EVOLUÇÃO DA DOUTRINA DE EMPREGO DA FORÇA TERRESTRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO Sec XIX CONCLUSÃO Doutrina DELTA Grandes Guerras Mundiais
Advertisements

REUNIÃO DE CONTRATO DE OBJETIVOS DOUTRINÁRIOS
HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
O IMPERIALISMO.
A Guerra Fria.
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
UNA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTURAS DE PODER (LIBERALISMO) PROF.
BIOGEOGRAFIA Profª Marisa Dionísio.
EMPREENDEDORISMO.
Metodologia do Trabalho Científico
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
PROJETO DE PESQUISA Vidas Secas – Uma leitura histórica
América Anglo-Saxônica: paisagens naturais e atividades econômicas
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO JAPONÊS OBJETIVOS.
Modernismo A Arte Moderna de 1900 a 1950.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA Nelson Suga 2011
Evolução nas ùltimas décadas
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE GESTÃO E
Bioética e malformações congênitas
Introdução ao Estudo da História
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
História da informação
A crise da razão.
Instituições DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
PROF. DAVI SOLONCA Curso de Ciência da Computação Unisul
Conceituação de História
O ESTADO, A SOCIEDADE E A MOBILIZAÇÃO MILITAR
Geografia O ensino da geografia uma breve fundamentação teórica
Logística Empresarial
Cap 02 - Antecedentes Históricos da Administração
O urbanismo.
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Mudanças climáticas e evolução do Homem
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
DIREITO ECONOMICO Polis POLITICA DIREITO ESTADO MONOPOLIZADOR
ERGONOMIA.
A EVOLUÇÃO RECENTE DA INDÚSTRIA METALMECÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2001/2005. Maria Fernanda Cavalieri de Lima Santin Porto Alegre, 26 de maio de 2006.
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
INTRODUÇÃO.
Estratégia – considerações iniciais
Administração Científica
V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Projeto Ciência Arte e Magia A evolução dos computadores Soares, R. C. ; Dores, J. L. R. ; Paixão, C. M. A. Centro Avançado de Ciência – Instituto de Biologia.
Aula 01 Prof. Adriana M. Martins
O. S. M ORGANIZAÇÃO SISTEMA E METODOS
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
Profª. Ivna Herbênia Souza
DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho.
Vigilância Sanitária.
IDEAL CIENTÍFICO Distinção entre sujeito e objeto – objetividade científica Método: definir ou construir o objeto, controlar a invetigação Análise e síntese.
Profª Helenice Rodrigues Reis, M. Sc. Curso: Adm. Projetos e Empreendimentos Turísticos - Disc: Teorias Organizacionais Introdução à Administração Administração:
Psicologia e Saúde Pública Profª. Lédice L. Oliveira
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
COTER Será passado um filmete institucional do COTER.
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
Centro de Doutrina do Exército
Centro de Doutrina do Exército
Complexo e multideterminado
O que é Sociologia?.
As idéias básicas do Positivismo:
Estudos Prospectivos, experimentais, de grupo de sujeito único.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Introdução à Gestão Organizacional
4. Qualquer pessoa pode adquirir esse produto/objeto/equipamento atualmente e como era a aquisição no passado na época de sua descoberta e ou invenção,
GUERRA.
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO DA DOUTRINA DE EMPREGO DA FORÇA TERRESTRE ASSUNTO EVOLUÇÃO DA DOUTRINA DE EMPREGO DA FORÇA TERRESTRE Tem Cel Paixão - 2005

OBJETIVO Sintetizar a influência das diversas guerras, ocorridas a partir do século XIX, sobre a evolução da doutrina militar terrestre brasileira. A História do Brasil é marcada por diversos eventos de natureza militar que tiveram influência importante na formação e consolidação de uma doutrina militar brasileira. As lutas ocorridas durante a expansão territorial e na preservação da unidade nacional revelaram um traço básico de nossa doutrina, não teorizada na época, mas consolidada no pensamento dos nossos guerreiros : "Combater o inimigo ofensivamente, o mais longe possível, pela Fé e pelo Brasil". Embora a pedra fundamental do Exército Brasileiro tenha sido lançada em Guararapes, pode-se dizer que foi Duque de Caxias que estabeleceu e ampliou o alicerce da sua doutrina militar terrestre, principalmente a partir da guerra da Tríplice Aliança. Portanto, este estudo da evolução da doutrina militar terrestre será feito à luz dos eventos militares mais significativos, desde a Guerra do Paraguai até nossos dias, que o Brasil tomou parte diretamente ou apenas acompanhou à distância, e irá seguir o seguinte sumário:

INTRODUÇÃO Sec XIX CONCLUSÃO Grandes Guerras Mundiais Doutrina DELTA GOLFO I e II Décadas 1950 a 1980

DA HUMANIDADE QUE NOS PERMITE RECONSTITUIR A HISTÓRIA DA DOUTRINA HISTÓRIA MILITAR É A PARTE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE QUE NOS PERMITE RECONSTITUIR A HISTÓRIA DA DOUTRINA MILITAR. DOUTRINA MILITAR É O CONJUNTO DE CONCEITOS, PRINCÍPIOS, NORMAS, MÉTODOS, PROCESSOS E VALORES, QUE TEM POR FINALIDADE ESTABELECER AS BASES PARA A ORGANIZAÇÃO, PREPARO E EMPREGO DAS FORÇAS ARMADAS. Ao falar sobre a evolução da doutrina, obrigatoriamente falaremos sobre a história militar, ou seja, a história das guerras, que se confunde com a própria história do mundo. São conceitos muito interligados, portanto cabe aqui definí-los: LER O SLIDE

DOUTRINA MILITAR TERRESTRE DEFINIÇÃO ORGANIZADA EQUIPADA INSTRUÍDA PREPARO CIÊNCIA DA GUERRA MAS O QUE É A DOUTRINA MILITAR TERRESTRE? São os princípios pelos quais a FT é organizada, equipada, instruída, preparada, empregada e desenvolvida suas forças morais de guerra. A Doutrina Militar se desenvolve em dois grandes campos, interdependentes: PREPARO E EMPREGO O Preparo é a "Ciência da Guerra" e compreende a organização, o equipamento, a instrução e o desenvolvimento das forças morais das tropas. O Emprego é a própria "Arte da Guerra". Desnecessário dizer que a evolução da ciência da guerra determina a dinâmica da sua arte. A evolução da Doutrina Militar é um processo pragmático, baseado no saldo de experiências e do trabalho de imaginação de novos meios. É delineada para uma época e sua evolução decorre do progresso da ciência, da tecnologia, do surgimento de novos recursos e das mudanças na política de segurança nacional. EMPREGADA EMPREGO ARTE DA GUERRA FORÇAS MORAIS

EVOLUÇÃO DA DOUTRINA Processo Pragmático Experiências + imaginação de novos meios Delineada para uma época Decorrência de: - Progresso da ciência - Da tecnologia - Surgimento de novos recursos - Mudanças na Pol Seg Nac A + 30 A

O Mar Castelo Branco já afirmava: “a doutrina militar vem de uma realidade passada para orientar uma realidade futura”. Portanto, é na pesquisa da arte da guerra, produto nobre da história militar, que poderemos imprimir uma característica nacional à doutrina do Exército, ajudando a construir o exército do futuro.

AS FORÇAS ARMADAS DE TODOS OS PAÍSES ESTUDAM A HISTÓRIA MILITAR SOB OS ENFOQUES DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA ARTE DA GUERRA. AO ASSIM PROCEDEREM VISAM DELAS EXTRAIR ENSINAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE SEUS INTEGRANTES E SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS DOUTRINAS VEJAM OS SENHORES ESTE PENSAMENTO DO GEN FRANCÊS FOCH........ E O SEGUINTE, DE NAPOLEÃO.