M. Just, M. Ribera, E. Monsó, J.C. Lorenzo and C. Ferrándiz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELLING QUÍMICO NO TRATAMENTO DE CICATRIZES DE ACNE
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Os Fatos sobre o tabaco.
Histologia Animal.
RADIOATIVIDADE.
Hospital Heliópolis Biologia Molecular 2009
Inibição da Angiogênese por Colágenos na Membrana Basal
Regulação da Angiogênese pelo Remodelamento da MEC
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE POLÍMEROS
Deslocamento de Equilíbrio
Lee, CA,Huang, CTF, King A, Chan PJ.
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
Seminário de Genética Fibromatose Gengival
ANÁLISE DE TRANSMISSÃO DE LUZ
Acta Pædiatrica/Acta Pædiatrica , pp. 1131–1134 ml donneborg, kb knudsen, f ebbesen Apresentação: Thales R.Teixeira Taveira, Vinicio N. Nascimento.
APLICABILIDADE DO PLASMA RICO EM
The New England Journal of Medicine (04 janeiro de 2001)
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
Kamijo K, Hayashi Y, Sakai T, Yahiro T, Tanaka K, Nishihira Y
Acidente Vascular Cerebral ( AVC)
Gustavo Baron Defeitos Causados pelas Juntas Frias nos Fundidos Sob Pressão.
POR QUE AS PESSOAS FUMAM?
A osteoporose é uma doença?
Sérum Facial Renovador TimeWise®
ATIVIDADE ELÉTRICA NA PELE RELACIONADA ÀS FERIDAS E A CICATRIZAÇÃO
Ciências Cap. 10 A pele Prof.: Samuel Bitu.
Renielly Casagrande Reumatologia ISCMSP
SAÚDE OCUPACIONAL EXPOSIÇÃO A CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS
Ac. Giovanna Canato Toloi Orientador: Prof. Dr. Jaques Waisberg
ENVELHECIMENTO EM NÍVEL MOLECULAR
CÂNCER e seus fatores de risco
TECIDO CONJUNTIVO PROF. PANTHERA.
Contatos: – AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICAS EM FUNÇÃO DA IDADE Tzanno-Martins.
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - UFMA
AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE
SÉRIE DE SAÚDE.
Tabagismo na gravidez Daisy Malta / N° 7 Mariana Limeira / N° 31
Aluna: Monique A. de Souza C. Barreto
INSERÇÃO DE DIPEPTÍDEO ENTRE OS CÓDONS 69 E 70 DA TRANSCRIPTASE REVERSA DO HIV-1 DETECTADA EM PACIENTE DA REGIÃO DE MARÍLIA, ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL:
Alelos múltiplos Série de três ou mais genes alelos que, ocupando o mesmo locus produzem, dois a dois, diferentes aspectos da mesma característica biológica.
Tecido conjuntivo Prof. Rodrigo Corrêa.
TEORIA DE BARKER Carlos Arcanjo
Tabagismo e Fatores Associados Ilone Fabiane Rhoden Fabio Mulher
Ca2+-ATPase e Produção de Calor
Diferenciação Celular
 2011 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Jonathan M. Samet, MD, MS Diretor do Instituto para Saúde Mental da USC (USC Institute for Global.
Docente: Profa. Dra. Maria Tercília Vilela de Azevedo Oliveira
Neoplasia.
Farrel, Stephen W.; Kampert, James B.; Kohl, Harold W. III;Barlow, Carolyn E.; Macera, Caroline A.; Paffenbarger, Ralph S.Jr; Gibbons, Larry W.; Blair,
SISTEMA TEGUMENTAR Curso:- Cuidador de Idoso
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem AUTO-EXAME DAS MAMAS E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES.
Prof. Me. Leandro Parussolo
Sedentarismo, Depressão e Risco de Mortalidade Cardiovascular
Enfisema pulmonar/DPOC
Tecido Conjuntivo de Suporte
FUNDAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Caroline Pouillard de Aquino
Uso de vírus em engenharia genética
Depressão.
Testes de significância e análise Parte 1 The Union, Paris, França MSF – Centro Operacional de Bruxelas, Luxemburgo OMS, Genebra.
Testes de significância e análise Parte II The Union, Paris, França MSF – Centro Operacional de Bruxelas, Luxemburgo OMS, Genebra.
Metabolismo energético
Prof Marcos Rodrigues Envelhecimento SENAC
Blitz do Básico.  Qual a diferença entre hidratantes em forma de creme e de gel?
Fatores de Risco de Câncer e de Outras Doenças não Transmissíveis Fatores de Risco de Câncer e de Outras Doenças não Transmissíveis Programa Nacional de.
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituída por uma parte não- estrutural, denominada de substância fundamental.
Influência do Tabagismo Passivo no Desenvolvimento da Doença de Calvé- Legg-Perthes: Uma Meta-Análise Autores: Lucas Cortizo Garcia; Fernando Cal Garcia.
Reversão Tecnológica do Envelhecimento Pele A pele é o maior órgão do corpo humano Corresponde a 16% do peso corporal; Exerce diversas funções, como:
ANAMNESE OCUPACIONAL Maria Izabel de Freitas Filhote 2012 defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg.
Transcrição da apresentação:

