AV2 DE GEOGRAFIA – 7º ANO 3º TRIMESTRE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
REGIÕES BRASILEIRAS..
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Biomas brasileiros.
Climas brasileiros e domínios climáticos
Macrorregiões do IBGE.
América Latina : Quadro natural
Domínios vegetais originais
DOMÍNIO DAS CAATINGAS Prof. Paulo C. Moura.
Domínio Amazônico Prof. Paulo C. Moura.
BIOMAS BRASILEIROS.
Floresta amazônica. Itens pesquisados Localização Localização Características do ambiente Características do ambiente Clima Clima Vegetação Vegetação.
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Os ambientes continentais
O complexo geoeconômico da Amazônia corresponde a cerca de 60% do território nacional, onde vivem apenas 7% de toda a população nacional, figura como.
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
Bacias Hidrográficas do Brasil
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano
Resumo – Geografia – Última AV do ano! 28/11/12
REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Região norte.
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
África – aspectos naturais.
Cap. XVIII Políticas territoriais:
Hidrografia e Clima.
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
PRP 7 ano geografia José Victor.
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
Prof. Jefferson Geografia.
OCUPAÇÃO DA AMAZÔNIA PROFESSOR CÁSSIO.
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
Domínios morfoclimáticos do Brasil
CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
América Central Aspectos naturais e povoamento.
Regiões geoeconômica ou complexos regionais
Aula de Revisão de Geografia
Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)
FLORESTA AMAZÔNICA.
Legenda 1 • Amazônia, 2 • Centro-Sul, 3 • Nordeste
Hidrografia Brasileira
GEOGRAFIAGROTH.
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Desmatamento Prof. Regis Romero.
Mata Atlântica.
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
As grandes paisagens vegetais da Terra
BIOMAS DO BRASIL.
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
HIDROGRAFIA Características dos rios Forma de relevo
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
Região Norte Informações Gerais.
Ecossistemas Mundiais e Brasileiros
Amazônia: domínio natural do norte da América do Sul cuja área abrange, além do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Características gerais.
CAP. 15 – A região Norte e a Amazônia
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Bacias hidrográficas brasileiras
Trabalho de Geografia Regiões geoeconômicas
Transcrição da apresentação:

AV2 DE GEOGRAFIA – 7º ANO 3º TRIMESTRE

CRITÉRIOS 1 • Localizar as áreas que compõem o Complexo Regional da Amazônia, identificando seus limites e posicionamento geográfico. 2 • Diferenciar as formas de delimitar a Amazônia e os critérios utilizados. 3 • Constatar a importância de um projeto de desenvolvimento para a Região Amazônica, que respeite as características e a biodiversidade dessa região. 4 • Identificar as estratégias (projetos) dos governos do Brasil para valorizar e ocupar os territórios da Amazônia. 5 • Caracterizar o relevo da Amazônia e como este influência na ocupação humana e suas atividades. 6 • Apontar características da hidrografia na Amazônia, uso e importância econômica. 7 • Caracterizar os tipos climáticos da Amazônia e formações vegetais percebendo as relações entre esses elementos e o desenvolvimento da região. 8 • Analisar questões ambientais da Amazônia.

FRONTEIRAS NA AMÉRICA DO SUL 1 • Localizar as áreas que compõem o Complexo Regional da Amazônia, identificando seus limites e posicionamento geográfico. PÁG. 195 A AMAZÔNIA LOCALIZA-SE NA PORÇÃO NORTE DA AMÉRICA DO SUL. É ATRAVESSADA PELA LINHA DO EQUADOR, FAZENDO DELA UMA FLORESTA TROPICAL ÚMIDA. A AMAZÔNIA ESTÁ TANTO NO HEMISFÉRIO NORTE, QUANTO NO SUL. FRONTEIRAS NA AMÉRICA DO SUL

A AMAZÔNIA LIMITA-SE COM OS SEGUINTES COMPLEXOS REGIONAIS: NORDESTE E CENTRO-SUL.

2 • Diferenciar as formas de delimitar a Amazônia e os critérios utilizados. PÁG. 195 e 196 AMAZÔNIA INTERNACIONAL: É a porção localizada no Norte da América do Sul, que compreende nove países e é a maior superfície coberta do globo por floresta tropical. AMAZÔNIA LEGAL: Abrange uma área distribuída em nove estados, sendo a área que corresponde ao estado brasileiro. Este é o critério territorial e por isso leva este nome.

