Entrada de Produtos Manual Farmácias e Drogarias
Objetivo: Cadastrar a entrada dos produtos no sistema permite o controle do estoque e o controle financeiro. O objetivo do texto é explicar como cadastrar as notas fiscais de compra de produtos, a fim de que o estoque das mercadorias seja lançado no sistema. A partir da entrada de produtos pode-se também gerar as duplicatas a pagar ao fornecedor e registrar a atualização de preços do produto.
Módulo Compras> Fornecedor > Cadastro de Fornecedor Pré-Requisitos: É necessário cadastrar o fornecedor e cadastrar os produtos no sistema para realizar a entrada de produtos. Para cadastrar o fornecedor, caso ainda não esteja cadastrado: Módulo Compras> Fornecedor > Cadastro de Fornecedor
Módulo Compras> Menu Estoque > Submenu Produto> Tela Cadastro Para cadastrar os produtos, caso ainda não estejam cadastrados: Módulo Compras> Menu Estoque > Submenu Produto> Tela Cadastro de Produto
Entrada de Produtos Abra o módulo Compras, clique sobre o menu Compras, selecione a opção Entrada de Produto e clique sobre a tela Cadastro de Entrada de Produto.
Selecione o Tipo da entrada: por Nota Fiscal ou Recibo. No campo NF informe o número da nota fiscal de compra ou recibo. O campo Série da nota não será obrigatório.
Informe o Fornecedor da nota. Selecione o Depósito (local onde os produtos serão armazenados).
Informe a data de emissão da nota e a data de entrada dos produtos no estoque.
Pesquise o produto que será incluso na nota. Para pesquisar pode-se: Digitar o código interno do produto; Utilizar o código de barras (passando o leitor no produto); Informar o nome ou referência do item após pressionar a tecla F2.
Qtde: Informe a quantidade de embalagens, caixas ou pacotes do produto Qtde: Informe a quantidade de embalagens, caixas ou pacotes do produto. Se o produto for comprado por unidade informe a quantidade unitária. Qtde Cx: Informe a quantidade unitária de produtos dentro de cada embalagem, caixa ou pacotes.
V. Unitário: Informe o preço unitário da unidade ou caixa.
Utilize os campos Desc%, Desc R$ e Enc. Fin Utilize os campos Desc%, Desc R$ e Enc. Fin., respectivamente, para informar o desconto do item em porcentagem ou em reais e os encargos financeiros.
Informe o CST assim como está na nota e preencha o CFOP com um código referente a entrada desta nota fiscal. Observe o exemplo abaixo:
Preencha os impostos de ICMS e IPI Preencha os impostos de ICMS e IPI. Este campos ficarão visíveis de acordo com o CFOP informado.
Os dados dos impostos de PIS e COFINS devem ser preenchidos de acordo com os valores informados pelo escritório de contabilidade.
Pressione ENTER para incluir o produto na grade.
Pressione o botão Gravar.
Como o produto informado é controlado, o sistema exibirá uma tela solicitando a informação do lote do produto. Informe o lote do produto. Informe a quantidade de produtos com esse lote e a data de validade.
Pressione Enter até que o produto seja inserido na grade. Pressione o botão Ok.
Após pressionar o botão OK aparecerão três telas no sistema: A tela de inconsistência listará os produtos que nunca foram contados através do balanço. É apenas um informativo que poderá ser impresso. Pressione o botão Menu para sair da tela.
A tela Cadastro de Duplicatas da Nota Fiscal. Pode-se gerar as duplicatas a pagar após o lançamento da nota de compra. Informe uma conta contábil para despesas com fornecedores, selecione a forma de pagamento e a conta corrente.
Parcelas: Digite a quantidade de parcelas a serem geradas. Dias para Vencimento: Informe o número de dias para vencimento da primeira parcela ou digite a data no campo Vencimento Inicial.
Nº de Dias: Intervalo de dias entre uma parcela e outra. Ex Nº de Dias: Intervalo de dias entre uma parcela e outra. Ex.: de 30 em 30 dias. Dia Fixo: Dia específico para vencimento das parcelas. Ex.: todo dia 10.
Pressione o botão Gerar. Altere as data na grade se necessário. Clique no botão OK.
A tela de Atualização de Preços. Na tela Atualizar Preços pode-se alterar os valores de venda, custo e margem. Dê um duplo clique na coluna Atualizar e na linha referente ao produto que deseja a atualização de preço. Pressione o botão Corrigir.
Ratear Custo na Entrada de Produtos Para ratear o valor do Frete, ICMS ou IPI no preço de custo dos produtos na nota de compra, é preciso que um técnico habilite a opção dentre no Módulo Retaguarda > Menu Administração > Configurações > Configurações do Sistema > Clique no botão Configurar Entrada de Produtos.
Escolha a opção desejada nessa tela e clique no botão Incluir Escolha a opção desejada nessa tela e clique no botão Incluir. A opção escolhida será listada na grade.
Módulo Compras> Menu Compras> Tela Relação de Compras no Período Utilize a Relação de Compras no Período para visualizar as entradas de produtos em um determinado período. Módulo Compras> Menu Compras> Tela Relação de Compras no Período
Preencha os dados solicitados e clique no botão Gerar.
Exercícios 1. Registre uma nota fiscal de compra com 5 produtos. 2. Gere as duplicatas a pagar da nota fiscal registrada acima informando 3 parcelas que vencerão todo dia 5. 3. Relacione as compras do período através da tela Relação de Compras no Período.
Dúvidas. Acesse o site www. jnmoura. com Dúvidas? Acesse o site www.jnmoura.com.br e conecte-se ao suporte on-line. 19/03/2012