Apresentação. Aluno: George Barbosa de lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS CARIRI CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.

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Apresentação. Aluno: George Barbosa de lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS CARIRI CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Foi bom para você? Uma comparação do valor hedônico de compras feitas em diferentes tipos de varejistas. Autor: José Mauro da Costa Hernandez Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do programa de Pós-Graduaçao em Administração da Universidade Nove de junho(Uninove).

Objetivo do artigo. Comparação do valor hedônico de compras feitas em diferentes tipos de varejistas. Valor hedônico de compra Lojas eletrônicas X tradicionais grandes shopping X pequenos shopping Lojas de especialidades X superlojas Definição de valor hedônico: Referente ao hedonismo ou ao prazer. Fonte:

Introdução Forma tradicional de fazer negocio. Maiores sortimentos Menores preços Atividades promocionais Horários elástico Tentativa de mudança. Melhorar a qualidade dos serviços Treinamento de pessoal Tornar a loja um local mais divertidos

Tendência de combinar entretenimento e vendas Retailtainment.

Comparação. Abordagem tradicional. Foco principal Aspectos funcionais e utilitários do assunto Objetivos, consciente, utilitário, econômico. Dimensão hedônica. Foco principal aspectos psicológicos de consumo. Subjetivo, simbólico, emotivos.

Linhas de pesquisa. Características dos consumidores Características de produtos e marcas Valor derivado de uma compra O que vamos estudar.

Consequências do valor hedônico. Afeto dos consumidor pela loja A intenção de retorno Lealdade do consumidor A intenção de comprar por impulso OBS. O valor hedônico resulta de elementos como: decoração, vitrines, expositores, iluminação, cores musica e odores.

Valor hedônico de compra em lojas eletrônicas e tradicionais Loja tradicional(tijolo)Lojas eletrônicas(virtual) Estímulos Olfato Paladar Audição Visão Tato Estímulos Visuais auditivos H1- As compras feitas em lojas tradicionais oferecem maior valor hedônico que as compras feitas em lojas eletrônicas.

Valor hedônico de compras em grandes e pequenos shopping centers Atributos, desejo de frequenta-los, para preencher as necessidade de consumo e diversão Variedade de lojas-> sensação estimulante H2- O valor hedônico de uma compra está associado ou número e a variedade de lojas do shopping center

Valor hedônico de compras feitas em lojas de especialidade e superlojas Lojas de especialidades Pequenas grande estoque Grande numero de itens de uma pouca linha de produtos Superlojas Serviços (lavanderia, óticas,farmácia) Variedade de itens diversos Vasto sortimento de produtos e serviços diferentes no mesmo lugar) H3- as compras feitas em lojas de especialidades oferecem mais valor hedônico que as compras realizadas em superlojas.

método 583 pessoas Por estudantes Próximo a shopping e lojas Questões filtros A utiizaçao de uma escala que mede o valor hedônico de compra. Desenvolvida por Babin, Darden e Griffin. Tabela 1. Eu me divirto fazendo compras 2. eu fiz esta compra porque quis, não por obrigação 3. Fazer esta compra foi uma verdadeira distração para mim. 4. Comparando com outras coisa que eu poderia ter feito, o tempo gasto nesta compra foi muito mais agradável 5. Eu gostei de ficar olhando o novos produtos 6. eu gostei de comprar em si, não apenas pelo produto que comprei 7. Eu me diverti fazendo esta compra porque eu pode fazê-la sem pressa 8. A busca por este produto me deu grande prazer 9. Esqueci meus problemas enquanto fazia esta compra 10. Senti um certo espírito de aventura quando fazia esta compra 11. Esta compra foi um jeito muito legal de passar o tempo

Resultado Ao contrario do que era esperado... O valor hedônico das lojas de eletrônica foi superior as das lojas tradicionais. Portanto, H1 deve ser rejeitada. Não foram encontradas diferenças significativas entre as medidas para cada shopping Center. Portanto, H2 também deve ser rejeitada. Não se obsevaram diferenças significativas. Portanto, H3 deve ser rejeitada.

Discussão e conclusão O valor hedônico não pode ser atribuído a classes especificas de varejistas, uma vez que, quando presentes, os efeitos foram pouco significativos. Diferentes tipos de varejistas são comparados, não parece ser uma rota promissora de investigação. Mesmo estudos que as hipóteses não se confirmam são importantes na ciência.