Antônio Arnot Crespo 14ª edição |2009| Matemática Financeira Fácil Capa da Obra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração amintas paiva afonso.
Advertisements

Matemática Financeira Desconto Simples
Contratos Empresariais
Matemática Financeira Desconto Simples
DESCONTOS SIMPLES Não é o que acontece na vida que importa... O que importa é o significado que a gente dá ao que acontece.
Matemática Financeira – Unidade 2
CURSO T. T. I. MATEMÁTICA FINANCEIRA Facilitador Túlio Malta Eng
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Washington Franco Mathias José Maria Gomes
Taxas Equivalentes, Efetivas, Nominais e Proporcionais
Professor: Ademir Antonio Saravalli
PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA
Desconto Composto O desconto simples, racional ou comercial são aplicados somente aos títulos de curto prazo, geralmente inferiores a 1 ano. Quando os.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Matemática – Aula Descontos Simples Exemplos
Matemática Financeira
MATEMÁTICA FINANCEIRA e Técnicas de Análise de Investimentos
Desconto Composto “- Em nossa terra – explicou Alice -, geralmente se chega noutro lugar, quando se corre muito depressa e durante muito tempo, como fizemos.
Cálculos Financeiros AULA 7 Profª Karine R. de Souza .
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
Descontos Simples Se uma pessoa deve uma quantia em dinheiro numa data futura, é normal que entregue ao credor um título de crédito, que é o comprovante.
Matemática Financeira
DESCONTOS SIMPLES MATEMÁTICA
Matemática Financeira
Análise de Investimentos
CÁLCULOS FINANCEIROS & MATEMÁTICA FINANCEIRA
Equivalência de Taxa de Juros
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
Administração amintas paiva afonso.
Administração amintas paiva afonso.
Matemática Financeira
Matemática Financeira
DESCONTOS SIMPLES.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Empresarial II
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
DATA: _____/__________/______
CLASSIFICAÇÃO DOS TÍTULOS DE CRÉDITO:
Matemática Financeira
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Matemática Financeira
Matemática Financeira
AULA 2—DESCONTOS (juros simples) (LIVRO: MAT FIN-- HAZZAN)
Matemática Financeira
Matemática financeira
Desconto Bancário Simples O Desconto Bancário ou Comercial é aquele em que a taxa de desconto incide sobre o valor futuro de um título. Taxa de Desconto.
AULA 2 – Mercados Financeiros
CEAP – CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II PROFESSOR: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 04 TEMA: OS TITULOS DE CREDITO E O NOVO CODIGO.
Cartão de Crédito Empresarial
Matemática Financeira – TECNOLÓGICOS
Aulas Especificas Matemática 2 Prof.: Thiago
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Matemática Financeira
Matemática Financeira – ADM CC
Mercado de Crédito Objetivo:
MATEMÁTICA FINANCEIRA
TITULOS DE CREDITO: Operações Virtuais
OBRIGAÇÕES > Definição 1 As obrigações são títulos de dívida emitidos por sociedades abertas à subscrição pública e que conferem a quem os adquire direitos.
Cobrança de multa e mora PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C Os juros simples apresentam pouca utilização no mercado financeiro brasileiro.
Matemática Financeira
Matemática Financeira
Matemática Financeira
Exercícios de Matemática Financeira by Arlete Petry Terra
Giovanni Portolani Baldan Guilherme Ferreira de Lima Michel Sebastião Rodrigues Patrik Donizetti Rodrigues da Silva
Conceitos Financeiros
Análise de Riscos e Avaliação do Investimento Aula 5 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 25/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Transcrição da apresentação:

Antônio Arnot Crespo 14ª edição |2009| Matemática Financeira Fácil Capa da Obra

Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de Andradina; licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Rui Barbosa, de Andradina, e licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá, de Pereira Barreto. É professor efetivo de Matemática, por concurso público, da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Contato com o autor: Antônio Arnot Crespo Matemática Financeira Fácil Capa da Obra

Seguindo a proposta da já consagrada Série Fácil de tratar os temas de forma didática e gradual, a 14ª edição de Matemática financeira fácil chega totalmente reformulada, com atualização de textos e de assuntos. Voltada para alunos de cursos técnicos e de cursos superiores que necessitam de um estudo introdutório da Matemática Financeira, a obra apresenta os principais tópicos da matéria dentro de um esquema de ensino prático e objetivo, sem fugir ao necessário rigor matemático. Além disso, há uma grande quantidade de exercícios, colocados em pontos estratégicos de cada capítulo, que procuram trazer situações práticas, o que facilita o aprendizado por parte do aluno e facilita a fixação do tema. Essencial para todos os que necessitam de conhecimentos de Matemática Financeira, a 14ª edição consolida o sucesso alcançado não só pela obra, mas também pela Série Fácil. Este livro pode ser utilizado por alunos de cursos técnicos e superiores, além de profissionais de diversas áreas que necessitam de conhecimentos em Matemática financeira. Matemática Financeira Fácil Capa da Obra

Capítulo 9 Desconto Simples

Títulos de Crédito Capa da Obra É o comprovante de uma dívida a um credor. Capítulo 9 Desconto Simples

Títulos de crédito podem ser: Capa da Obra Nota Promissória: é um comprovante da aplicação de um capital com vencimento predeterminado. Duplicata: é um título emitido por uma pessoa jurídica para o cliente, para qual vendeu mercadorias a prazo. Letra de Câmbio: semelhante à nota promissória, porém, é um título ao portador. Capítulo 9 Desconto Simples

Desconto Capa da Obra É a quantia a ser abatida do valor nominal, isto é, a diferença entre o valor nominal e o valor atual. Pode ocorrer por uma antecipação do pagamento antes do dia determinado, ou quando o credor negocia um título para antecipar um recebimento. Capítulo 9 Desconto Simples

Desconto comercial Capa da Obra Desconto comercial, bancário ou por fora, é equivalente ao juro simples, produzido pelo valor nominal no período correspondente, e à taxa fixada. d – o valor do desconto comercial N – o valor nominal do título A – o valor atual comercial n – o tempo i – a taxa de desconto Capítulo 9 Desconto Simples d = N X i X n

Equivalência de capitais Capa da Obra Dois ou mais capitais diferidos são equivalentes, em certa época, quando seus valores atuais, nessa época, são iguais. A solução é estabelecer uma data e comparar os valores atuais dos títulos nessa data. Se resultar em igualdade, quer dizer que esses capitais são equivalentes. No regime de juro simples, essa data de comparação deve ser a data zero, isto é, a data em que a dívida foi contraída. Capítulo 9 Desconto Simples

Desconto racional Capa da Obra Desconto Racional ou por dentro, é equivalente ao juro produzido pelo valor atual do título numa taxa fixada e durante o tempo correspondente. d r – o valor do desconto racional A r – o valor atual ou valor descontado racional Capítulo 9 Desconto Simples d r = A r X i X n