O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de diapositivos, com cores, imagens e objectos de outras aplicações, podendo também ser utilizado.

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Transcrição da apresentação:

O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de diapositivos, com cores, imagens e objectos de outras aplicações, podendo também ser utilizado para a elaboração de acetatos / folhetos, com uma apresentação sofisticada e profissional. Uma das principais potencialidades é a possibilidade de associar um conjunto de diapositivos, transformando-os numa apresentação à qual podemos associar som e movimento.

Aprender a trabalhar com o Microsoft PowerPoint CRIAR UMA APRESENTAÇÃO TRABALHAR NUMA APRESENTAÇÃO ADICIONAR E MODIFICAR TEXTO APLICAR E MODIFICAR MODELOS UTILIZAR UM ESQUEMA DE CORES DESENHAR E MODIFICAR OS OBJECTOS INSERIR INFORMAÇÃO NO POWERPOINT CRIAR E EDITAR UM GRÁFICO IMPRIMIR UMA APRESENTAÇÃO CRIAR UM A APRESENTAÇÃO DE DIAPOSITIVOS CRIAR UMA APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA

Iniciar o PowerPoint 1 Na barra de tarefas, clique no botão Iniciar. 2 No menu Iniciar, aponte Programas. Surge o menu Programas, que apresenta todos os programas existentes no disco rígido, incluindo o Microsoft PowerPoint. 3 Clique no ícone do Microsoft PowerPoint para iniciar o programa.

Conhecer a caixa de diálogo inicial do PowerPoint Quando inicia o PowerPoint, surge uma caixa de diálogo inicial do programa. Esta contém quatro opções para iniciar a sessão do PowerPoint. Para iniciar a sessão do PowerPoint, seleccione uma das quatro opções da caixa de diálogo inicial, que lhe permitem criar uma nova apresentação ou abrir uma apresentação já existente. A tabela que se segue descreve as opções disponíveis.

Seleccione Para Criar uma nova apresentação utilizando o Assistente de conteúdo automático, que pede um título e informação sobre a apresentação. O PowerPoint apresenta um esquema para organizar o conteúdo numa apresentação profissional. Criar uma nova apresentação com base num modelo de apresentação, que é uma apresentação com cores de dispositivos e estilos de texto predefinidos.surge uma caixa de diálogo Nova apresentação, onde pode escolher um modelo. Criar uma nova apresentação em branco. Surge a caixa de diálogo Novo diapositivo, com 24 esquemas de diapositivos à escolha. Abrir uma apresentação existente em PowerPoint. Surge uma lista de ficheiros recentemente abertos.

O PowerPoint é acompanhado de várias barras de ferramentas predefinidas, com botões que podem ajudar a economizar algum tempo e esforço. As barras de ferramentas que aparecem dependem da vista activa. Na vista Normal, por exemplo, pode ver três barras de ferramentas predefinidas: Padrão, Formatação e Desenho. Existe também os botões de visualização. As barras de ferramentas Padrão e Formatação encontram-se uma linha abaixo da barra de menus. Se pretender pode personalizar estas barras, de forma a que cada uma das barras esteja numa linha individual. Se deixar estas barras só numa linha, estas ajustam-se automaticamente.

Barra de Padrão Inserir gráfico Aplicar modelo de apresentação Inserir ClipArt Ver a preto e branco Novo diapositivo Colar Esquema de diapositivo Copiar Inserir folha de cálculo do Excel Cortar Inserir tabela do WinWord Assistente do Office Ortografia Barra de ferramentas da Web Imprimir Hiperligação Guarda Repetir informação Anular mover objecto Abre a lista de apresentações Zoom Pincel de formatação Cria uma nova apresentação, com novo diapositivo

Alinhamento à esquerda Aumentar o espaçamento entre parágrafos Barra de Formatação Diminuir o espaçamento entre parágrafos Efeitos de animação Marcas Alinhamento à direita Centrar Diminuir nível Alinhamento à esquerda Aumentar nível Diminuir tamanho do tipo de letra Sombra Sublinhado Aumentar tamanho do tipo de letra Itálico Tipo de letra Negrito Tamanho de letra

Barra de Desenho Estilo de linha Estilo de tracejado Cor tipo de letra Cor linha 3D Cor preenchimento Inserir WordArt Sombra Caixa de texto Insere uma forma oval Estilo de seta Insere um rectângulo Desenha uma seta Roda os objectos Abre um menu Abre um menu Desenha uma linha

Botões de visualização Apresentação de diapositivos Vista de página de notas Vista de organização de diapositivos Vista de destaques Vista dos diapositivos

Navegar numa apresentação Pode navegar na apresentação de várias formas. Pode clicar nas setas de deslocamento para avançar linha a linha, clicar nas caixas de deslocamento para passar de janela em janela ou arrastar a caixa de deslocamento para ir directamente para um determinado diapositivo. Nos painéis Diapositivo ou Notas, pode clicar nos botões Diapositivo seguinte e Dispositivo anterior, localizados na parte inferior da barra de deslocamento vertical. Pode também premir as teclas Page Up ou Page Down, para deslocar-se janela a janela.

