REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.

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Transcrição da apresentação:

REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR

Área do conhecimento: Ciências/Geografia Nível: Ensino Fundamental; Série/Bimestre: 5ª série/1°bimestre; Tema: Aprendendo os 3 R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Conceito: Conscientização ambiental; Importância da redução, reutilização e recliclagem;

Pré-requisitos: Noções de alguns conceitos: Reduzir; Reutilizar; Reciclar; Recurso; Resíduo; Biodegradáveis.

Objetivos: Conscientizar sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem; Contribuir para mudança de comportamento com relação ao Meio Ambiente; Compreender a relação Meio Ambiente/Ser Humano; Conscientizar quanto a compra de produtos recicláveis ou biodegradáveis sempre que possível; Informar sobre a importância da limpeza das embalagens com destino à reciclagem;

Compreender a importância da separação do “lixo”; Sensibilizar as pessoas que convivem, contribuindo para a multiplicação das informações; Identificar quais resíduos podem ser reciclados; Identificar, após apropriação do conhecimento, como pode contribuir com a escola (separação do “lixo”, compostagem, entre outros).

Tecnologia Utilizada: O computador.

Contexto: Este projeto deverá ser executado em sala de informática com um computador para cada dois alunos.

Tempo Previsto: Duas horas.

Metodologia: No primeiro momento os alunos irão pesquisar, no google, assuntos relacionados com o tema (sob orientação do professor) para intervirem com as posteriores problematizações; Discussão e apropriações de conceitos fundamentais (reduzir, reciclar, reutilizar, biodegradável, resíduos, recursos etc.; Debate com o auxílio de materiais visuais; Em um segundo momento, criação de folder com imagens sobre o tema em questão; Para finalizar, assumir responsabilidades quanto a mudança de comportamento em relação ao tema abordado e partir para a prática identificando as mudanças que podem ser desenvolvidas na escola.

Professor: O professor orientará os alunos na realização das atividades, intervindo quando necessário;

Avaliação: Oralidade (debates, discussão sobre o assunto); Capacidade de síntese; Criatividade na construção do material solicitado pelo professor (construção do conhecimento); Organização das idéias.

Descrição Técnica: O projeto será realizado em formato power point, com a utilização de imagens na internet e será executado na sala de informática com o auxílio de um projetor de imagens.

A SOLUÇÃO DE QUALQUER PROBLEMA É FACILMENTE ENCONTRADA QUANDO TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS .