Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gótico em Portugal Mosteiro da Batalha.
Advertisements

ARTE GÓTICA O gótico não é só a combinação perfeita de elementos.
Arte Gótica.
A ARTE EM PORTUGAL: O GÓTICO - MANUELINO Marina Amorim Santos.
ARTE ROMÂNICA.
Arte gótica Renascimento Barroco
A Arte Gótica.
IDADE MÉDIA Arte Gótica.
Urbanismo, Arte e Romanização
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
Idade MÉDIA Queda do Império Romano do Ocidente e do Oriente – ( ).
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Edificações Neoclássicas
A ARTE MEDIEVAL História 3ºCiclo.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Arquitetura, Escultura e Pintura
(:Castelos medievais:)
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
As etapas do Capitalismo
Arte das civilizações antigas
A Arte do Renascimento.
ARTE MEDIEVAL RENATO GADELHA Nº 1180 LUCIANA NASCIMENTO Nº 1330
Arte Medieval.
Arte na Idade Média Séc. V ao séc. XV.
Declínio da Idade Média
Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes
Catedrais Para Leigos Clica para avançar Românico ou gótico?
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
Arte Romana.
Arte Gótica Idade Média A Religiosidade; O Analfabetismo;
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS.
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
ARTE GÓTICA Prof. Juliana Sena.
UNIDADE II: 2 - A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
A Cultura Medieval.
Arte Gótica.
Comunicação, Arte e Cultura
Arte Medieval 1ª Parte: Gótico
Gótico GÓTICO Mudanças Expansão do comércio entre diferentes regiões e países. Centralização do comércio em “grandes” cidades. Deslocamento do campo para.
História da Cultura e das Artes
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
Arte - Medieval Arte Românica.
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
A Península Ibérica na Segunda metade do século XI
Escola E.B. 2, 3 Padre Alberto Neto História
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
Arte no Brasil Colonial Arquitetura e urbanismo
Arte Grega Trabalho realizado por: Cristiana Araújo Turma:10º12
Passado e Mundo Actual A arte manuelina.
OS VITRAIS.
Arte Românica Grupo: Caio Corrêa; Carol Clack; Felipe Imhoff;
Idade Média Avançada Aula 02.
História e Geografia de Portugal A arte barroca no concelho de Santo Tirso.
ARTE GÓTICA.
CULTURA ARTE RELIGIÃO. Cultura Monástica O Clero era o grupo social mais culto Os monges copiavam a Bíblia e os livros dos autores antigos (decorados.
Nos primeiros tempos da humanidade o Homem para se abrigar utilizou as cavernas naturais.
IGREJA DE S. PEDRO DE RATES Caso Prático 2 ______ História da Cultura e das Artes – 10º Ano/Curso de Artes Visuais Módulo 3: A Cultura do Mosteiro Escola.
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
O QUE É ARTE?. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
ARTE GÓTICA.
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte
A arte medieval também era essencialmente religiosa
A arte do Renascimento.
GÓTICo.
Arte ROMÂNICA.
Transcrição da apresentação:

Arte gótica   Historia Paulo Cruz 9º A

Arte Gótica O período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos, de 1.100 até 1.500. O gótico caracterizou-se ,predominantemente, por ser um estilo grandioso de construções religiosas, foi a arte por excelência das magníficas catedrais europeias. O gótico, originalmente, foi um estilo marcadamente francês. Do território da França atravessou o Reno entrando na Alemanha onde existem belos exemplos desta arte. A arquitectura italiana, que ainda se mantinha ligada ao antigo estilo clássico, não foi muito influenciada, a excepção foi a arquitectura lombarda, mais sujeita por razões geográficas às influencias transalpinas, como se verificou na construção da catedral de Milão.

A divisão da arte gótica I Período: século XII (1100-1200) chamado período de transição ou gótico primitivo. Ainda pouco elevado, o arco ogival ou quebrado é usado juntamente com o arco românico. Ensaia-se o verticalismo procurando romper-se, ainda que com hesitação, com o horizontalismo do estilo românico. As fachadas das igrejas e das catedrais passam a ser enriquecidas com esculturas decorativas.

A divisão da arte gótica II Período: século XIII (1200-1300) chamado gótico lanceolado. O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo II Período: século XIII (1200-1300) chamado gótico lanceolado. O arco ogival torna-se bastante elevado, sendo formado por um triângulo agudo. Acentua-se o verticalismo com o aperfeiçoamento e o uso constante da divisão da abóbada. Generaliza-se o uso do vitral (o cinema do crente daquela época) e as fachadas assumem maior decorativismo e sumptuosidade. É a época da construção das grandes catedrais que surgem por toda a Europa, tais como a Notre Damme de Paris, a Catedral de Chartres e a Catedral de Milão.

II Período: século XIII (1200-1300) chamado gótico lanceolado.

A divisão da arte gótica III Período: século XIV (1300-1400) chama-se gótico irradiante. O arco ogival perde a sua agudeza e passa a ser formado por um triângulo equilátero. As suas nervuras decorativas constituem-se de elementos circulares. Atenua-se ligeiramente o verticalismo. As fachadas continuam a apresentar decoração sumptuosa.

A divisão da arte gótica IV Período: século XV (1400-1500) chama-se gótico flamejante ou "flamboyant". O Arco ogival é formado por um triângulo obtuso, tornando-se ainda menos agudo, com tendências para o horizontalismo. As nervuras decorativas no interior dos arcos, das janelas, e portais, pela posição das curvas e contracurvas, surgem labaredas. Atenua-se acentuadamente o verticalismo. Fachadas profusamente decoradas.

Características gerais do estilo gótico O Verticalismo dos edifícios substitui o horizontalismo do Românico; As Paredes mais leves e finas; Contrafortes em menor número; Janelas predominantes; Torres enfeitadas por rosáceas; Utilização do arco de volta quebrada; Consolidação dos arcos feita por abóbadas de arcos cruzados ou de ogivas; Nas torres (principalmente nas torres sineiras) os telhados são em forma de pirâmide. A catedral O colorido e a exaltação da luz na rosácea de Sainte-Chapelle, Paris.

Catedral de Colónia, Alemanha.

O Gótico em Portugal O estilo gótico surge, em Portugal, no reinado de D. Afonso III, por influência de França e de Inglaterra, onde se implantou mais cedo. Como características gerais, e por oposição ao estilo românico, podem apontar- se a verticalidade das linhas, com recurso a pilares altos e a pináculos. O interior dos edifícios góticos, e nomeadamente das construções religiosas é marcado por um aumento da espacialidade e por uma sensação de leveza. Tal deve-se não apenas à verticalidade, mas também ao facto de, graças a inovações nas técnicas de construção, ser possível aumentar as áreas de janela, já que o peso da cobertura não era agora suportado exclusivamente pelas paredes. MOSTEIRO DA BATALHA.