Barra de deslocamento horizontal Deslocar-se no painel Destaques Para deslocar-se no painel Destaques, utilize as barras de deslocamento Seta de deslocamento para cima Caixa de deslocamento Barra de deslocamento vertical Seta de deslocamento para baixo Seta de deslocamento para a direita Seta de deslocamento para a esquerda Barra de deslocamento horizontal

Deslocar-se diapositivo a diapositivo no painel Diapositivo Para deslocar-se diapositivo a diapositivo no painel Diapositivo e na vista dos diapositivos, pode utilizar as barras de deslocamento ou os botões Diapositivo seguinte e Diapositivo anterior. Caixa de deslocamento Botão de diapositivo anterior Botão de diapositivo posterior

Alterar o texto no painel Destaques No painel Destaques, desloque a caixa de deslocamento para o diapositivo pretendido e coloque o ponteiro (que se transforma em ponteiro I); Clique duas vezes, para seleccionar o texto ; Escreva o texto pretendido;

Uma característica útil do PowerPoint é o comando ANULAR, na barra de ferramentas Padrão ou no menu Editar, que anula até 20 acções imediatamente precedentes. Se decidir que afinal ANULAR não faz exactamente o que pretendia, clique no botão REFAZER, para repor a acção anulada.

No painel Diapositivo, trabalha num diapositivo de cada vez. Alterar e editar o texto no painel Diapositivo No painel Diapositivo, trabalha num diapositivo de cada vez. Alterar texto no painel Adicionar texto no painel  Coloque o ponteiro sobre o texto e clique para seleccionar;  O texto é rodeado por um rectângulo, designado por caixa de selecção;  Escreva o novo texto;  Coloque o ponteiro sobre o texto e clique para seleccionar;  O texto é rodeado por um rectângulo, designado por caixa de selecção;  Escreva no local pretendido o texto;

Alterar vistas de apresentação Os botões de vistas, na parte inferior da janela de apresentação, permitem alterar entre diferentes vistas. Estes comandos estão também disponíveis no menu Ver, excepto os comandos de Vista dos diapositivos e Destaques. Não existe qualquer botão para passar para a Vista Página de notas, para o que tem de utilizar o comando do menu Ver. Pode mudar para a Vista dos diapositivos e analisar mais pormenorizadamente o diapositivo que acabou de ler.

Pré-visualizar diapositivos na vista Organização de diapositivos Outra forma para visualizar uma apresentação é utilizando a vista Organização de diapositivos, que permite visualizar toda a apresentação como miniaturas de diapositivos, como se estivesse a ver diapositivos de fotografias. Nesta vista pode tal como na vista Destaques, pode facilmente reordenar os diapositivos da apresentação. Para voltar rapidamente à vista anterior, clique duas vezes numa miniatura de diapositivo, para ver o diapositivo respectivo.

Guardar uma apresentação O trabalho apresentado e realizado até agora está apenas armazenado na memória temporária do computador. Para guardá-lo, tem de atribuir um nome à apresentação e armazená-lo no disco rígido. Da primeira vez que guarda uma apresentação, surge uma caixa de diálogo Guardar Como, quando selecciona o comando Guardar. Após ter atribuído um nome à apresentação, basta clicar no botão Guardar da barra de ferramentas ou seleccionar Guardar do menu Ficheiro,para guardar as alterações efectuadas na apresentação.

TRABALHAR NUMA APRESENTAÇÃO  Iniciar uma nova apresentação utilizando modelos de apresentação  Introduzir texto no painel Diapositivo  Criar um novo diapositivo  Editar texto na vista normal  Utilizar a vista Página de notas  Inserir diapositivos de outras apresentações  Reorganizar diapositivos na vista Organização de diapositivos  Mostrar os diapositivos na vista Apresentação de diapositivos

Iniciar uma nova apresentação utilizando modelos de apresentação No PowerPoint, para além de iniciar uma apresentação com texto do Assistente de conteúdo automático, pode também, iniciar uma nova apresentação sem qualquer texto fornecido pelo PowerPoint. Pode seleccionar um esquema pré-formatado ou em branco. Pode escolher um esquema diferente para cada diapositivo.

Para iniciar uma nova apresentação utilize o comando Novo do menu Ficheiro. Surge a caixa de diálogo Nova Apresentação, para que possa escolher um modelo Para iniciar uma nova apresentação pode utilizar o botão Novo da barra de ferramentas.

Surge a caixa de diálogo Novo diapositivo, quer utilizando o botão da barra de ferramentas, quer utilizando o comando Novo do menu Ficheiro. Seleccione o esquema pretendido. 1 2 Clique no botão OK. O diapositivo aparece na janela de apresentação 3

Introduzir texto no painel Diapositivo 1 Clique no botão caixa de texto pertencente à barra de desenho Uma caixa de selecção rodeia o marcador de posição, indicando que está pronto para introduzir texto 2 3 Escreva o texto pretendido e pode formatá-lo. 4 Escolha o posição onde quer o texto.

