Estradas da Madeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criação da Concessionária
Advertisements

Via litoral.
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
C.3 - Portugal na Segunda Metade do Século XIX (1ª Parte)
Olimpíadas de 2016.
REDE VIÁRIA FLORESTAL.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO.
Padronização da conceituação terminológica
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
VIA MANGUE.
3.1. Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino
Gibraltar.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Os Romanos e a conquista da Península Ibérica
Auto Estrada Paris - Barcelona
A cidade subterrânea de Derinkuyu
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
História dos Portugueses no Mundo
Apresentação : *Guida Pinto*
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Parte 7
O metro de Estocolmo é considerado como “a galeria de arte mais longa do mundo". Conta com 3 linhas principais ( a azul, a vermelha e a verde) um.
TÚNEL DO BINÁRIO AVENIDA BINÁRIO DO PORTO
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
Universidade de Coimbra Mestrado em Eng.ª Geográfica
Logística e realidade brasileira
Neolítico.
Barragem das Três Gargantas
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
História das Brigadas de incêndio no mundo.
Astronomia do Oriente Jeferson E. Oliveira.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Má Conservação das Estradas da Verdizela 11º H Ana Figueiredo nº1 Ana Tavares nº2 Catarina Sousa.
SECTOR DOS TRANSPORTES
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
Durante séculos, os Papas, em caso de perigo para as suas vidas, podiam escapar dos palácios do Vaticano por um corredor secreto com 800 metros de.
Maravilhas Naturais por acidente Avanço semi-automático.
1001 Curiosidades sobre as Pirâmides História 7ºano
Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência
Se considerarmos o tamanho da Madeira, com certeza que teremos alguma dificuldade em perceber como é que esta ilha tem tanto para oferecer! Monumentos,
Entenda o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos)
Maravilhas da Engenharia do Séc. XXI
As Primeiras Comunidades Recolectoras
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Acessibilidade à Praia de Faro
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
Escola Básica e Secundária da Povoação
George Zanfir: a Bela e a Fera
A evolução do aparelho de telefone
Operação Urbana Porto Maravilha
Uma maravilha da engenharia
transporte e armazenamento
O metrô de Estocolmo é considerado “a galeria de arte mais extensa do mundo”. Conta com 3 linhas principais (a azul, a vermelha e a verde), um percurso.
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
A INDÚSTRIA Conservas : peixe e frutas. Têxteis : com a lã, o linho e o algodão fazem-se tecidos e roupa. Lacticínios : derivados do leite : queijo, iogurtes,
PROGRAMAS E AÇÕES DE INFRAESTRUTURA. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA À Secretaria de Estado da Infraestrutura compete desenvolver, as atividades relacionadas.
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Rodoviário.
Ministério dos Transportes CONCESSÕES DE RODOVIAS SUBIDA DA SERRA BR-040/CONCER.
Monumentos madeirenses. Estátua do Cristiano Cristiano Ronaldo é um jogador de futebol, considerado o melhor de mundo. Aos 29 anos viu ser erguida uma.
A Terra primitiva e suas curiosidades O nosso planeta teve uma origem quente – Há cerca de 4600 milhões de anos (entre 4500 e 4900), uma poeira espacial.
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
1ª Fase: 15 a 19 de Outubro 2ª Fase: 23 a 27 de Outubro 3ª Fase: 31 de Outubro a 4 de Novembro.
Auto Estrada Paris - Barcelona Foi construído o viaduto mais alto do mundo. Este viaduto faz parte da auto-estrada A75 que liga Paris a Barcelona. São.
Construído no século XVIII para vigia contra os invasores, o Fortim do Faial apresenta-se hoje como um miradouro e é considerado Monumento de Valor Local.
Transcrição da apresentação:

Estradas da Madeira

Introdução O acidentado inacreditável do solo madeirense permaneceu durante mais de quatro séculos à construção duma rede de estradas que servisse a vida de todas as populações.

Separadas estas umas das outras por alterosas montanhas, rochas inacessíveis, profundos desfiladeiros ou ribeiras caudalosas, viviam quase no isolamento como as das antigas cidades gregas, comunicando-se e reunindo-se só em determinadas épocas do ano por motivos políticos ou religiosos.

. A maior parte das estradas eram carreiros de pé-posto, e as que tinham o nome de nacionais não passavam de estreitas veredas praticadas no solo, de penoso e dificílimo piso, sobranceiras a insondáveis abismos, costeando flancos de elevadas montanhas e oferecendo quase sempre aos viandantes os mais graves incómodos e perigos.

Actualmente

É o maior investimento da história da Madeira É o maior investimento da história da Madeira. Iniciado em 1989 com a construção da via rápida para a Ribeira Brava e Machico, que se completou no ano 2000, desde então foram construídos 108 quilómetros de vias rápidas e expresso, estando em execução os restantes 27,5 km de uma rede que terá 135,7 km de extensão.

Resultando de um investimento de 1 Resultando de um investimento de 1.814,6 milhões de euros, as novas vias da Madeira foram construídas graças a uma opção de engenharia que levou à construção de 135 pontes e viadutos e mais de cem túneis, estruturas que, naturalmente, para além da sua complexidade e elevado custo, têm agora encargos de manutenção exigentes.

Curiosidade A título de curiosidade, a obra mais cara foi, naturalmente, a ligação entre a Ribeira Brava e Machico (600 milhões de euros), Embora o túnel da Encumeada tenha sido o mais oneroso, pois custou cerca de 26 milhões de euros. A par da construção do troço Machico/Caniçal (156 milhões), se tornaram nas obras mais caras, por quilómetro.

REPARAÇÕES FEITAS A CADA 7 MILHÕES DE VEÍCULOS Deste modo, as grandes reparações do pavimento estão previstas no modelo em função do tráfego, mais precisamente, a cada passagem de 7 milhões de veículos pesados.

VISTORIAS ANUAIS E A CADA 5 ANOS

As obras de arte (pontes e viadutos) sofrem inspecções de rotina todos os anos e inspecções principais a cada 5 anos. Em função das observações, são programados os trabalhos a fazer que cobrem tudo, começando na estrutura propriamente dita (fendilhamento, assentamentos, etc.) e indo até ao seu equipamento (juntas, aparelhos de apoio, etc.).

Nos túneis, o funcionamento da iluminação, ventilação, CCTV, equipamento de combate a incêndios, sinalização cruz/seta, painéis de mensagens variáveis, galerias de emergência, etc.. As paredes dos túneis são pintadas quando se justifica, em princípio, uma vez a cada 5 anos".

Por Fim Resta acrescentar que trabalham em contacto directo com os automobilistas a Vialitoral com cerca de 30 pessoas, e um pouco menos na Viaexpresso. É filosofia das mesmas o resultado de um trabalho de prestações de serviço externamente, sobretudo na área das obras, patrulhamento e assistência permanente, iluminação, ventilação, limpeza, conservação de verdes, consultorias diversas.

Este trabalho elaborado Por: Ana Isabel Abreu Ana Câmara Laura. Webgrafia http://ilhadamadeira.weblog.com.pt/arquivo/235158.html