3 • Constatar a importância de um projeto de desenvolvimento para a Região Amazônica, que respeite as características e a biodiversidade dessa região. PÁG. 210 Inúmeras alterações no sistema da Amazônia são consequências da atuação do ser humano na floresta. No atual processo de desenvolvimento, é possível realizar as atividades inerentes a ele e sem causar grandes impactos à natureza, explorando corretamente, o lucro e os recursos naturais por intermédio do uso de práticas de conservação ambiental. A Amazônia sofre hoje com as madeireiras asiáticas que destroem rapidamente grandes áreas de florestas. Na agropecuária, regiões onde eram florestas são agora lugares de extensas pastagens. Na mineração, produtos tóxicos no processo de garimpagem contaminam rios e peixes e representam um grande perigo para a população.

4 • Identificar as estratégias (projetos) dos governos do Brasil para valorizar e ocupar os territórios da Amazônia. PÁG. 203 à 208. SUDAM - Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, órgão do governo criado para planejar, coordenar e controlar o desenvolvimento da região. RADAM - Radar da Amazônia, é programa que implementa pesquisas no campo da aplicação do sensoriamento remoto para levantamento e mapeamento de recursos do território da Amazônia. ZONA FRANCA DE MANAUS – Centro industrial da Amazônia. RODOVIA TRANSAMAZÔNICA – foi planejada para integrar as regiões Norte e Nordeste do país, e, na parte oeste, ligar o Brasil ao Pero e ao Equador. POLAMAZÔNICA - Programa de Polos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia). Teve como objetivo o redirecionamento das ocupações e exploração de recursos agropecuários e minerais da região. Esse programa caracterizou-se por ser um modelo de desenvolvimento “importado” do Centro-Sul do Brasil. Para as redes de agrovilas, os lotes de terra, localizados ao longo das rodovias construídas ou em construção, foram doados a famílias de agricultores. PROJETO GRANDE CARAJÁS – Constituiu na estratégia de maior destaque na história da ocupação da região por causa da área abrangida, cerca de 10% do território nacional. O objetivo desse projeto, era explorar em larga escala e de forma integrada os recursos naturais da Amazônia Oriental. Com este projeto foi construída a hidrelétrica de Tucuruí e a estrada de ferro Carajás.

5 • Caracterizar o relevo da Amazônia e como este influência na ocupação humana e suas atividades. PÁG. 214, 215, 227 e 228. IGAPÓS = Formam áreas alagadas entre 1 e 20 quilômetros em cada lado do rio e se estende por quase 3 mil quilômetros. Algumas árvores ficam submersas durante quase cinco meses de cheias, mas a maior parte delas permanece com a copa acima do limite máximo das águas. VÁRZEA = Quando o nível dos rios baixa um pouco, formam-se as várzeas. O moradores da região se adaptam a esse ambiente, vivendo em palafitas.

TERRA FIRME = Fica na parte mais alta do relevo da Amazônia, e recebe essa denominação por estar salvo das inundações naturais.

6 • Apontar características da hidrografia na Amazônia, uso e importância econômica. PÁG. 216 a 221. Na Região Amazônica, os rios formam uma imensa rede de canais com grande volume de água mantida pela presença de floresta e do clima equatorial, com chuvas em quase todos os dias do ano. Algo que torna a Bacia do Rio Amazonas singular é a diversidade dos tipos de água na formação de seus rios: preta branca e clara. A existência de uma grande quantidade de rios que descem dos planaltos oferece um enorme potencial hidrelétrico para região , um dos maiores do planeta. Tal vantagem, no entanto, é pouco aproveitada pelo fato de o relevo regional ser caracterizado por terras baixas. E também, porque o relevo de baixa declividade, requer a formação de grandes reservatórios que promovem alterações ambientais. Os rios, então, são mais aproveitados para a navegação, como é o caso do Amazonas. Alguns trechos da Bacia Amazônica estão sendo poluídos pela prática de extração do ouro.

Floresta equatorial úmida. Alto índice de pluviosidade. 7 • Caracterizar os tipos climáticos da Amazônia e formações vegetais percebendo as relações entre esses elementos e o desenvolvimento da região. PÁG. 221 a 229. Floresta equatorial úmida. Alto índice de pluviosidade. Na floresta Amazônica, grande parte dos solos da região são de baixa fertilidade e a exuberante floresta se constitui da decomposição de sua própria matéria orgânica, portanto se a floresta for desmatada se tornará um grande deserto.

8 • Analisar questões ambientais da Amazônia. PÁG. 230 a 232.