Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPACTOS DA CRISE FINANCEIRA MUNDIAL NO AGRONEGÓCIO CAPIXABA
Advertisements

Potencialidade das Matérias-Primas Brasileiras
Unidade de biodiesel da Petrobras
Curso sobre concorrência em transmissão, 10/2007
PROJETO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
CVRD e Petrobras Distribuidora
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
ÁLCOOL COMBUSTÍVEL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO JOSÉ NILTON DE SOUZA VIEIRA AGOSTO DE 2002.
Centro de Energias Renováveis CERBIO
Energias Químicas no Cotidiano
ESCOLA DE ENGENHARIA CIÊNCIAS TÉRMICAS I Profa Drª Sílvia Velázquez.
Ônibus movido a Etanol.
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
Proposta dos Produtores de Cana-de-Açúcar
Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Audiência Pública Câmara dos Deputados,
PROJETO DE PESQUISA Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB): o contraste entre os objetivos propostos e o desempenho verificado no período.
Prof. Gilberto De Martino Jannuzzi
Guilherme Augusto Marques Araujo
V Oficina de PIR na USP Alex Leão Genovese Análise da biomassa
Maurício Guimarães Sabbag Aspectos ambientais na
Objetivo e metodologia de trabalho
Universidade Federal de Campina Grande
AGRICULTURA FAMILIAR E AGROENERGIA
AGROENERGIA E AGRICULTURA FAMILIAR
Indústria de Gás Natural no Brasil
Valoração da flexibilidade dos insumos na produção do Biodiesel
A política climática paulistaq e o contexto nacional
Petrobras Biocombustível
SINDICOM Fundado em 1941, com sede no Rio de Janeiro
A visão da Petrobras no Etanol, H-Bio e Biodiesel
Processo de Produção Industrial de Biodiesel
Encontro anual da indústria química
Rotterdam Climate Initiative visiting Brazil
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Produção de Biodiesel no Estado do Pará: alternativa para geração de renda e inclusão social Apresentador: Luiz Ferreira de França.
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
CLEALCO Açúcar e Álcool Unidade de Clementina Planejamento Estratégico
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Antonio José de Figueiredo
Superintendência de Abastecimento 15 de fevereiro de 2011.
Potencial redução das emissões de GEE devido ao uso de Biodiesel de soja no transporte rodoviário Carlos Cerri CENA/USP Piracicaba • 14/04/2014.
O Caminho do B5 ao B100 Ministério de Minas e Energia
Agência Goianésia (GO)
Impactos ambientais da produção de biodiesel de soja
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Comissão Nacional e Cana-de-Açúcar Rogério Avellar – Assessor Técnico Potencial de investimentos da cadeia.
Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária e no setor.
Conseqüências do Uso dos Biocombustíveis como Nova Opção Energética
O S ELO C OMBUSTÍVEL S OCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CADEIA DO BIODIESEL José Honório Accarini Casa Civil da Presidência da República Comissão Executiva.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
Ministério de Minas e Energia “PLANO DECENAL DE ENERGIA 2011/2020”
ESTADO DA ARTE Estudos sobre a produção de biodiesel indicam que a tecnologia de produção mais utilizada é o processo de transesterificação. Em relação.
Biocombustíveis na Petrobras
BIODIESEL.
Seminário Goiano de Agroenergia – Goiania, 09/08/08
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DA CADEIA DE BIOETANOL PARA O RS Luis Alberto Bairros (Betinho ) Coordenador Programa Setorial Biocombustíveis SIMPÓSIO.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Plataforma Mineira de Bioquerosene “Farm to Fly” Value Chain.
Programa Nacional de Produção e do Uso de Biodiesel (PNPB); Histórico, Situação Atual e Perspectivas J. H. Accarini Casa Civil da Presidência da República.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
1 LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE INCENTIVO ÀS FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA ELÉTRICA PROINFA Brasília, 30 de março de 2003 Dilma Vana Rousseff Ministra de.
Willian J. Ferreira Getulio T. Batista PPGCA – Universidade de Taubaté Taubaté/SP, outubro de ÓLEOS VEGETAIS E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL.
Ângelo Bressan Filho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply) Agosto de 2007 Os Biocombustíveis.
Transcrição da apresentação:

Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop 11 de maio de 2009 Biodiesel: Agricultura Familiar e Estrutura Industrial Junior Ruiz Garcia¹ (IE/Unicamp) Contato: jrgarcia1989@gmail.com 1) Aluno de doutorado em Desenvolvimento Econômico do IE/Unicamp

Biodiesel – Programas e Políticas Quais são os objetivos da produção da biocombustíveis? Sociais? Ambientais? Econômicos? Por exemplo: Na UE, os objetivos primários do uso de biocombustíveis são (Gazzoni, 2009): Aumentar a segurança do suprimento de energia para transporte. Reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop – 11 de maio de 2009

Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel - PNPB No Brasil, quais são os objetivos da produção de biodiesel? Objetivos do PNPB Substituição energética (Ambiental)? Alternativa de emprego e renda para a agricultura familiar (social)? Econômicos (redução da importação de óleo diesel)? Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop – 11 de maio de 2009

Temas de Estudo Biodiesel e a Agricultura Familiar Estrutura de Governança Estrutura Industrial Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop – 11 de maio de 2009

Biodiesel e a Agricultura Familiar Elementos de integração Fornecimento de matéria-prima para o setor industrial - Plantas Oleaginosas (mamona, dendê etc.) Selo Combustível Social (elemento de integração) Mercado compulsório para o biodiesel Processo de comercialização – leilões públicos Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop – 11 de maio de 2009

Estrutura de Governança Características da Estrutura de Governança Suprimento de matéria-prima Agricultor familiar (pequenos produtores) => predomínio da estrutura contratual Agricultura empresarial (grandes produtores) => predomínio do mercado Comercialização Mercado interno => leilões públicos via contrato Mercado externo => em formação Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop – 11 de maio de 2009

Estrutura Industrial Características estruturais ¹ 62 plantas industriais – 3,76 bilhões de litros 29 plantas industriais detentoras do Selo Combustível Social – 3,38 bilhões de litros 2 empresas (Brasil Ecodiesel e Granol) => 31% da capacidade instalada (1,17 bilhões de litros) 53% das unidades produtivas instaladas no país podem ser consideradas médias (28 - 50 mil m³) ou grandes (> 50 mil m³) => 86% da capacidade instalada Unidades com selo => 80% das unidades podem consideradas médias ou grandes => 94% da capacidade instalada 1) Informações referentes à dezembro de 2008. Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop – 11 de maio de 2009

Estrutura Industrial – Concentração Regional DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS UNIDADES INDUSTRIAIS DE BIODIESEL INSTALADAS NO PAÍS E COM AUTORIZAÇÃO DA ANP SEGUNDO UNIDADES FEDERATIVAS: dezembro de 2008 Regional: Mato Grosso concentra 22 unidades produtivas => 932 milhões de litros da capacidade instalada no país (24,8%) FONTE: Elaborado com base em ANP, 2008. Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop – 11 de maio de 2009

Considerações Finais - Desafios Estrutura de fornecimento da matéria-prima não acompanhou a estrutura industrial Decisões baseadas somente na estrutura industrial Sistemas preços baseados em uma única matéria-prima (soja) Quebra contratual (fixação de preços) Características históricas da agricultura familiar foram ignoradas Questões técnicas não resolvidas (mamona, pinhão manso etc.) Entre outras Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop – 11 de maio de 2009

Obrigado!

Referências Gazzoni, D. Biodiesel from Brazil. Disponível em <www.iica.org.br> Acesso em 07 maio 2009. Projeto Knowledge Network and Learning (KNL) e workshop – 11 de maio de 2009