Criar um novo diapositivo 1 Na barra de ferramentas Padrão, clique no botão Novo diapositivo. Surge a caixa de diálogo Novo diapositivo. Clique no botão OK, para utilizar o esquema automático predefinido. 2 É adicionado um novo diapositivo vazio a seguir ao diapositivo actual, no painel Diapositivos, e é criado um novo ícone de diapositivo no painel Destaques. A barra de estado apresenta a mensagem “Diapositivo 2 de 2”. 3

Editar texto na vista Normal Após ter criado diapositivos e introduzido o texto, pode facilmente modificar o texto de apresentação. Pode inserir texto em qualquer parte nos painéis Destaques e Diapositivos. Se pretender editar editar texto, primeiro tem de seleccioná-lo. Pode seleccionar caracteres individuais, frases, texto de parágrafo ou de título, nos dois painéis. Quando o texto está seleccionado, pode substituí-lo ou reorganizá-lo.

Utilizar a vista Página de Notas 1 No menu Ver, clique em Página de notas. A vista Página de notas aparece e ocupa aproximadamente 33% de grande parte dos ecrãs, para mostrar a totalidade da página. A escala de vista pode variar, de acordo com as dimensões do monitor.

Inserir diapositivos de outras apresentações Pode poupar tempo a criar uma apresentação, se recorrer a trabalho já efectuado por si ou por um colaborador. Quando insere diapositivos de outra apresentação, estes ficam com a mesma cor e modelo dos da actual, não sendo necessárias quaisquer alterações.

1 2 3 Para inserir diapositivos na apresentação: No menu Inserir, clique em Diapositivos a partir de ficheiros. Surge a caixa de diálogo Localizador de diapositivos. 2 Clique no botão procurar para encontrar a apresentação pretendida. Depois clique nos diapositivos que pretender, e clique no botão Inserir e no botão Fechar. 3

Reorganizar diapositivos na vista Organização de diapositivos Após copiar os diapositivos de uma apresentação para a apresentação actual, pode reorganizar os diapositivos, para transmitir mais eficientemente as suas ideias. Na vista Organização de diapositivos, pode arrastar um ou mais diapositivos de um local para outro. 1 Clique no diapositivo que quer mover. 2 Ao clicar no rato o ponteiro transforma-se em ponteiro de arrastamento, quando começa a arrastar. Liberta o rato quando o diapositivo estiver no local pretendido. 3 Clique no diapositivo movido para ele voltar para a vista Normal. 4 No final devem-se guardar as alterações.

Mostrar os diapositivos na vista Apresentação de diapositivos Após ter guardado a apresentação, reveja os diapositivos, para apreciar a forma e a sequência. Pode fazer-se facilmente na vista Apresentação de diapositivo, que apresenta os diapositivos utilizando todo o ecrã. 1 Certifique-se de que o diapositivo 1 aparece no painel Diapositivo. 2 Clique no botão Apresentação de diapositivos. 3 Clique no botão do rato para avançar para diapositivo seguinte. 4 Quando alcança o último diapositivo da apresentação, o PowerPoint volta para avista anterior

INSERIR INFORMAÇÃO NO POWERPOINT Inserir imagens do ClipArt.  Inserir e editar uma tabela do Microsoft Word.  Inserir e editar um gráfico do Microsoft Excel.  Inserir e modificar uma imagem e formatar em Word Art.

Inserir imagens de ClipArt Para inserir uma imagem do ClipArt, basta clicar no menu Inserir e na opção imagem - ClipArt. No fim de aparecer a caixa do ClipArt basta escolher a imagem pretendida e clicar no botão Inserir. Exemplo

Inserir e editar uma tabela do Microsoft Word Por vezes, é conveniente apresentar a informação em forma de tabela. Pode criar e formatar uma tabela no PowerPoint. Para isso basta: 1 Criar a tabela no Microsoft Word. Depois deve seleccionar a tabela, clicar na opção Copiar abrir a apresentação do PowerPoint e clicar na opção Colar. Para editar a tabela basta clicar duas vezes sobre ela que esta abre a aplicação na qual foi originalmente criada, podendo depois formatá-la.

Inserir e editar um gráfico do Microsoft Excel Pode criar e formatar um gráfico no PowerPoint. Para isso basta: 1 Criar o gráfico no Microsoft Excel. Depois deve seleccionar o gráfico, clicar na opção Copiar abrir a apresentação do PowerPoint e clicar na opção Colar. Para editar o gráfico basta clicar duas vezes sobre ela que esta abre a aplicação na qual foi originalmente criada, podendo depois formatá-la.

Inserir e formatar o WordArt Pode inserir texto estilizado ou atractivo na apresentação, com o Microsoft WordArt, para isso basta: 1 Clicar na barra de Desenho no botão do WordArt. 2 Ao clicar no botão surge uma caixa de diálogo, para escolher qual o tipo de texto pretendido.

Inserir e formatar o WordArt 3 Ao escolher o tipo de texto e clicando no botão O.K., teremos acesso à seguinte caixa de diálogo para escrevermos o texto pretendido.

Inserir e formatar o WordArt No fim é só colocar o texto escrito no WordArt no local pretendido.

ADICIONAR E MODIFICAR TEXTO  Adicionar texto a diapositivos.  Formatar texto.  Localizar e substituir texto e tipos de letra.

