UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM TERCEIRO SETOR (NITS) Coordenação: Profª Drª Ana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Bem-vindos!.
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
FACULDADE METROPOLITANA
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
Por Heleno Rocha e Denilson Carvalho
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Comissão de Educação dos Profissionais
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina Graduação em Biblioteconomia
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Arquivo e Documentação
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Fabiano André Vergani
Quem somos O que fazemos Slide 1
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
Universidade Federal de Santa Catarina
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Prezados (as) Senhores (as): 
Promovendo Soluções Sociais
Planejamento Estratégico COPAC
Autoavaliação Institucional e a CPA
Biblioteca – Campus Osasco
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Introdução à Contabilidade Capítulo 1
Curso de Graduação em Gestão Pública
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
ANÁLISE DOS SERVIÇOS OFERTADOS PELA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NORTE DA ILHA VISANDO À OTIMIZAÇÃO DE SUA UTILIZAÇÃO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA Introdução.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Como elaborar Memorial e
Curso: Administração com Marketing Apresentação 4 Terceiro Setor
AGETUR Núcleo de Planejamento Turístico
O SABER AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR Hellen Caroline Silva da Silveira Iniciação Científica Voluntária Prof.ª Elisabeth.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Escritório de Projetos
Com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade de formar profissionais de arquivos, capacitados para a guarda e conservação de documentos eletrônicos,
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO
Salamon e Anheier (1992) revelam os pontos de convergência entre as várias terminologias e classificações encontradas internacionalmente: a) setor de caridade:
COORDENAÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA
CICLOVIDA PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. União dos ciclistas do Brasil Sociedad Peatonal Bicicletada ONG’s Ciclo Iguaçu Instituto Energia Humana.
Proposta de filiação Aromaflora 2016 AROMAFLORA
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE ERMO, JACINTO.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM TERCEIRO SETOR (NITS) Coordenação: Profª Drª Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana Vice-Coordenação: Profª Ligia Leindorf Bartz Kraemer Bolsistas: Patrícia Keiko Ramos Vanessa Cristina Protski Estagiários: Cyd Vinicius Petrin e Sousa Debora Czornobai Ferrari Centro de Documentação e Informação em Terceiro Setor

Projeto inédito de suporte ao desenvolvimento de pesquisas, estudos, disseminação e acesso ao conhecimento especializado das organizações sociais sem fins lucrativos CEDOC Centro especializado no gerenciamento de documentos e informações sobre e para a sustentabilidade do Terceiro Setor, por meio de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão

Como Surgiu A partir da constatação da equipe do NITS da necessidade de reunir e disponibilizar acervo informacional a quem estuda e atua em Terceiro Setor O CEDOC é ao mesmo tempo fornecedor e cliente do NITS

 Docentes e alunos da graduação  Docentes e alunos da pós-graduação  Empresas/Organizações interessadas em parceria com o Terceiro Setor  Pessoas interessadas em temas relacionados ao Terceiro Setor da UFPR e de outras instituições de ensino A quem é destinado?

Constituído por ONGs, entidades filantrópicas, entre outras iniciativas Não visa lucro Trabalha em prol da sociedade quando o governo não consegue suprir suas necessidades Mas afinal, O QUE É O TERCEIRO SETOR ?

Visão Ser um ambiente padrão de referência para a obtenção de informações sobre iniciativas para a construção da cidadania no país e a gestão de organizações que integram o Terceiro Setor Missão Ser um ambiente padrão de referência para a obtenção de informações sobre iniciativas para a construção da cidadania no país e a gestão de organizações que integram o Terceiro Setor

Biblioteca do Setor de Ciências Sociais Aplicadas CEDOC/NITS Endereço: Av. Prefeito Lothário Meissner, J. Botânico Campus III – sala SA.SSC17 Curitiba (PR) - CEP Telefones: (041) Integração com o Sistema de Bibliotecas da UFPR

Atuação dos acadêmicos: Objetivos:Procedimentos: Atender os usuários Pessoalmente, por telefone e e- mail. Compilar dados e produzir estatísticas do CEDOC Por meio de coleta e análise de frequência de consultas a informações e ao acervo. Elaborar um Glossário de termos de interesse ao Terceiro Setor Leitura crítica de livros e outros documentos. Monitorar a produção de documentos e informações. Busca e análise de documentos e informações novas Elaborar o Manual do CEDOC.Mapeamento dos fluxos das atividades. Manter atualizado o site.Atualização das informações.

Resultados (1/2) Produtos e serviços do CEDOC: Controles estatísticos de atendimento aos usuáriosControles estatísticos Glossário (em construção): com cerca de 70 termos >> ainda não disponível para consulta (fontes).Glossário Acervo atual: 600 livros; 23 títulos de periódicos; CDs, DVDs, VHSs >> organizados e disponíveis para consulta. Sistema de informações (em elaboração). Manual do CEDOC (em elaboração).Manual Site ativo.

Resultados (2/2) Na formação profissional dos acadêmicos: Percepção que uma unidade prestadora de serviços informacionais ao Terceiro Setor deve ser administrada como qualquer outra empresa visando minimizar custos e maximizar seus lucros e devendo prestar contas sobre a sua atuação. Aprofundamento dos conhecimentos sobre o Terceiro Setor.

Obras de Referência CABRAL, H.H.S. Terceiro setor: gestão e controle social. São Paulo: Saraiva, p. CARVALHO, N. V. Auto gestão: o nascimento das ONGs. São Paulo: Brasiliense, 2 ed p. MACIEL, B. C; et al. Fundações de apoio. São Paulo: Segmento Farma, p. MACHADO, M.R.B. Entidades beneficentes de assistência social. Curitiba: Juruá, p. PEYON, L.F. Gestão contábil para o terceiro setor. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, p. SILVA, C.A.T.; FREIRE, F de S. Balanço social teoria e prática. São Paulo: Atlas, p.

Visite o