Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A RAZÃO: INATA OU ADQUIRIDA?
Advertisements

Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
John Locke Empirismo.
John Locke Empirismo. John Locke ( ) Médico entusiasmado com a experimentação. Acreditava que o futuro estava na tecnologia Traz uma filosofia.
Racionalismo René Descartes.
Filosofia moderna Kant (Idealismo)
Filosofia moderna Descartes (Racionalismo)
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Teorias do Conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
A FILOSOFIA DE DAVID HUME
A teoria do conhecimento
Teorias do conhecimento
Aula 6 – Hume e o Empirismo
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Immanuel Kant
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
Kant e a Crítica da Razão Pura
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
1. Descrição e Interpretação da Actividade Cognoscitiva
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
 David Hume era um pensador escocês que ridicularizava a razão humana, acreditando que o que as pessoas sabiam vinha dos sentidos. Ao afirmar isso, Hume.
René Descartes Meditações.
Trabalho realizado por:
FILOSOFIA.
A dúvida e as quatro regras do método em René Descartes.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Empirismo David Hume (1711 – 1776).
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
René Descartes ..
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: ressurgimento das cidades (burgos) e de uma classe nova (burguesia)  Pensamento: Antropocentrismo,
As bases da ciência moderna
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
Aula: Renascimento e Modernidade
O Iluminismo.
René Descartes ..
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto:  Ressurgimento das cidades e apresentação de uma nova classe social: Burguesia. Com grandes.
Filosofia moderna.
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Racionalismo.
..  Apresentação:  Racionalista  Modelo de pensamento dedutivo, de inspiração matemática  Método analítico.
Teoria do conhecimento II
Filosofia Aula 1.
A REVOLUÇÃO FILOSÓFICA PROF. SUDERLAN. A filosofia na era moderna transfere sua afinidade e lealdade à religião para a causa da ciência Bacon: (século.
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
David Hume (1711–1776).
John Locke ( ).
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
Locke V O Conhecimento: “O seu valor e a sua extensão”
Filosofia Moderna.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Kant e a Filosofia Crítica
Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms
1-De acordo com Descartes:
VISÕES ESPECÍFICAS DE FILOSOFIA Marilena Chauí VISÃO DE MUNDO VISÃO DE MUNDO Senso comum – opinião da sociedade globalizada Senso comum – opinião da sociedade.
Transcrição da apresentação:

Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais Universidade Luterana do Brasil Teoria e Método em Geografia Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva

A Epistemologia O estudo dos fundamentos filosóficos do conhecimento é conhecido como “epistemologia” ou Teoria do Conhecimento. Suas questões principais são: 1) O que é conhecimento? 2) Como nós o alcançamos? 3) Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético?

A Epistemologia Um passo óbvio na direção de responder a primeira questão é tentar uma definição. A definição padrão, preliminarmente, é a de que o conhecimento é crença verdadeira justificada. Esta definição parece plausível porque, ao menos, ele dá a impressão de que para conhecer algo alguém deve acreditar nele, que a crença deve ser verdadeira, e que a razão de alguém para acreditar deve ser satisfatória à luz de algum critério – pois alguém não poderia dizer conhecer algo se sua razão para acreditar fosse arbitrária ou aleatória. Assim, cada uma das três partes da definição parece expressar uma condição necessária para o conhecimento, e a reivindicação é a de que, tomadas em conjunto, elas são suficientes.

A Epistemologia Há, contudo, dificuldades sérias com essa ideia, particularmente sobre a natureza da justificação requerida para a crença verdadeira equivaler a conhecimento. Nesse sentido, na história da epistemologia tivemos duas principais escolas de pensamento sobre o que constitui o meio mais importante para o conhecer. Uma é a escola "racionalista", que mantém que a razão é responsável por esse papel. A outra é a "empirista", que mantém que é a experiência, principalmente o uso dos sentidos, ajudados, quando necessário, por instrumentos, que é responsável por tal papel.

Epistemologia – Escola Racionalista O paradigma de conhecimento para os racionalistas é a matemática e a lógica, onde verdades necessárias são obtidas por intuição e inferência racionais. Questões sobre a natureza da razão, a justificativa da inferência e a natureza da verdade, especialmente da verdade necessária, pressionam para serem respondidas..  A Razão é a luz natural inata que permite o acesso à verdade. A verdade é uma característica das ideias e não das coisas. Penso, logo existo! (René Descartes)

Epistemologia – Escola Racionalista Descartes defende a existência de “ideias inatas”, que por serem puras (livres dos sentidos) só podem existir porque já nascemos com elas. Exemplos: Infinito, tempo, espaço, Deus, relações matemáticas,.. (intuições intelectuais).

Epistemologia – Escola Empirista O paradigma dos empiristas é a ciência natural, onde observações e experimentos são cruciais para a investigação. A história da ciência na era moderna dá sustentação à causa do empirismo; mas precisamente para esta razão, questões filosóficas sobre percepção, observação, evidência e experimento tem adquirido grande importância. Antes da experiência, nossa mente é como uma folha em branco. As sensações formam a percepção, a associação das percepções formam as ideias. Temos o hábito de fazer associações; para alguns autores dessa corrente, a razão é o hábito de associar ideias.