Família – compatibilização - estado transferência de responsabilidades fátima – 29 de maio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
Advertisements

A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Um Sorrisinho Amigo... Pelas crianças que mais precisam! Uma Criança MIL Sorrisos!
Envelhecimento: um desafio ao futuro
A protecção da Família no Código do Trabalho Português
A situação da Igualdade de Género em Portugal
Agradecimentos Instituto da Segurança Social, I.P.
Políticas demográficas
Políticas Sociais: Respostas Urgentes e Sustentadas
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Direito humano a alimentação adequada
Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória
Estrutura familiar e dinâmica social
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
Práticas Desenvolvidas pelo Gabinete de
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
O que é um homem e o que é uma mulher?
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Lei de bases da actividade física e desportiva
Rio Mulher.
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Estrutura familiar e dinâmica social
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
 Primeira mulher a votar;  Implementação da Nova Constituição da República (1933);  Lei do Contrato Individual do Trabalho (1974);  Importância do.
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
Igualdades de oportunidades e coesão social  “TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS”
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
João Carvalhosa GEBALIS, EM / CECODHAS.P / APHM Quinzena da Habitação Habitar – Compromisso com Todos WORKSHOP Acesso à Habitação: Construção de Percursos.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Velhice bem sucedida Três grandes categorias de condições:
Comissão Social da Freguesia de Moscavide Comissão Social da Freguesia de Moscavide Reunião CLAS 23 de Fevereiro de 2006.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Animação Sociocultural
Pensar a Sociologia Sociologia, 12.o ano
Escola Básica Sebastião da Gama - Estremoz
“ Nós propomos um ombro” Alexandra Candeias Ana Rita Palma Gonçalo Duarte Miguel Teixeira Faro,4 de maio, 2015.
ARRANJOS FAMILIARES O crescente aumento do nº de domicílios no Brasil, revela mudanças na estrutura familiar do país. Em 1970, contabilizava-se 17,6 milhões.
Medidas Ativas de Emprego
Psic. Rosângela G. Loureiro
Manuel de Lemos 25 de Setembro de Misericórdias: Cooperação com as Autarquias São associações de Cidadãos que, nas suas Comunidades, decidem cumprir.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Ciências Naturais 9.º ano
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Artigo 13.º (Princípio da igualdade) 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado,

A família tem uma função humanizadora
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho 27 a 31 de Julho de 2015, Joanesburgo, África do Sul.
A Educação e a prestação de outros serviços Autarquias/IPSS Reunião Regional com UDIPSS e IPSS de Aveiro e Porto Cortegaça, aos 2 de Abril de 2011.
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Dia Mundial do Idoso. Direitos dos idosos INDEPENDÊNCIA Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

família – compatibilização - estado transferência de responsabilidades fátima – 29 de maio

sabe-se que a família continua a ser entendida como o sítio da felicidade sítio do projecto sítio do futuro primeiro grupo inclusivo primeira estratégia contra a exclusão primeira estratégia de prevenção do risco

sabe-se que a família continua a ser entendida como o sítio da reprodução física e cultural sítio do acolhimento sítio da construção social sítio da coesão sítio do capital social sítio da sustentabilidade social porque constrói redes de confiança social

e que estas expectativas dependem… de competências efectivas –que dependem da vontade efectiva das famílias –que dependem de capacidades reais (tempo, informação,…) –que dependem de condições materiais concretas (salários,…) –que dependem de apoios diversificados (que vão desde a informação às estruturas…) de condições materiais –tempo e articulação do tempo –estruturas –capacidade económica, de iniciativa,… –das famílias, –do estado

contudo, sabe-se também que… se verificaram alterações profundas alterações sociais com significativa incidência na organização e vida das famílias alterações fantásticas que não tivemos a inteligência, a capacidade, a criatividade para integrar positivamente; pelo contrário, fomos condicionados por alterações, evoluções que na nossa imprevidência comodista não soubemos acautelar emergência dos direitos humanos – o princípio da igualdade entre mulheres e homens (acesso das mulheres à educação, ao mercado de trabalho – a irreversível conquista da autonomia da autonomia…) – emancipação das mulheres democratização da família crescente participação das mulheres no mercado de trabalho

