Wikis: recursos e possibilidades pedagógicas Raquel Bambirra 31 de agosto de 2011 CEFET-MG – Depto Linguagem e Tecnologia Mestrado em Estudos de Linguagens
Introdução Palavra-chave: colaboração Exemplo mais importante: Wikipedia.org “Imagine a world in which every single person on the planet is given free access to the sum of all human knowledge. That’s what we’re doing.” (Jimmy Wales, Wikipedia founder, 2004) Wiki = rápido (Hawaiian expression wiki-wiki) Criador da 1ª wiki - Ward Cunningham, em 1995 – objetivo: incitar as pessoas a publicarem. Palavra chave: “easy” (= fácil) Conceito de wiki: um website em que qualquer um pode editar qualquer coisa a qualquer momento
Importância das wikis: os usuários tem o status de editores-chefe – liberdade e poder Confiabilidade: experimento do Dr. Alex Halavais (Univ. of Buffalo – USA) – 13 erros em vários posts do Wikipedia – resultado: todos corrigidos em duas horas Habilidade necessária aos alunos: verdadeira colaboração (negociação e criação da verdade)
Razões pelas quais precisamos incluir a Wikipedia quando ensinarmos sobre os recursos da web: 1.Está em cada grupo das 10 buscas mais frequentes sobre qualquer assunto 2.É citada por jornais como The New York Times e por vários acadêmicos de diversas áreas 3.Treinar as habilidades de colaboração e de negociação
As wikis podem ser públicas Alguns exemplos de uso de wikis em nosso dia a dia: 1.Wikirecipes.net 2.Wikitravel.org 3.Wikitionary 4.Wikinews 5.Wikispecies 6.Wikiquotes 7.Disney, McDonalds, Sony, BMW (administrar documentos e informação) 8.MIT e Stanford University – funcionários e estudantes 9.Letras de música: lyricwiki.org
As wikis podem ser protegidas parcial ou totalmente Qualquer contexto – equipes desenvolverem um projeto (viagem, festa, trabalho de escola etc.) Mundo dos negócios – compartilhar informação e trabalhar colaborativamente, ganhar tempo e aumentar produtividade Professores – construir recursos didáticos (por exemplo) colaborativamente
Funcionamento básico de uma wiki Um link para edição na parte superior direita de cada página Um link para o histórico de edição de cada página (quando, quem e o quê) – possibilidade de reverter o texto para estados anteriores Um botão para discussão – editores e colaboradores das páginas podem trocar idéias sobre a construção coletiva que fazem
Uso pedagógico das wikis O controle editorial dá aos estudantes o senso de responsabilidade e propriedade do site. Isso deve minimizar o risco de alguém adicionar conteúdo ofensivo ou errado de propósito. O papel do professor é resignificado – para trabalhar com wikis o prof. Precisa delegar aos estudantes o poder de decisão sobre o conteúdo das publicações O papel dos estudantes é resignificado – eles desenvolvem e usam as habilidades colaborativas, negociam a correção, o significado, a relevância das postagens e começam a ensinar uns aos outros
Possibilidades de uso Criação de texto online pelos estudantes Mural para publicação dos melhores trabalhos Mural para publicação de recursos informados pelos estudantes para alcance de determinado objetivo comum (ex.: bibliografia, conjunto de figuras, indicação de sites interessantes etc.) Publicação de apresentações em powerpoint, arquivos de áudio, vídeo e texto
Criação de livros – estudantes contribuem cada um com um poema, uma música criada por eles ou capítulo de livro, por exemplo Excelente oportunidade de trabalhar com os estudantes os conceitos de: softwares open- source, comunidade de colaboração (de prática ou imaginada – Kanno & Norton, 2003), respeito pelas idéias dos outros, propriedade intelectual, domínio público etc. Oportunidade para conectar estudantes de dado lugar com outros de qualquer lugar do mundo
Links para criação de wikis e uso de outras ferramentas do tipo Sites para a criação gratuita de wikis: Webnote – um repositório online de bilhetes do tipo Post-it Google Docs (docs.google.com) – alternativa para textos criados em formato word ou excel com filosofia de edição e acompanhamento das alterações das wikis