A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE II: 2 - A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE II: 2 - A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE II: 2 - A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010

2 UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
A arte na pré-história. Arte no Egito antigo. Arte mesopotâmica. Arte das civilizações pré-helênicas (cicládica, minoana e micênica). Arte grega. Arte romana. Arte paleocristã e bizantina. Arte medieval: o Românico e o Gótico. O Renascimento e o Maneirismo. O Barroco e o Rococó. Neoclássico.

3 IDADE MÉDIA Bizantino: Igreja de Santa
Sofia A Arquitetura desenvolveu-se com a construção de grandiosas catedrais, abadias e templos. Os artistas produziram ainda tapeçarias, jóias para os tesouros das igrejas, pequenos desenhos ( as iluminuras) para decorar as escrituras sagradas, entalhes em marfim e em madeira, mosaicos e vitrais. Nos locais onde não eram permitidas as figuras, desenvolveu-se a decoração oriental por meio de arabescos.

4 BIZANTINO: ÍCONES

5 ROMÂNICO: MANUSCRITOS COM ILUMINURAS

6 Românico: Período: Foi a expressão artística dos tempos dos cruzados, das lutas dos mouros contra os cristãos, da proliferação das Ordens Religiosas, das constantes refregas travadas entre o imperador e o papa, e entre os reis e os barões feudais que tanto empobreceram a Europa. Um tempo belicoso e inseguro, pobre em atividades comerciais e mercantis. Características gerais do estilo românico: 1 – substituição do teto de madeira por abóbadas. 2 – grande espessura das paredes, poucas janelas. 3 – consolidação das paredes por contrafortes ou gigantes para dar sustentação ao prédio. 4 – consolidação dos arcos por meio de arquivoltas Igreja de Andorra Características: Os edifícios toscos, assemelham-se à fortalezas. Era uma estética da pedra bruta, de paredes expostas quase sem reboco, com poucas janelas e interiores geralmente sombrios.

7 ROMÂNICO: COLUNAS COM ARCOS ROMANOS OU PLENOS

8 GÓTICO: VITRAIS E ARCOS GÓTICOS NAS CATEDRAIS (BÍBLIAS DE LUZ)

9 GÓTICO Período: O estilo gótico estendeu-se por 400 anos (de mais ou menos até 1.500). Características gerais: 1 Verticalismo; 2 Arco quebrado ou ogival; 3 Abóbada de arcos cruzados e 4 O vitral. Catedral de Notre Dame – Paris, França Catedral de Notre Dame, interior

10 GÓTICO Catedral de Lincoln – Lincolnshire, Inglaterra
Catedral de Burgos , construída entre os século XIII e XV

11 renascimento Período: a partir do séc.XIII ao XVII, com início na Itália, França, Holanda e Inglaterra; Características: volta aos ideais greco-romanos, a figura humana retoma suas dimensões ideais com contornos mais suas Na Holanda: Jan Van Eyck inventa a tinta a óleo, essa nova tecnologia permitiu o acabamento das obras, imitando as texturas reais com perfeição. Pierre Bruegel trás temas populares da cultura holandesa. Outros representantes: Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, El Greco, etc.

12 Maneirismo CARACTERÍSTICAS Estilização exagerada e um capricho nos detalhes , extrapolando as rígidas linhas dos cânones clássicos. Os artistas passam a criar uma arte caracterizada pela deformação das figuras e pela criação de figuras abstratas, onde não havia relação direta entre o tamanho da figura e sua importância na obra. Representa a oposição ao classicismo e ao mesmo tempo, manteve-se como tendência artística até o desenvolvimento do Barroco, que marcaria a nova visão artística da Igreja Católica, após o movimento de contra reforma. Período: São as manifestações artísticas desde 1520, momento quando se inicia a crise do renascimento, até o início do século XVII. Um série de mudanças acontece na Europa relacionado aos movimentos religiosos reformistas , a consolidação do absolutismo em diversos países. As guerras a inquisição na Itália resulta no êxodo de artistas e intelectuais em direção à outros países; "Os grandes impérios começam a se formar, e o homem já não é a principal e única medida do universo“. Alguns historiadores o consideram uma transição entre o renascimento e o barroco, enquanto outros preferem vê- lo como um estilo propriamente dito. Possui características variadas; O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir a "maneira" de cada artista trabalhar. "O Teatro Olímpico - Palladio - Vicenza, Itália"

13 "A Primavera" - Giuseppe Arcimbaldo - Museu do Louvre
Maneirismo "Wollaton Hall - Robert Smythson - Nottingham - Grã Bretanha" Cristo abraçado à cruz - El Greco - Museu do Prado

14 A Arte Barroca O Barroco (palavra cujo significado tanto pode ser pérola irregular quanto mau gosto) pode ser considerado como uma forma de arte emocional e sensual, ao mesmo tempo em que se caracteriza pela monumentalidade das dimensões, opulência das formas e excesso de ornamentação. Catedral de Santiago de Compostela Período: séc. XVII e XVIII. Características: Se contrapunha ao maneirismo e as características remanescentes do Renascimento. O simples e o austero - O equilíbrio clássico é desprezado, predominando trabalhos minuciosamente estruturados, rebuscados, o exagero ornamental, mas ousados, figuras com idéias de movimento e teatralidade, colorido intenso, iluminação por meio do tratamento da luz e sombra. Arquitetura: catedrais desenhadas, retorcidas, ornamentada e colorida. Os artistas: uns mais suaves e outros mais intensos.

15 A Arte Barroca No Brasil: a arte no Brasil Colonial começa a arte barroca, mas o barro se estende mais do que na Europa. Somente a partir do séc. XVII com o desenvolvimento da colônia é que surge uma produção propriamente nacional, com destaque na Arte Sacra. Artistas anônimos: Ex- votos. Representantes: Manuel da Costa Ataíde (anjinhos mulatos) Mestre Valentim (ourives, escultor, entalhador e arquiteto. Aleijadinho)

16 Igreja de São Franscisco de Assis, em Ouro Preto, pintado por Manoel da Costa Ataíde (1762-1830)

17 O Neoclássico Período: séc. XVIII a XIX
Características: Esgotamento do exagero ornamental e retorno ao princípio do equilíbrio, razão, às normas e a elegância discreta. grego- romano. Neo: novo, Clássico A descoberta das ruínas de Pompéia ( Itália) e a suavidade de seus afrescos e mosaicos influência os novos clássicos. Na Espanha, Goya foge a simplicidade clássica e adota o grotesco, o fantástico e o protesto social, antecipando a arte que virá depois.

18 NEOCLÁSSICO NA ARQUITETURA ATUAL

19 Teatro da Paz

20 Napoleão Bonaparte

21 Pintura neoclássica

22 Pintura neoclássica


Carregar ppt "UNIDADE II: 2 - A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google