… pílula contraceptiva aumento da esperança média de vida quebra da natalidade, da nupcialidade aumento do número de divórcios, das famílias em situação de monoparentalidade, das recomposições familiares, das coabitações, dos nascimentos fora do casamento, …

alguns números… taxa de actividade masculina – 54,8%, e de actividade feminina – 42 casais com filhos – 56,7%; casais sem filhos – 30,9%; monoparentais – 11,6% (10%feminina); reconstituídas – 4,2%, unipessoais – 17,3%... 5,7 casamentos por mil habitantes, 1,8 divórcios por mil habitantes subida da idade de casamento – 26/27 anos, da idade média de nascimento do primeiro filho – 27 anos, quebra da taxa de fecundidade – 1,5 …

… 500 mil desempregados (mais acentuada a taxa de desemprego das mulheres) agravamento da diferença de remunerações entre homens e mulheres – 153 euros em média 22% dos nascimentos ocorreram fora do casamento, aumento dos nascimentos abaixo dos 19 anos (14,7% para mães coabitantes, 22,1% para mães sós) aumento do insucesso, absentismo e abandono escolares aumento de comportamentos toxicodependentes e marginais …

sabe-se … que a maioria dos membros das famílias trabalha – taxa de actividade média de 48% que a maioria trabalha a tempo inteiro – 93.9% contra 6.1% a tempo parcial que o número de horas semanais de trabalho é de 43.7 em média que a taxa de actividade global e a tempo parcial de mães com filhos até aos 10 anos, é de 70% (3ª da Europa depois da Suécia e da Dinamarca) que a maioria nunca interrompeu a actividade para prestar apoio à família (67,6%)

…e que a conciliação se faz no feminino dupla actividade das mulheres (apesar de trabalharem menos horas semanais do que os homens nos locais de trabalho, trabalham em média mais duas horas por dia) lenta construção de um modelo familiar partilhado (apesar de já quase metade dos pais gozar a licença de paternidade, e ser crescente a percentagem dos que beneficiam da licença por aleitação…)

qual é o enquadramento? a Constituição da República –os direitos humanos –a família como grupo estruturante a consagração do princípio da igualdade em todos os ordenamentos jurídicos a fragmentada definição de medidas de políticas de protecção e promoção das famílias

e quais são as instituições de apoio? a rede informal –mãe e pai 26% das mães trabalhadoras guardam os seus filhos entre os 0 e 10 anos –família alargada, nomeadamente avós 26% das mães trabalhadoras confiam os seus filhos aos avós 10% a outras soluções familiares a rede formal –as creches, os infantários, os jardins- escola, as escolas, os ATL 33% das mães trabalhadoras optam por esta solução

… o acolhimento dos idosos faz-se maioritariamente ou nas famílias ou permanecendo em casa própria (opção determinada pelo nível dos rendimentos) 52,6% vivem com a família 44,8% vive sozinho 02,6% está colocado num lar

estreitamente relacionadas e articuladas com a rede pública, os horários, os preços… a forma como o Estado organiza as questões das redes públicas, da organização do trabalho e da promoção da igualdade, das compensações sociais, … a autonomia das famílias –na formulação da melhor solução –na realização da sua opção (a questão dos preços e salários) com a forma como se concebe e realiza o empoderamento das famílias

o que se espera das famílias, é… acolhimento afecto cumplicidade construção partilhada confiança solidariedade … as famílias transmitem os saberes tácitos, pela vida partilhada

o que se espera da rede formal é… competência funcionalidade adequabilidade às efectivas necessidades complementaridade

o que se espera do Estado é… políticas públicas activas subsidiárias, supletivas, universais, (que não hostilizem as famílias, e as deixem simplesmente ser famílias, competentes) –de emprego, –de trabalho, –de habitação, –de educação (de formação pessoal, integral, cidadã, responsável) políticas sociais diferenciadas, que promovam as famílias, sem contudo colidir com a sua autonomia –reforçando competências –suprindo constrangimentos

o que se espera, é uma clara assumpção das responsabilidades: as responsabilidades são intransferíveis –das famílias –do estado partilham-se recursos, complementam-se intervenções exercem-se competências