete as atividades on-line restantes Módulo 4: Criando Exemplos para Aprendizagem Resultados do Projeto sob a perspectiva de um aluno Módulo 5: Avaliando Projetos dos Alunos Avaliação Formativa e Somativa Módulo 6: Planejando o Sucesso do Aluno Suporte e auto-orientação do Aluno Módulo 7: Mediando por meio da Tecnologia Professor como um mediador Módulo 8: Demonstrando os Portfolios de Unidade Compartilhando a aprendizagem

O que planejamento ao inverso significa para você? Módulo 2: Planejando Minha Unidade Atividade 1 Atendendo os Parâmetros Curriculares O que planejamento ao inverso significa para você? Como os parâmetros educacionais estão abordando a aprendizagem do século XXI?

Inscreva-se para o Web site colaborativo on-line Módulo 2: Planejando Minha Unidade Atividade 2 Etapa 1: Questões Estruturais de Currículo Inscreva-se para o Web site colaborativo on-line <http://docs.google.com/> Que novas opiniões você tem depois de trabalhar com as Questões Estruturais de Currículo? Quais foram os benefícios e desafios de usar o web site colaborativo on-line?

Discuta planos iniciais e propósitos para suas avaliações Módulo 2: Planejando Minha Unidade Atividade 4 Etapa 2: Planejando Minha Avaliação Discuta planos iniciais e propósitos para suas avaliações Que tipo de informação você precisa levantar de seus alunos para melhor entender suas necessidades de aprendizagem? Como você as levantará? Como sua Questão Essencial e as de Unidade podem ser usadas para levantar as necessidades dos alunos? De que maneiras você pode reunir informações sobre o raciocínio em níveis avançados de seus alunos e as habilidades do século XXI relacionadas a esta unidade? Como você usará as informações que você levantou?

Módulo 2: Planejando Minha Unidade Atividade 6 Prática Pedagógica Entre no grupo ao qual você pertence. Anote a questão atribuída a seu grupo: Como eu garanto que os alunos atendam os conteúdos — e atendam um número suficiente deles para fazer o esforço valer a pena — em atividades e projetos de final aberto? Se os alunos são responsáveis por sua própria aprendizagem, como nós teremos certeza de que eles aprenderam o que é importante? Como eu garanto que os alunos assumam suas responsabilidades quando trabalham em grupos?

Feedback sobre o Módulo 2 Que perguntas você tem sobre nossa aula ou seu blog individual? O que você acha de sua experiência com a aprendizagem híbrida até agora? Comentários Positivos Dúvidas Perguntas Seu nível de conforto com o curso até agora

Planejamento e estrutura do curso Onde Nós Estávamos Módulo de Orientação Tópicos: Planejamento e estrutura do curso Atividades Chave: Explore o cronograma e as propriedades do curso Verifique os aplicativos de software disponíveis Complete um perfil on-line e aprenda sobre a comunidade do curso Analise um exemplo de plano de unidade e desenvolva as idéias de tópicos para seu próprio plano de unidade Participe em uma discussão usando o blog do curso Complete o Questionário de Pesquisa do Módulo de Orientação

Módulo 1: Ensinando por Meio de Projetos Onde Nós Estávamos Módulo 1: Ensinando por Meio de Projetos Tópicos: Aprendizagem baseada em Projetos e Planejamento de Unidade Atividades chave: Analise os componentes do portfólio Crie uma publicação sobre projetos Identifique as habilidades do século XXI para sua unidade Desenvolva as idéias de unidade iniciais Reflita sobre a aprendizagem em seu blog Não leia tudo no slide. Destaque alguns em cada módulo. Os participantes podem ler mais detalhadamente sozinhos.

Módulo 2: Planejando Minha Unidade Onde Nós Estávamos Atividades chave: Identifique os parâmetros curriculares para sua unidade Crie objetivos de aprendizagem Crie Questões Estruturais de Currículo Pesquise as estratégias de avaliação efetivas Esboce a Linha do Tempo de Avaliação Crie uma avaliação para levantar as necessidades dos alunos Crie uma Apresentação do Portfólio de Unidade Reflita sobre a aprendizagem em seu blog Tópicos: Questões Estruturais de Currículo e avaliação centrada no aluno Módulo 2: Planejando Minha Unidade

Módulo 3: Fazendo Conexões Onde Nós Estamos Atividades Chave: Atividade em Dupla Preparar-se para o curso on-line O resto das atividades é concluído após a parte presencial Tópicos: A Internet para dar suporte ao ensino aprendizagem Módulo 3: Fazendo Conexões

Onde Nós Estamos Indo—On-line Módulo 3: Fazendo Conexões Terminar on-line Módulo 4: Criando Exemplos para Aprendizagem Resultados de um Projeto sob a Perspectiva de um Aluno Módulo 5: Avaliando Projetos do Aluno Avaliação Formativa e Somativa Módulo 6: Planejando o Sucesso do Aluno Suporte e auto-direcionamento do aluno Módulo 7: Mediando por meio da Tecnologia Professor como mediador Módulo 8: Demonstrando Portfolios de Unidade Compartilhando a Aprendizagem

Leia os Avisos para obter informações importantes Módulo 3: Fazendo Conexões Atividade 1 Mudando para completar o Curso On-line Leia os Avisos para obter informações importantes Leia o Espaço do Professor Mediador para ver as atividades primeiro Verifique o cronograma do curso Use a Lista de Verificação da Discussão para avaliar suas respostas para discussão Complete o Questionário de Pesquisa de Final de Módulo e Progresso de Curso Inscreva-se em Avaliando Projetos: http://educate.intel.com/en/assessingprojects/ Planeje um cronograma Comece com este slide depois da última atividade on-line.

Feedback de Final de Curso Comentários positivos Dúvidas Perguntas Seu nível de conforto com o curso até agora

Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros.

Apoio Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outras marcas e nomes podem ser declarados de propriedade de terceiros.

Introduzindo o Curso Essencial On-line do Programa Intel® Educar O Objetivo de Nosso Curso Ajudar os professores a usar o poder da tecnologia do computador para estimular a imaginação do aluno e finalmente conduzir os alunos a uma maior aprendizagem. No decorrer do curso, você se depara com perguntas questionando como seus alunos podem usar o computador da melhor forma para aprimorar a aprendizagem. A questão direcionadora para o curso inteiro é: Como a tecnologia pode ser usada mais efetivamente para dar suporte e avaliar a aprendizagem do aluno? Nosso Objetivo para Você A criação de um Portfólio de Unidade que você possa implementar em sua sala de aula— uma unidade que permite que você aumente o nível de excelência em sua sala de aula e cumpra importantes objetivos de aprendizagem e habilidades do século XXI

Considerando Meu Papel Como um Desenvolvedor de Currículo Durante este curso, você planeja e desenvolve recursos para uma unidade de estudo que você ensina. A unidade pode variar em duração de algumas semanas a vários meses, mas ela deve englobar uma área chave de estudo em seu currículo. Seu Portfólio de Unidade é desenvolvido no decorrer dos oito módulos do curso.