Adicionar texto ao diapositivo Normalmente, os diapositivos contêm um objecto de título e um objecto de texto de parágrafo, no qual pode introduzir as ideias principais. Pode também colocar outros objectos no diapositivo, utilizando a ferramenta Caixa de texto, disponível ao clicar no botão da Barra de Desenho. No fim de clicar na caixa de texto escolha o local onde pretende escrever o texto, no qual aparecerá o seguinte desenho, pronto para escrever

Formatar texto Para formatar texto num objecto de texto deve-se: Coloque o ponteiro junto ao limite da citação na caixa de texto até que o ponteiro se transforme em ponteiro de selecção e clique, para a seleccionar. 1 Surge uma caixa de selecção ponteada em redor do objecto de texto, indicando que este se encontra seleccionado. Qualquer alteração da formatação afectará todo o texto da caixa. 2 3 Clique no menu Formatar e formate à sua escolha o texto. Para alterar o alinhamento do texto deve-se: 1 Deve seleccionar a caixa de texto pretendida. 2 Na barra de ferramentas Formatação ou no menu Formatar na opção Alinhamento, escolha o alinhamento pretendido.

Mover um objecto de texto Para mover um objecto de texto deve-se: Coloque o ponteiro junto ao limite da citação na caixa de texto até que o ponteiro se transforme em ponteiro de selecção e clique, para a seleccionar. 1 2 Clique sobre a caixa de texto e mova-a para o local pretendido. 3 Ao arrastar, o ponteiro transforma-se numa seta de quatro pontas e clicando e mantendo o botão do rato move-se.

Localizar e substituir texto e tipos de letra Para substituir texto deve-se: 1 No menu Editar clique na opção Substituir. 2 Surge a caixa de diálogo Substituir. Clique na caixa Localizar e escreva a palavra que pretende substituir Clique na caixa Substituir por e escreva a palavra pretendida 3 Clique no fim na opção Substituir ou Substituir todas e no botão Fechar.

Localizar e substituir texto e tipos de letra Para substituir tipos de letra deve-se: 1 No menu Formatar, clique em Substituir tipos de letra. 2 Surge a caixa de diálogo Substituir tipos de letra. Clique na caixa Por para escolher o tipo de letra pretendido. 3 Clique no fim na opção Substituir e no botão Fechar.

UTILIZAR UM ESQUEMA DE CORES  Visualizar e escolher um esquema de cores.  Alterar cores de um esquema de cores.  Adicionar um fundo.

Visualizar e escolher um esquema de cores Todas as apresentações , têm um esquema de cores. O esquema de cores pode ser um conjunto de cores personalizadas, por si escolhidas, ou o esquema de cores predefinido. Para visualizar o esquema de cores da apresentação, abara a caixa de diálogo Esquema de cores do menu Formatar. Esta permite alterar o esquema de cores, escolher um diferente ou criar um próprio. Quando obtiver o aspecto pretendido, pode aplicar o esquema a um ou a todos os diapositivos da apresentação.

Visualizar e escolher um esquema de cores O esquema de cores predefinido do PowerPoint é composto por um conjunto de oito cores - as que aparecem numa caixa quando clicar sobre o separador personalizado.

Visualizar e escolher um esquema de cores Fundo: é a cor da tela do diapositivo. Texto e linhas : é a cor de contraste com o fundo. É usada para escrever texto e desenhar linhas. Sombra: Esta cor é normalmente um tom mais escuro da cor de fundo. Texto de título: é a cor de contraste com o fundo e a cor do texto e linhas. Preenchimentos: contrasta com a cor de fundo e a cor de texto e linhas. Destaque: foi concebida como cor de contraste dos objectos de apresentação. Destaque e hiperligação: funciona como cor complementar para objectos e hiperligações. Destaque e hiperligação visitada: funciona como cor complementar para objectos e hiperligações visitadas.

Escolher um esquema de cores Para seleccionar um esquema de cores basta: 1 Clicar no menu Formatar e na opção Esquema de cores do diapositivo. No fim de surgir a caixa de diálogo Esquema de cores, basta seleccionar um esquema já definido. 2 3 Não esquecer no final mandar aplicar só a um diapositivo ou aplicar a todos por igual. Se tiver dúvidas quanto às cores clique primeiro no botão Ver Antes, e só no fim mande aplicar.

Alterar cores de um esquema de cores Para alterar um esquema de cores basta: 1 Clicar no menu Formatar e na opção Esquema de cores do diapositivo. No fim de surgir a caixa de diálogo Esquema de cores, basta clicar em Personalizado,e escolher para cada elemento do esquema uma cor a gosto. 2 3 Não esquecer no final mandar aplicar só a um diapositivo ou aplicar a todos por igual. Se tiver dúvidas quanto às cores clique primeiro no botão Ver Antes, e só no fim mande aplicar.

Adicionar um fundo No programa PowerPoint, pode criar um fundo especial, acrescentando um sombreado, uma textura, um padrão ou mesmo uma imagem. Para isso basta: 2 1 Clicar no menu Formatar e na opção Fundo, no fim da qual aparecerá uma caixa de diálogo referente ao fundo. Clicar nesta seta que dará origem à caixa representada a seguir 3 Clique na opção Efeitos de preenchimento

1º opção - Gradação de cor 4 Ao clicar na opção Efeitos de preenchimento dará origem a seguinte janela, com 4 opções de preenchimento: 1º opção - Gradação de cor 2º opção - Textura

3º opção - Padrão 4º opção - Imagem Nota No final de cada opção de fundo não esquecer de clicar no botão O.k..

APLICAR E MODIFICAR MODELOS Alterar a visualização utilizando o modelo global.  Guardar uma apresentação como modelo.

