O nome já diz tudo: foto-grafia. Foto quer dizer luz, e grafia é a escrita da luz. Fotografar é escrever com luz! Sem luz não é possível fazer fotos.
Podemos dividir entre luzes naturais, que existem na natureza, e artificiais, criadas pela tecnologia. Luzes naturais: - Luz do Sol e das estrelas; - Lua - que reflete a luz do sol para nós a noite; - Fogo; E muitas outras, como raio do trovão Luzes artificiais: - Luzes fluorescentes e incandescentes (lâmpadas usadas dentro de casa); - Luz de flash (luz gerada pela própria câmera); - E muitas outras como luz de lanterna, de led, de fogos de artifício, etc.
A fotografia não é a obra final de um único criador A fotografia não é a obra final de um único criador.Ao longo da história, diversas pessoas foram agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia como a conhecemos. O mais antigo destes conceitos foi o da CÂMERA ESCURA.
O Filme fotográfico é constituído por uma base plástica sobre a qual é depositada uma emulsão fotográfica. Esta é formada por uma fina camada de gelatina que contém cristais de sais de prata sensíveis à luz que chega a ela através da lente da câmera. Os sais de prata podem ser mais ou menos sensíveis à luz. Então, há filmes que exigem maior quantidade de luz para registrar as imagens. Outros permitem o captação com menos luz. A essa propriedade dá-se o nome de sensibilidade.
Para que essa luz fique registrada, precisamos dos sensores digitais para armazená-las. São peças eletrônicas sensíveis a luz que guardam a imagem fotografada, convertendo a luz em sinais eletrônicos que por sua vez são convertidos em imagens.
Mas nem sempre registramos a fonte de luz, e sim o reflexo dela sobre as coisas que queremos fotografar.
Cada fotografia é única, tem identidade própria, e carrega com ela uma série de significações, narrativas e sentidos, determinados não apenas pelo tema fotografado, mas também pela forma como foi fotografado, e o dos elementos que compões esta imagem. Assim como em um quadro o pintor utiliza de determinada técnica, tinta, pincelada etc, também a foto pode ser destrinchada em itens, para iniciarmos uma leitura de imagem. Ao se analisar ou produzir uma imagem podemos identificar uma série de variáveis que dão sentido a ela, o que chamamos de elementos de linguagem.
Quanto ao distanciamento da câmara em relação ao objeto fotografado, levando-se em conta a organização dos elementos internos do enquadramento, verifica- se que a distinção entre os planos não é somente uma diferença formal, cada um possui uma capacidade narrativa.
GRANDE PLANO GERAL: Mostra uma paisagem ou um cenário completo. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.
PLANO GERAL: Neste enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro; divide, assim, o espaço com o sujeito. Existe aqui uma integração entre eles.
PLANO MÉDIO: Mostra um trecho de um ambiente, em geral com pelo menos um personagem em quadro.
PLANO AMERICANO: Mostra um único personagem enquadrado não de corpo inteiro (da cabeça até a cintura, ou até o joelho).
PRIMEIRO PLANO: Mostra um único personagem em enquadramento mais fechado que o plano americano (em muitas situações, o primeiro plano é considerado sinônimo de close-up).
PLANO DETALHE: Mostra uma parte do corpo de um personagem ou apenas um objeto.
William Eugene Smith (1918 – 1978)
Por: Romain Laurent
Por: Erwin Olaf
Por: Erwin Olaf
Por: Clare Richardson
Por: Matthieu Palley
Por: Sandra Marroig
Por: Francesco Carrozzini
Por: Martin Parr
Por: Patrick Zachmann
All by Carli Davidson
Por: Paolo Remedy
Por: Liu Bolin
Por: Julian Wolkenstein
Por: Nachoban
Por: Chad Choombs
Por: Torkil Gudnason
Por: Dina Goldstein
Por: Dina Goldstein
Por: Annie Leibovitz
Por: Annie Leibovitz
Por: Roeland Verhallen
Por: Roeland Verhallen
Por: Susan Bein
Por: Philippe Hausman
Por: Allan Jenkins
Por: Bernd Kleinheisterkamp
Por: Cindy Sherman
Por: David Prifti
Por: Deborah Paauwe
Por: Dawin Meckel
Por: Manjari Sharma
Por: Sarah Rose Smiley
Por: Iwase Yoshiyuki
Por: Iwase Yoshiyuki
Por: Toshio Enomoto
Por: Toshio Enomoto
Por: Filipa Magalhães
Por: Filipa Magalhães
Por: Filipa Magalhães
Por: Jack Delano
Por: Gregor Collienne
Por: Nicolas Fontas
Por: Nicolas Fontas
Por: Graham Miller
Por: Ari Gabel
Por: Richard Nagler
Por: Mika Ninagawa
Por: Greg Lotus
Por: Edith Maybin
Por: Lillian Bassman
Por: Lynn Geesaman
Por: Lynn Geesaman
Por: Robert and Shana Parkeharrison