PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning O sistema desenvolvido no projecto PEARL, integrará uma experimentação prática onde os.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
@lgarve e-seguro Plano de Ação Segurança e Proteção na Internet
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Sistemas Distribuídos
Inovação e difusão tecnológica
Sistemas Distribuídos
Eduardo Stevanato A solução que confere aos laboratórios de informática garantia de funcionalidade e melhor dinâmica de.
Apresentando.
Aula 21/09/2011 Courouris, Dollimore, cap 10
Paradigmas de Programação
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
INTERAÇÕES Organizações como Sistemas Complexos
Bacharelado em Ciência da Computação
Interação Cliente Servidor
Sistema Web para Departamentos
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
QoS para Realidade Virtual
O Surgimento dos Sistemas de Bioinformática
Ferramenta para desenvolvimento de Protocolos de Comunicação Serial Portáteis Orientador: Alexandre Carlos Brandão Ramos Autores: Bruno Martins Lino Anderson.
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
Sistemas Operacionais de Rede
& B ackup S Egurança Interna ackup egurança Interna
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Gestão de Ciência e Tecnologia 7ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1.Caracterização das Fases de um Projecto 1.1. Operação 1.2. Desmontagem 2. Descrição.
TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE - faculdades e universidades em melhores condições para facilitar a transição. - instituições do saber além de instituições.
Rodrigo de Souza Couto Redes de Computadores II
E-Business a Nova Economia
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Francisco A. Barbosa Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 4 de Março de 2009 Sob a orientação de: Prof.ª Maria Teresa Andrade.
Informática na Construção - Gestão da documentação em obra David Manuel de Almeida Pinto 31/12/2001.
IPv6 - Protocolo IP da nova geração
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
Gildo de Almeida Leonel
Sistemas Distribuídos
Grupo José Pimenta Marques. Líder de mercado Mais de 40 anos de experiência no mercado da pesagem.
Universidade da Beira Interior Fiabilidade de Sistemas Informáticos Nuno Magarreiro n.º
Programação Orientada à Objetos
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
O que é a Internet? É uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Engenharia de Software
1 TEORIA DA COMPUTAÇÃO Motivação Licenciatura em Ciência e Tecnologia da Computação Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (Prep.)
PROJETO DE PESQUISA.
PROJETO DE PESQUISA.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computação - IC Redes de Computadores 2 Serviços Web Felipe Santos José Oswaldo.
Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Infraestrutura laboratorial para experimentação remota Orientador Prof. José Manuel Martins Ferreira.
Internet2 Anabela Pinho Natália Gomes Anabela Pinho Natália Gomes.
Departamento de Informática
Infra-Estrutura para Computação Distribuída
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Testes (verificação e validação)
Informática Industrial N8INF
Tecgraf PUC-Rio maio de 2011 Introdução ao Openbus.
Engenharia de Computação Pontifícia Universidade Católica de Campinas ENGENHARIA NA COMPUTAÇÃO Grupo 6.
Evolução Histórica Pré-História
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
A Solução CFTV em Nuvem Visualização Acesso via browser a até 30 câmeras simultaneamente em cada monitor, mesmo em locais diferentes Gravação Remota e.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
Bitnet. A BITNET (acrônimo de "Because It's Time to NETwork" ou "Because It's There NETwork") foi uma rede remota criada em 1981 a partir da ligação entre.
HP CATALYST NETWORK NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning O sistema desenvolvido no projecto PEARL, integrará uma experimentação prática onde os estudantes poderão trabalhar em conjunto, permitindo o acesso destes a um laboratório real através da internet/intranet. Os estudantes poderão interagir remotamente com a experimentação prática em execução, modificando parâmetros e em alguns casos modificando o próprio projecto experimental. Eles discutirão as suas acções, podendo antecipar acontecimentos, observar e analisar os respectivos resultados. O processo é real, garantindo uma autenticidade e imprevisibilidade que simulações ou descrições não poderiam reproduzir. Introdução

PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning  Oferecer alta qualidade de aprendizagem em experiências cientificas / engenharia baseada numa aprendizagem cientifica contemporânea.  Oferecer flexibilidade de estudo em termos de tempo, localização, ou necessidades especiais trazendo o laboratório pedagógico para os estudantes.  Dar aos estudantes facilidade de acesso á realização de experiências críticas e dispendiosas em segurança.  Estender o uso da Internet para realizar experimentações práticas.  Fornecer soluções baseadas na Internet de forma a permitir que estudantes fisicamente distantes possam interagir entre si durante as experiências.  Facilitar a aprendizagem da ciência como um processo que usa o computador como base da aprendizagem dos sistemas. Objectivos

PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning Cooperação Open University (UK) representada pelo Institute of Educational Technology, Knowledge Media Institute e pela Faculty of Science que é a líder do projecto. Estas instituições contribuem com peritos nas áreas da pedagogia e avaliação de tecnologia educacional através do desenvolvimento de software educacional e interfaces de utilização. Departamento de Computação Aplicada da University of Dundee (Escócia). C oordena os desenvolvimentos do sistema e o projecto do interface do utilizador. São os principais responsáveis pela arquitectura do servidor e pela integração ambiental da aprendizagem colaborativa. O seu departamento de Bioquímica é responsável pela experiência de biologia celular a implementar no projecto.

PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning Cooperação Departamento de Ciências de Computadores da Trinity College Dublin (Irlanda) Tem um papel chave no desenvolvimento do sistema através da integração dos módulos desenvolvidos, pelos diferentes colaboradores, no servidor remoto do laboratório. É este departamento que irá conduzir o trabalho de especificação global. Desenvolverão o software de cliente e representarão um papel chave no projecto do interface para o utilizador. Zenon SA (Grécia) É uma companhia de automatização industrial. Eles darão uma contribuição responsável para o desenvolvimento do laboratório remoto. Trabalharão directamente com o OU e com o UDMC desenvolvendo os aspectos de engenharia de controlo e mecânica das suas próprias experiências. Open University Worldwide (UK) O papel deles é conduzir a análise de mercado e trabalho de exploração. Isto garante que o aspecto comercial do projecto será tido em conta desde o início, permitindo planear a sua subsequente exploração.

PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning Cooperação - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP - Portugal) Tem a responsabilidade principal de desenvolver a infra-estrutura de laboratório remoto, integrando o controle escolhido e os protocolos de instrumentação. Implementarão um laboratório digital controlado pelo barramento de instrumentação PXI (PCI eXtended to Instrumentation ) que incluirá todas os aparelhos de instrumentação (osciloscópio, multímetro, gerador de funções, controlador de Boundary Scan, etc....) todos eles controlados por um computador embebido, nesse mesmo sistema de instrumentação, que por sua vez, fará ligação directa a ao servidor remoto.

PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning Cooperação - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP - Portugal)

PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning O sistema PXI

PEARL - Practical Experimentation by Accessible Remote Learning O sistema PXI