O PowerPoint tem uma grande variedade de modelos, desenvolvidos por profissionais, para ajudar a obter o aspecto pretendido. Quando aplicar um modelo a uma apresentação, o PowerPoint copia a informação de cada um dos modelos globais para os modelos respectivos da apresentação. Todos os diapositivos da apresentação adquirem o aspecto do modelo. Pode utilizar um ou mais modelos fornecidos com o PowerPoint, ou pode criar modelos próprios a partir de apresentações existentes. Pode ainda aplicar diferentes modelos ao longo do processo de desenvolvimento, até obter o aspecto que realmente pretende.

Alterar a visualização utilizando o modelo global Cada um dos modelos globais contém marcadores de posição onde pode adicionar objectos de fundo, tais como texto e elementos gráficos, para aparecerem em todas as páginas. Exemplos de objectos pode querer incluir são o logotipo ou o nome de um produto. 1 Um dos exemplos pode ser remover o rodapé do diapositivo de título.

Guardar um apresentação como modelo Após personalizar os modelos globais, pode guardar a apresentação como um novo modelo, que pode aplicar a outras apresentações. Para isso basta: 1 No menu Ficheiro, clique em Guardar como. Na caixa Nome do Ficheiro, escreva o nome do ficheiro que pretende. 2 Clique na seta pendente de Guardar c/ o tipo e, depois em Modelo de apresentação, e clique no botão Guardar. 3

DESENHAR E MODIFICAR OBJECTOS  Desenhar um objecto.  Alterar os atributos de um objecto.  Alinhar objectos.  Adicionar efeitos de 3D a objectos.  Alterar a ordem de empilhamento de objectos.  Rodar e inverter objectos.

Desenhar um objecto As formas que desenha, as imagens que importa de outras aplicações, o texto que digita, são tudo exemplos de objectos.pode utilizar sempre a mesma técnica para criar todos os objectos no PowerPoint, excepto para objectos de desenho livre. Para desenhar um objecto basta seleccionar na barra de Desenho a opção Formas automáticas, no fim da qual surgira um menu de escolha de formas (8 tipos).

1 2 3 4 5 6 7 8

Desenhar um objecto No fim de escolher qual a forma automática pretendida e só clicar sobre ela para a seleccionar e clicar sobre o local onde pretendemos colocá-la. Um exemplo poderá ser, a seguinte forma:

Para alterar a cor de preenchimento Desenhar um objecto No fim poderá alterar a cor de preenchimento e os seus limites , bastando só clicar com o botão direito do rato sobre a forma seleccionada, surgindo de seguida um pequeno menu de escolha. Para alterar a cor de preenchimento e seus limites

Alterar os atributos de um objecto Os objectos têm atributos que definem qual o seu aspecto no diapositivo. Um objecto tem atributos gráficos, como preenchimento, linhas, forma e sombra, a atributos de texto, como estilo, tipo de letra, cor, relevo e sombra. Para isso há que seguir alguns passos: 1 Clicar sobre o objecto pretendido com o botão direito do rato , que vai aceder a um menu de escolha. Para alterar o seu preenchimento e limites. Ao clicar nesta opção acederá a uma caixa de diálogo para preencher a seu gosto.

Para alterar a cor do preenchimento Para alterar a corda linha Para alterar o estilo da linha Para alterar a espessura da linha

Alinhar objectos Para alinhar vários objectos basta seleccioná -los e clicar no menu Desenhar da barra de Desenho, e escolher a opção Alinhar ou distribuir. Por fim basta escolher com pretende alinhar os objectos.

Adicionar efeitos de 3D a objectos Após desenhar um objecto, pode alterar-lhe o aspecto para tridimensional. Com as opções de 3D do PowerPoint, pode alterar a profundidade e cor do objecto, rotação, ângulo, direcção da luz e textura da superfície. 1 Para adicionar efeitos 3D a um objecto basta seleccionar o objecto pretendido e clicar sobre o botão de 3D da barra de Desenho, e escolher o tipo pretendido. EXEMPLO

Além de adicionar efeitos 3D a objectos ainda pode alterar as definições de 3D de um objecto para isso basta clicar na opção Definições 3D do botão 3D, que poderá aceder a uma barra de escolha. Rodar para baixo Rodar para cima Rodar para a esquerda Rodar para a direita Profundidade Direcção Iluminação Superfície Cor 3D Activar/Desactivar 3D

Alterar a ordem de empilhamento Empilhar é colocar objectos uns sobre os outros. A ordem de desenho determina a ordem de empilhamento dos objectos. O primeiro objecto desenhado encontra-se na parte inferior e o último na parte superior; esta ordem pode ser alterada utilizando os comandos Trazer para a frente, Enviar para trás, Trazer para diante e Enviar atrás, no menu Desenhar da barra de Desenho.

Rodar e inverter objectos Após criar um objecto, pode rodar ou inverter o objecto, para alterar a respectiva orientação no diapositivo. Rodar faz voltar um objecto 90 graus para a direita ou para a esquerda; e inverter faz voltar um objecto 180 graus horizontalmente ou verticalmente. Nunca esquecer de que o objecto tem de ser seleccionado primeiro. Para aceder a esta opção basta clicar na barra de Desenho no botão Desenhar e aceder ao seguinte menu.

CRIAR E EDITAR UMGRÁFICO Utilizar o Microsoft Graph. Trabalhar com uma folha de cálculo. Importar dados do Microsoft Excel. Introduzir e editar dados. Formatar uma série de dados. Alterar e formatar um gráfico. Modificar uma legenda. Adicionar texto a um gráfico.

Utilizar o Microsoft Graph O Microsoft Graph é uma aplicação que o PowerPoint utiliza para inserir um gráfico num diapositivo da apresentação. Quando inicia o Microsoft Graph, cria um gráfico e volta ao diapositivo da apresentação, o gráfico passa a ser um objecto incorporado no diapositivo. Pode iniciar o Graph clicando duas vezes no marcador de posição de gráfico; ou clicando no botão Inserir gráfico da barra de ferramentas Padrão; ou clicando em Gráfico, no menu Inserir. Para sair do Graph, basta desmarcar o objecto gráfico incorporado.

Trabalhar com uma folha de dados Após criar um gráfico incorporado, pode editá-lo clicando duas vezes no objecto. O gráfico incorporado surge no Microsoft Graph, para que possa efectuar as alterações. Se a folha de dados impedir a visualização do gráfico, mova a janela respectiva, arrastando a barra de título ou clicando no botão Fechar. Se a folha de dados estiver fechada, clique no botão Ver folha de dados da barra de ferramentas Padrão do Graph, para abrir. As operações que se poderão efectuar são: 1- Activar o gráfico. 2 - Fechar e abrir a janela da folha de dados. 3 - Seleccionar uma célula. 4 - Seleccionar um intervalo. 5 - Seleccionar uma linha ou coluna. 6 - Seleccionar toda a folha de dados.

Introduzir e editar dados Após importar os dados para a folha de dados, pode introduzir novos dados e editar os existentes, que serão utilizados para apresentar pontos de dados no gráfico. O gráfico é actualizado automaticamente após a introdução dos dados. Pode editar os dados numa célula de duas formas: substituindo ou modificando os dados. Para substituir os dados numa célula, seleccione a célula e escreva a nova informação. Para modificar os dados numa célula, clique duas vezes na célula, mova o ponto de inserção e faça as alterações.

Formatar uma série de dados No Graph, pode mover e reposicionar a informação dentro da mesma folha de dados, para simplificar as tarefas de edição. Pode utilizar o método de arrastamento - e- largar ou cortar os dados e colar a informação na nova localização. No Graph, pode alterar o tamanho e o estilo do tipo de letra dos dados da folha de dados. Alterar as características do tipo de letra de uma célula na folha de dados afecta todas as células da folha de dados, mas não o texto do gráfico. Pode também alterar o formato de um número, para representar fracções, percentagens, divisas, notações cientificas ou de contabilidade. Ao contrário da alteração do tipo de letra, para alterar o formato do número, tem de seleccionar primeiro as células que pretende alterar.

Alterar e formatar um gráfico Quando um gráfico está incorporado num diapositivo, pode facilmente modificar e formatá-lo. Para ajudar a obter melhores resultados, o Graph é acompanhado de uma galeria de opções de gráficos, que permite alterar o tipo de gráfico e formatar o gráfico automaticamente. Após seleccionar o tipo de gráfico, pode modificar o seu aspecto seleccionando elementos diferentes e escolhendo um comando do menu Formatar. Por exemplo, pode adicionar efeitos de preenchimento aos objectos do gráfico, da mesma forma que faz noutros objectos no PowerPoint.

Modificar uma legenda As legendas representam as séries da dados num gráfico através da utilização de cores ou de padrões. Cada cor ou padrão corresponde a um nome de série de dados específico do gráfico. As legendas do Graph podem ser posicionadas automaticamente ou manualmente. Pode também alterar as cores, estilos de tipo de letra e o padrão de uma legenda, da mesma forma que o faria para qualquer outro objecto do PowerPoint. A série de dados fornece o texto para a legenda.

Adicionar texto a um gráfico Pode adicionar caixas de texto ao gráfico, para realçar informação importante. No Graph, para adicionar uma caixa de texto ao gráfico, basta escrever. O Graph tem a informação de que, quando escreve texto, pretende criar uma caixa de texto. As caixas de texto do Graph são objectos que pode mover ou mover ou modificar, da mesma forma que faz com qualquer outro objecto do PowerPoint.

IMPRIMIR UMA APRESENTAÇÃO  Abrir uma apresentação existente. Adicionar um cabeçalho e rodapé.  Alterar a configuração de uma página.  Escolher uma impressora .  Imprimir no PowerPoint.