M. Just, M. Ribera, E. Monsó, J.C. Lorenzo and C. Ferrándiz Effect of smoking on skin elastic fibres: morphometric and immunohistochemical analysis M. Just, M. Ribera, E. Monsó, J.C. Lorenzo and C. Ferrándiz Karine Moura de Freitas1 Edson Rosa Pimentel 2 ¹ Pós-graduanda do programa de Pós- Graduação em Biologia Celular e Estrutural, IB/Unicamp . ² Professor do programa de Pós Graduação em Biologia Celular e Estrutural IB/Unicamp. Orientadora do seminário

Introdução - Pele Fibras elásticas Componente amorfo (elastina) + Componente microfibrilar (APC – componente P amilóide + glicoproteínas) http://2.bp.blogspot.com/_JiGf_KyownY/SUbeheFoOjI/AAAAAAAAAFw/BTttU1lF8BU/s400/Camada_derme.jpg

Introdução – Pele x tabagismo Desenvolvimento prematuro de rugas. Tabagismo Envelhecimento da pele.

Elastina é o principal alvo. Introdução Como o fumo afeta a pele causando envelhecimento e desenvolvimento de rugas????? Elastina é o principal alvo. A elastina é o principal alvo de enfisema induzido pelo fumo; Estudos já mostraram um aumento no número, espessura e área total ocupada por fibras elásticas em fumantes comparado com não fumantes.

Objetivos Investigar modificações no tecido elástico da derme não exposta ao sol causadas pelo fumo; Investigar os possíveis mecanismos responsáveis por essas alterações.

Material e Métodos Pacientes: 69 homens Idade entre 43 e 70 anos 20 não fumantes; Homens que nunca fumaram ou fumaram menos que 150 cigarros durante a vida. 19 antigos fumantes; Homens que pararam de fumar há pelo menos 6 meses; 30 fumantes. Homens que fumam pelo menos um cigarro por dia pelo menos nos últimos 6 meses. Idade entre 43 e 70 anos

Material e Métodos Foi realizada biópsia, com retirada de um fragmento de pele em uma região do braço não exposta ao sol; O fragmento foi processado, incluído em parafina; Morfometria; Marcação para elastina; Marcação para APC (componente P amilóide). Fig 1. Binary image showing elastic fibres of the dermis as white.

Resultados e Discussão As características morfológicas das fibras não estão significativamente relacionadas à idade dos pacientes

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão Modificações decorrentes do tabagismo nas fibras elásticas da pele são mais profundas e menos intensas do que as causadas pela exposição ao sol; As alterações observadas nas fibras elásticas provavelmente são causadas pelos componentes do fumo oriundos da corrente sanguínea, já que as alterações significativas ocorreram na derme reticular.

Resultados e Discussão

Resultados e Discussão O aumento da área ocupada por fibras elásticas na derme reticular pode estar relacionado a: Redução da espessura da derme; Deposição de substâncias; Síntese de tecido normal ou anormal; Degradação das fibras elásticas; Nenhuma diferença entre fumantes e não fumantes foi observada na espessura da derme nem na deposição de substâncias externas nas fibras elásticas em estudos anteriores. Associação a inibidores de proteases do plasma e marcação com lectinas das fibras elásticas sugerem um formação relativamente recente. Neste estudo foi observado a falta de inibidores de proteases do plasma assim como a reação negativa para lectina

Discussão Metaloproteinases (MMP) de matriz são proteínases dependentes de zinco que degradam colágeno e outras moléculas pertencentes à matriz, inclusive ELASTINA; A expressão de MMP-1 aumenta de maneira dose dependente na pele de fumantes quando comparados a não fumantes, enquanto a produção de inibidores de MMP (TIMP) permanece constante ou decresce. A indução de MMP-1 causada pelo consumo de cigarro pode ser importante no envelhecimento da pele causado pelo tabagismo.

Discussão A produção de MMP pode ser induzida pela radiação ultravioleta, e a máxima indução de MMP pode ser observada quando ambos os fatores (radiação ultravioleta e cigarro) foram aplicados. = +

Resultados e Discussão O fumo altera tanto o componente microfibrilar como o componente amorfo que forma as fibras de elastina, mas parece ser mais pronunciado no componente mocrofibrilar;

Resultados e Discussão

Discussão O fumo por si só não causa modificações macroscópicas na pele protegida do sol de fumantes, porém quando analisada a pele exposta ao sol, houve aumente significativo do tecido elástico tanto na derme papilar quanto na reticular de fumantes quando comparado a não fumante; Envelhecimento acentuado de fumantes está relacionado também a predisposições genéticas, já que somente um quarto de fumantes crônicos apresentam severo “enrugamento” na pele exposta.

Conclusão O tabagismo é um fator de risco, independente da irradiação solar, para o aumento das fibras elásticas na derme reticular; Este aumente está mais relacionado à degradação do tecido elástico que com a síntese, como ocorre na elastólise ocasionada pela exposição ao sol, e está relacionado principalmente a modificações no componente microfibrilar que no material amorfo; A radiação solar e o fumo têm múltiplos efeitos no envelhecimento facial e podem compartilhar a mesma causa patofisiologica.

Obrigada!!!