O Mundo em Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
Advertisements

O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Paises Participantes da Copa
O QUE É ESTADO DE BEM-ESTAR SOCIAL?
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Subdesenvolvimento.
Blocos Econômicos.
Projeto de Geografia.
Alargamento Vs Aprofundamento
Prof. Jeferson C. de Souza
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
Blocos econômicos mundiais
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Os indicadores da população
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
MACROECONOMIA DO EMPREGO E DA RENDA
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
União Européia.
Economia Européia.
O mundo subdesenvolvido
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 Rede Externa das OPCs Teresa Fontela.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Bandeiras e países?.
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
GEOGRAFIA.
IDH: você conhece essa sigla?
UNIÃO HOMOAFETIVA “ O afeto merece ser visto como uma realidade digna de tutela” Maria Berenice Dias Alunos: Alfredo Ferreira Diane Rossini Luiz Gustavo.
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
O Mundo em Perspetiva Economia C 12.º Ano
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
Cozinheiros Da Economia
1 Doingbusiness no Brasil Penelope Brook PSD/FSD Vice Presidência – Grupo Banco Mundial Rio de Janeiro – 26 de julho de 2006.
Resultados preliminares
UNIÃO EUROPÉIA.
EU PORTUGAL E O MUNDO.
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO Tópico 02 Módulo 15
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Continente europeu Aspectos gerais Localização: * Hemisfério norte
População e espaço da Europa
Desafios da União Europeia na Atualidade
Coordenação Internacional da Pesquisa: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 10_ “um mundo dominado por CGV”: a visão da OCDE profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre.
UNIÃO EUROPÉIA.
Reunião do Comitê de Acompanhamento e Assessoramento Reunião do Comitê Executivo Balanço da Primeira Etapa do Programa Abril/2015.
Apresentação COSEC1 Apresentação sectores e mercados África do Sul Missão Exportar 2008.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
UT2 – PAÍSES DO NORTE DESENVOLVIDOS.
União Europeia Sílvia Neto.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Plataforma Mundial de E-commerce local
Reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social Brasília, 17 de Fevereiro de 2016.
Crise Europeia Causas da crise: -Impacto da crise de Salvar bancos e empresas com dinheiro público -Dívidas públicas dos países europeus – gastos.
Regulação de Infra-Estrutura: Uma Ênfase no Setor de Telecomunicações Luiz Guilherme Schymura Instituto Fernando Henrique Cardoso São Paulo, 13 de julho.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
O Ambiente Econômico Global Mercado Global Objetivos Compreender as principais diferenças entre os sistemas econômicos espalhados ao redor do mundo;
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

O Mundo em Desenvolvimento

O que é um País Desenvolvido?! Utilizamos o conceito de País desenvolvido quando nos referimos aos países que têm alto nível de desenvolvimento económico e social.. Os países desenvolvidos normalmente são os que apresentam um Índice de Desenvolvimento Humano elevado. Os Países que não têm estas características são classificados como Países em vias de desenvolvimento ou Subdesenvolvidos.

Os Países mais Desenvolvidos Noruega; Austrália; Islândia; Canadá; Irlanda; Países Baixos; Suécia; França; Suíça; Japão; Luxemburgo; Finlândia; Estados Unidos; Áustria; Espanha; Dinamarca; Bélgica; Itália; Liechtenstein; Nova Zelândia; Reino Unido; Alemanha; Singapura; Hong Kong; Grécia; Coreia do Sul; Israel; Andorra; Eslovênia; Brunei; Kuwait; Chipre; Qatar; Portugal; Emirados Árabes; República Checa; Barbados; Malta

Aspectos Chave para o desenvolvimento de um país São utilizados alguns critérios que podem ditar se um país é desenvolvido ou não. Um dos critérios utilizados é a Renda per Capita e o valor do PIB de cada país. Outro critério económico é a Industrialização. Os países onde os sectores terciário e quaternário da indústria predominam na economia são considerados desenvolvidos. Mais recentemente, uma outra medida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), começou a ser utilizado. O IDH mede três dimensões: riqueza, educação e esperança média de vida e é uma maneira de avaliação e medida do bem-estar de uma determinada população.

Diferenças entre o nível de desenvolvimento dos países Podem existir diferenças entre o nível de desenvolvimento dos países devido à origens históricas que deixaram marcas profundas nos países, como a dominação, independência e exploração das colónias, à cultura, à educação, ao nível médio de vida, etc. O consumo, por parte das sociedades dos países desenvolvidos é muito alto. A luta por melhores condições de vida da população é visível. A democracia está totalmente implementada nas nações desenvolvidas. Há nos países desenvolvidos uma densa e articulada rede de cidades. O conceito de "país desenvolvido" é apenas uma referência económica e política, não reflectindo necessariamente o grau real de desenvolvimento social e cultural. Há quem questione se os países onde não há direitos civis e políticos, onde não existe segurança social e onde ainda se aplica a pena de morte e os maus tratos aos reclusos, serão mesmo desenvolvidos, ou se apenas sofreram de crescimento económico.

Os Países desenvolvidos é que, na maioria das vezes, beneficiam das matérias-primas, existentes, nos países subdesenvolvidos, e estes andam à “mercê” do poder económico dos primeiros Tânia Azevedo ESD