Abrir uma apresentação existente Pode abrir uma apresentação existente - por exemplo, criada por si ou por um colaborador se - e trabalhar nela da mesma forma que numa nova apresentação. Para abrir uma apresentação existente, deve primeiro identificá-la e localizá-la. 1 Clique no comando Abrir do menu Ficheiro ou utilize o botão da barra de ferramentas. O PowerPoint mostra a caixa de diálogo Abrir, onde pode seleccionar o nome da apresentação que pretende abrir. 2 Certifique-se que na caixa Procurar em, de que seleccionou a unidade de disco pretendida. 3 Na lista de nomes apresentada clique duas vezes sobre o nome da apresentação que pretende. 4

Adicionar cabeçalho e rodapé 1 No menu Ver, clique na opção Cabeçalho e rodapé... 2 Surge a caixa de diálogo cabeçalho e rodapé. 3 Clique na caixa rodapé, e escreva o texto pretendido. Na caixa de pré-visualização, um rectângulo a preto realça a posição do rodapé nos diapositivos. 4 A data e a hora aparecem na caixa da esquerda. O texto de rodapé aparece na caixa ao centro 5 No final não esquecer de clicar em aplicar. O número de diapositivo aparece na caixa da direita

Alterar a configuração de uma página A configuração de página determina o tamanho e orientação dos diapositivos. No caso de uma nova apresentação o PowerPoint abre com as definições de formatação de diapositivos predefinidas: apresentação em ecrã, orientação horizontal e numeração de diapositivos a começar em 1. O PowerPoint tem sete formatos de tamanho de diapositivos à escolha. 1 Clicar no menu Ficheiro, e escolher Configurar página... 2 No fim de surgir a caixa de diálogo, escolher as definições pretendidas e clicar no botão OK.

Imprimir no PowerPoint - Seleccionar uma impressora A impressora predefinida encontra-se configurada nas definições de impressão do Windows. Pode seleccionar uma impressora diferente na caixa de diálogo Imprimir do PowerPoint. 1 Certifique-se de que a impressora está ligada ao computador e que tem papel. 2 No menu Ficheiro, clique em Imprimir. No fim de surgir a caixa de diálogo Imprimir, escolha a impressora que pretende, o intervalo de impressão, o número de cópias e como imprimir. 3 4 Clique no botão de Propriedades.

Imprimir no PowerPoint Ao clicar no Botão de Propriedades, surgirá a seguinte janela em que poderá alterar as propriedades tais como a cor a imprimir a qualidades de impressão o tamanho do papel,etc. .

CRIAR UM APRESENTAÇÃO DE DIAPOSITIVOS Navegar na vista Apresentação de diapositivos. Definir a transição entre diapositivos. Animar o texto dos dispositivos. Animar objectos dos dispositivos. Ocultar um diapositivo durante uma apresentação.

Navegar na vista Apresentação de diapositivos Em lições anteriores, aprendeu que, numa apresentação de diapositivos, pode clicar no botão do rato para avançar para o diapositivo seguinte. Além deste método, o PowerPoint oferece também outras formas de navegar através da apresentação de diapositivos. Pode utilizar o teclado ou os comandos do menu pendente na vista Apresentação de diapositivos, para passar de diapositivo para diapositivo. Pode também iniciar uma apresentação com qualquer diapositivo, seleccionando-o em qualquer vista e clicando no botão Apresentação de diapositivos. Quando pretender terminar a apresentação, clique no comando Terminar apresentação, no menu pendente da apresentação ou prima a tecla Esc.

Definir a transição entre diapositivos Transição entre diapositivos é o efeito visual produzido quando o diapositivo entra e sai do ecrã durante uma apresentação. As transições entre diapositivos incluem efeitos de Xadrez na vertical, Tapar para baixo, Cortar e Abrir corte vertical. Pode definir a transição para um diapositivo ou um grupo de diapositivos, seleccionando os diapositivos na Vista de organização de diapositivos e aplicando a transição. Pode também definir a velocidade da transição. O menu pendente da caixa Efeitos de transição entre diapositivos, na barra de ferramentas Organização de diapositivos, é a forma mais fácil e rápida de aplicar um efeito de transição. Para definir a velocidade de transição, tem de utilizar a caixa de diálogo Transição entre dispositivos.

Aplicar um efeito de transição entre diapositivos Clique no botão Vista de organização de diapositivos e, em seguida, clique no diapositivo que deseja. Na barra de ferramentas Organização de Diapositivos, clique na seta pendente da caixa Efeitos de transição entre diapositivos e, depois escolha a opção que quer. Símbolo de transição.

Aplicar múltiplas transições e alterar a velocidade de transição Primeiro deve seleccionar quais os diapositivos que pretende aplicar transições. Depois clique na botão Transição entre diapositivos da barra de ferramentas Organização de diapositivos ou, no menu Apresentações na opção Transição entre diapositivos. Surge a caixa de diálogo Transição entre diapositivos. Deverá seleccionar dentro da caixa o efeito que pretende, a velocidade, como avançar, se aplica a todos ou só a um dispositivo seleccionado.

Velocidade de transição Efeito de transição Velocidade de transição Como avançar a transição Som de transição

Animar o texto dos diapositivos Durante a apresentação, pode fazer o texto do diapositivo aparecer por parágrafos, por palavra ou por linha, da cada vez. Um diapositivo com texto em que definiu que este deve aparecer por incrementos é denominado um diapositivo com animação de texto. A forma mais fácil de aplicar efeitos de animação é utilizando a barra de ferramentas Efeitos de Animação. Esta contém efeitos básicos, tais como Disparo laser, Travões a fundo, Deslizar da esquerda, Máquina fotográfica, Máquina de escrever, Queda livre e Piscar uma vez. Muitos destes efeitos têm um som ligado à animação. Outro método rápido de aplicar um efeito de animação é apontar para Animação predefinida, no menu Apresentações e, em seguida, clicar num dos efeitos do menu.

Alterar as definições de animação de texto nos diapositivos Em vez de animar todos os objectos num diapositivo de uma sós vez, pode animar uma palavra do texto de cada vez. Para alterar estas definições, necessita de abrir a caixa de diálogo Animação personalizada.deverá surgir a seguinte caixa para ser preenchida.

Animar objectos dos diapositivos Adicionalmente à animação de texto num Apresentação de diapositivos, pode personalizar a animação de objectos do diapositivo, como objectos desenhados. Tal como para texto, para definir efeitos de animação personalizados, deve estar no painel Diapositivo da vista Normal. Para animar objectos com texto, pode animar, separadamente ou em conjunto, o texto e o objecto. O esquema predefinido é o objecto e o texto correspondente serem animados em simultâneo, se pretender, pode animar somente o texto de um objecto. Outra forma de personalizar a animação do objecto num diapositivo é alterando a ordem de apresentação do texto e formas no ecrã, durante uma apresentação de diapositivos.

Animar objectos dos diapositivos Animar o texto dos diapositivos EXEMPLO DE Animar objectos dos diapositivos E Animar o texto dos diapositivos

Exemplo 1 Exemplo 3 Exemplo 2

Ocultar um diapositivo durante uma apresentação Pode querer personalizar uma apresentação de diapositivos para um público específico. Com o PowerPoint, pode ocultar os diapositivos que não pretende utilizar durante a apresentação, sem, no entanto, os eliminar. Para isso deve utilizar o comando Ocultar diapositivo da barra de ferramentas Organização de diapositivos ou no menu Apresentações. Símbolo de oculto

CRIAR UM APRESENTAÇÃO DE MULTIMÉDIA Inserir sons e filmes. Temporizar os diapositivos. Gravar uma narração numa apresentação de diapositivos. Definir acções no diapositivo.

Inserir sons e filmes Com o PowerPoint, pode reproduzir sons e filmes durante a apresentação. Pode inserir sons que serão reproduzidos automaticamente durante a apresentação de diapositivos. Pode também inserir um som ou filme da Microsoft Clip Gallery ou de um ficheiro, clicando duas vezes no marcador de posição de multimédia ou no comando Filmes e sons, no menu Inserir. Para reproduzir sons, tem de ter instalado hardware de som (nomeadamente, placa de som, colunas) no computador. Para reproduzir um som, clique duas vezes no ícone de som do painel Diapositivo ou na Vista dos diapositivos, ou durante a apresentação de diapositivos. Para reproduzir um filme, clique duas vezes no objecto de filme. Para parra o filme, clique novamente no objecto do filme.

Adicionar um som a uma transição entre diapositivos Escolha o diapositivo que pretende inserir o som e clique com o botão direito sobre o diapositivo para aceder ao seguinte menu: Escolha a opção Transição entre diapositivos..., para aceder a seguinte caixa de diálogo:

Escolha o som pretendido e mande aplicar a um só diapositivo ou aplicar a todos

Temporizar os diapositivos A temporização dos diapositivos refere-se ao espaço de tempo que um diapositivo permanece no ecrã. Tal como para as transições, pode definir a temporização para um ou para um grupo de diapositivos, dependendo do número de diapositivos seleccionados quando aplicara a temporização. Existem duas formas de fazer avançar a apresentação de diapositivos: automaticamente ou como clique do rato. A funcionalidade de temporização com um clique do rato move manualmente os diapositivos através de apresentação. A funcionalidade de temporização automática de avanço move os diapositivos automaticamente através da apresentação, mantendo cada diapositivo no ecrã o espaço de tempo previamente determinado.

Pode escolher a opção pretendida, automaticamente ou após alguns segundos. Não esquecer no fim de mandar aplicar a todos os diapositivos ou só a um.

Gravar uma narração na apresentação de diapositivos Quando cria uma apresentação de diapositivos para pessoas que não podem assistir à apresentação, ou para arquivar uma reunião, de forma a que, mais tarde, os apresentadores possam rever e ouvir os comentários feitos durante a apresentação, pode adicionar uma narração ou som à apresentação de diapositivos. Se não tiver instalado no computador hardware de som para a gravação ou a narração, os comandos Gravar som e Gravar narração, no submenu Filmes e sons do menu Inserir encontram-se esbatidos, não consegue. Para gravar uma narração basta, clicar no menu Inserir na opção Filmes e sons, que dará acesso ao seguinte menu de escolha

Ao clicar na opção Gravar som seguir-se-á a seguinte caixa: Deverá clicar no botão para gravar o texto pretendido, no fim deverá guardar o som com um nome e clicar em o.k.. No fim aparecerá no ecrã um símbolo que indica um som, bastando na apresentação dos diapositivos clicar sobre ele que se terá acesso ao som gravado.

Poderá também gravar uma narração clicando no menu Apresentações na opção Gravar narração que dará acesso à seguinte caixa de diálogo: Esta caixa de diálogo apresenta o espaço livre no disco e os minutos que pode gravar.

Definir acções no diapositivo Dentro de um diapositivo deverá definir acções quer utilizando botões de acção predefinidos ou outros botões, como exemplos podemos ter os seguintes botões: No fim de definir o botão deverá associar-lhe uma acção, através da seguinte caixa de diálogo: