DEB 2008 – D.C.E. 1 DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO PROF. BURIM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

EXERCÍCIOS RESULTADO.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Pedagogia da pesquisa-ação
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Plano de Trabalho Docente
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Renda até 2 SM.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Alfabetização Científica
Plano de Trabalho Docente
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
JESUS SE ENCONTRA COM SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
Projeto Medindo minha escola.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: A ARTE DE INVENTAR-SE E FAZER HISTÓRIA, MEDIANTE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS Autor(a): Nívia Margaret Rosa.
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Transcrição da apresentação:

DEB 2008 – D.C.E. 1 DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA PARA O ENSINO MÉDIO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E. 2 PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO EMBATE ENTRE PLATÃO E SOFISTAS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO SOFISTAS CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS - Protágoras O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS - Protágoras PROF.BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO SOFISTAS CONCEPÇÃO DE ENSINO ENSINO DA RETÓRICA - A ARTE DE CONVENCER NA NOVA PAIDÉIA O IDEAL DE EXCELÊNCIA E MÉRITO É O BOM ORADOR PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO PLATÃO CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO: TEORIA DAS IDÉIAS DÓXA X EPISTEME MUNDO SENSÍVEL X MUNDO INTELIGÍVEL PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO PLATÃO CONCEPÇÃO DE ENSINO ENSINO DA DIALÉTICA – ARTE DE CONDUZIR À VERDADE PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO PREOCUPAÇÃO COM A DELIMITAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSINO DE FILOSOFIA QUE NÃO DETURPEM O CONTEÚDO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO FILOSOFIA AUSÊNCIA DE CONCLUSÕES DEFINITIVAS ESTRANHAMENTO INEVITÁVEL NOS ESTUDANTES PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM DIVISÃO CRONOLÓGICA LINEAR Filosofia Antiga Filosofia Medieval Filosofia Renascentista Filosofia Moderna Filosofia Contemporânea PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM: DIVISÃO GEOGRÁFICA Filosofia Ocidental Filosofia Africana Filosofia Oriental Filosofia Latino-Americana PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM DIVISÃO POR CONTEÚDOS Teoria do Conhecimento Ética Filosofia Política Filosofia da Ciência Ontologia Lógica PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO PROBLEMAS COM A ABORDAGEM CRONOLÓGICA LINEARIDADE SUGERE UMA PERSPECTIVA EVOLUCIONISTA DA FILOSOFIA TRADICIONALMENTE INIBE O DIÁLOGO COM O PRESENTE PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO PROBLEMAS COM A ABORDAGEM GEOGRÁFICA SUAS DIVISÕES SÃO TOMADAS, EM GERAL, DE FORMA EXCESSIVAMENTE AMPLA (EX.: RELIGIÃO, POESIA, LITERATURA) PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DA FILOSOFIA E SEU ENSINO VANTAGEM DA ABORDAGEM POR CONTEÚDOS ABSORVE AS DIVISÕES CRONOLÓGICAS E GEOGRÁFICAS LIBERDADE PARA ESCOLHER OS CONTEÚDOS DE ACORDO COM SUA FORMAÇÃO, ESPECIALIZAÇÃO E LEITURAS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL A FILOSOFIA NÃO TEVE ATÉ HOJE PRESENÇA CONSTANTE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES SUAS DIVERSAS CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS E POLÍTICAS APRESENTARAM DIFICULDADES EM DIVERSOS NÍVEIS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL PERÍODO COLONIAL A FILOSOFIA VEIO AO BRASIL COM OS JESUÍTAS CARÁTER MESSIÂNICO, CONFUNDINDO-SE COM INSTRUÇÃO E CATEQUESE PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL PERÍODO COLONIAL FINALIDADE CENTRAL – FORTALECIMENTO DA I.C.A.R. CONTRA OS HERÉTICOS E INFIÉIS VISAVA FORMAR HOMENS LETRADOS, ERUDITOS E CATÓLICOS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL REPÚBLICA VELHA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NÃO CONSTITUIA UM MOVIMENTO DE CRÍTICA À ESTRUTURA VIGENTE CURRÍCULOS – QUEDA DAS HUMANIDADES (POSITIVISMO) PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL ERA VARGAS REFORMA CAMPOS (1932) INTRODUÇÃO DE LÓGICA E HISTÓRIA DA FILOSOFIA NOS CURRÍCULOS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL ERA VARGAS FILOSOFIA SE TORNA OBRIGATÓRIA REFORMA CAPANEMA (1942) PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL REPÚBLICA POPULISTA LEI 4.024/61 – FILOSOFIA PERDE O CARÁTER OBRIGATÓRIO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL DITADURA MILITAR LEI Nº 5.692/71 – RETIRADA DA FILOSOFIA DOS CURRÍCULOS DE SEGUNDO GRAU NÃO SERVIA AOS INTERESSES DA ÉPOCA PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL REDEMOCRATIZAÇÃO MOVIMENTOS PELO RETORNO DA FILOSOFIA AO ENSINO MÉDIO; CONTESTAÇÃO À EDUCAÇÃO TECNICISTA. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL REDEMOCRATIZAÇÃOPARANÁ PROPOSTA CURRICULAR DE FILOSOFIA PARA O ENSINO DE SEGUNDO GRAU (1994) ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR DEIXOU DE SER APLICADA PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL REDEMOCRATIZAÇÃO LDB 9.394/96 LDB: Art. 36: os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizadas de tal forma que ao final do Ensino Médio o educando demonstre (…) domínio dos conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL REDEMOCRATIZAÇÃO LDB 9.394/96 TEXTO VAGO E PARADOXAL NÃO CARACTERIZOU OBJETIVAMENTE A OBRIGATORIEDADE NO CURRÍCULO SABER TRANSVERSAL DISCIPLINA COMPLEMENTAR PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL REDEMOCRATIZAÇÃO CNE Parecer 38/2006: FILOSOFIA E SOCIOLOGIA TORNARAM-SE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL REDEMOCRATIZAÇÃO LEI Estadual Nº 15228/2006 Obrigatoriedade da filosofia no ensino médio PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL QUESTÕES E PROBLEMAS PARA QUÊ FILOSOFIA? QUAL FILOSOFIA ENSINAR? COMO ENSINAR FILOSOFIA? PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL DECLARAÇÃO DE PARIS PARA A FILOSOFIA (UNESCO 1995) Ação filosófica formando espíritos livres e reflexivos capazes de resistir às diversas formas de propaganda, fanatismo, exclusão e intolerância, PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL DECLARAÇÃO DE PARIS PARA A FILOSOFIA (UNESCO 1995) contribui para a paz e prepara cada um para assumir suas responsabilidades face às grandes interrogações contemporâneas [...]. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL DECLARAÇÃO DE PARIS PARA A FILOSOFIA (UNESCO 1995) Consideramos que a atividade filosófica – que não deixa de discutir livremente nenhuma idéia, que se esforça em precisar as definições exatas das noções utilizadas, PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E DIMENSÕES HISTÓRICAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL DECLARAÇÃO DE PARIS PARA A FILOSOFIA (UNESCO 1995) em verificar a validade dos raciocínios, em examinar com atenção os argumentos dos outros – permite a cada um aprender e pensar por si mesmo [...] PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUESTÃO CLÁSSICA ENSINAMOS FILOSOFIA OU ENSINAMOS A FILOSOFAR? PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ENSINO DE FILOSOFIA a própria prática da Filosofia leva consigo o seu produto e não é possível fazer Filosofia sem filosofar, nem filosofar sem Filosofia, porque a Filosofia não é um sistema acabado, nem o filosofar apenas a investigação dos princípios universais propostos pelos filósofos [...]. Gallo & Kohan PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO SABER QUE OPERA POR QUESTIONAMENTOS, CONCEITOS E CATEGORIAS DE PENSAMENTO E QUE BUSCA ARTICULAR O ESPAÇO- TEMPORAL E SÓCIO-HISTÓRICO EM QUE SE DÁ O PENSAMENTO E A EXPERIÊNCIA HUMANA. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO VIABILIZAR INTERFACES COM OUTRAS DISCIPLINAS PARA A COMPREENSÃO DO MUNDO DA LINGUAGEM, DA LITERATURA, DA HISTÓRIA, DAS CIÊNCIAS E DA ARTE. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ENSINO DE FILOSOFIA CRIAÇÃO DE CONCEITOS FILOSOFIA - ESPAÇO PARA ANÁLISE E CRIAÇÃO DE CONCEITOS FILOSOFIA E FILOSOFAR SÃO ATIVIDADES INDISSOCIÁVEIS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS TRÊS IDADES DO CONCEITO 1.ENCICLOPÉDICA: CONCEPÇÃO, UNIVERSAL, ABSTRATA DO CONCEITO; VISÃO TRANSCENDENTE. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS TRÊS IDADES DO CONCEITO 2. PEDAGÓGICA APROXIMA A FILOSOFIA DE SUA VOCAÇÃO ORIGINAL DE CRIAR CONCEITOS CONSIDERA AS CONDIÇÕES DA SUA CRIAÇÃO COMO FATORES DE MOMENTOS QUE PERMANECEM SINGULARES PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS TRÊS IDADES DO CONCEITO 2. PEDAGÓGICA TRATA-SE DE VALORIZAR A CRIAÇÃO SINGULAR EM UM PLANO DE IMANÊNCIA, NUM CONTEXTO HISTÓRICO DA CONVIVÊNCIA COM O OUTRO E DAS POSSÍVEIS CRIAÇÕES COLETIVAS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS TRÊS IDADES DO CONCEITO 3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMERCIAL DO CONCEITO O CONCEITO SE TRANSMUTA EM MERO INSTRUMENTO AO SABOR DO MERCADO - EM SIMULACRO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS TRÊS IDADES DO CONCEITO 3. FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMERCIAL DO CONCEITO EM JOGO DE LINGUAGEM, DESPROVIDO DE CRÍTICA, DE CRIAÇÃO E DAS POTENCIALIDADES TRANSFORMADORAS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS TRÊS IDADES DO CONCEITO DCE – OPOSIÇÃO À DIMENSÃO PROFISSIONAL COMERCIAL E NA PERSPECTIVA DA SUPERAÇÃO DA DIMENSÃO ENCICLOPÉDICA PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS TRÊS IDADES DO CONCEITO DCE - PROPÕE A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO CONCEITO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS TRÊS IDADES DO CONCEITO FILOSOFIA NA ESCOLA – ESPAÇO DE EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA, PROVOCAÇÃO DO PENSAMENTO ORIGINAL, DA BUSCA, DA COMPREENSÃO, DA IMAGINAÇÃO, DA INVESTIGAÇÃO, DA ANÁLISE E DA CRIAÇÃO DE CONCEITOS. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS CRIAÇÃO DE CONCEITOS AO DEPARAR-SE COM OS PROBLEMAS E POR MEIO DOS TEXTOS FILOSÓFICOS, ESPERA-SE QUE O ESTUDANTE POSSA PENSAR, DISCUTIR, ARGUMENTAR E QUE NESSE PROCESSO CRIE E RECRIE PARA SI OS CONCEITOS FILOSÓFICOS. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS O QUE É UM CONCEITO? TODO CONCEITO TEM COMPONENTES E SE DEFINE POR ELES NÃO HÁ CONCEITO DE UM SÓ COMPONENTE, E NÃO HÁ CONCEITO QUE TENHA TODOS OS COMPONENTES PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS O QUE É UM CONCEITO? TODO CONCEITO É AO MENOS DUPLO OU TRIPLO E REMETE A UM PROBLEMA OU A PROBLEMAS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS O QUE É UM CONCEITO? TODO CONCEITO TEM UMA HISTÓRIA; OS CONCEITOS JAMAIS SÃO CRIADOS DO NADA EM CADA UM DOS CONCEITOS HÁ PEDAÇOS OU COMPONENTES VINDOS DE OUTROS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS O QUE É UM CONCEITO? CADA CONCEITO OPERA UM NOVO CORTE, ASSUME NOVOS CONTORNOS, DEVE SER REATIVADO OU RECORTADO. É O DEVIR DO CONCEITO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS O QUE É UM CONCEITO? Em suma, a natureza do conceito ou o conceito de conceito define-se pela inseparabilidade de um número finito de componentes heterogêneos percorridos por um ponto de sobrevôo absoluto, à velocidade infinita (DELEUZE, GUATTARI, 1992, p.33). PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS O QUE É UM CONCEITO? Um filósofo não pára de remanejar seus conceitos, e mesmo de mudá-los PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS O QUE É UM CONCEITO? (...) Os conceitos, como totalidades fragmentárias, não são sequer os pedaços de um quebra- cabeça, pois seus contornos irregulares não se correspondem (DELEUZE, GUATTARI, 1992, p.34). PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ENSINO DE FILOSOFIA COMO CRIAÇÃO DE CONCEITOS ESPAÇO PARA QUE O ESTUDANTE POSSA PLANEJAR UM SOBREVÔO SOBRE TODO O VIVIDO, A FIM DE QUE CONSIGA À SUA MANEIRA TAMBÉM, CORTAR, RECORTAR A REALIDADE E CRIAR CONCEITOS. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ENSINO DE FILOSOFIA COMO CRIAÇÃO DE CONCEITOS NÃO NA PERSPECTIVA ACADÊMICA DE ALTA ESPECIALIZAÇÃO O QUE SE PRETENDE É O TRABALHO COM O CONCEITO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS ENSINO DE FILOSOFIA COMO CRIAÇÃO DE CONCEITOS O TEXTO FILOSÓFICO E A HISTÓRIA DA FILOSOFIA DEVEM ATUALIZAR O PROBLEMA FILOSÓFICO A SER TRATADO COM OS ESTUDANTES PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONHECIMENTOS BASILARES CONSTRUÍDOS HISTÓRICAMENTE, EM CONTEXTOS E SOCIEDADES DIFERENTES, MAS QUE NESTE MOMENTO GANHAM SENTIDO POLÍTICO, SOCIAL E EDUCACIONAL, TENDO EM VISTA O ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E CONTEÚDOS ESTRUTURANTES MITO E FILOSOFIA TEORIA DO CONHECIMENTO ÉTICA FILOSOFIA POLÍTICA ESTÉTICA FILOSOFIA DA CIÊNCIA PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDO BÁSICO/ESPECÍFICO A PARTIR DE SUA FORMAÇÃO, SUA ESPECIALIZAÇÃO, SUAS LEITURAS, O PROFESSOR DE FILOSOFIA PODERÁ FAZER SER PLANEJAMENTO A PARTIR DOS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES E FARÁ O RECORTE – CONTEÚDO BÁSICO\ESPECÍFICO – QUE JULGAR ADEQUADO E POSSÍVEL. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E CONTEÚDOS ESTRUTURANTES O TRABALHO COM CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NÃO EXCLUI A HISTÓRIA DA FILOSOFIA NEM AS PERSPECTIVAS GEOGRÁFICAS. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NÃO ENTENDIDOS ISOLADAMENTE SÃO DIMENSÕES DA REALIDADE QUE DIALOGAM ENTRE SI, COM AS CIÊNCIAS, COM A ARTE, COM A HISTÓRIA E COM A CULTURA PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E MITO E FILOSOFIA Os recortes problematizam a superação das narrativas míticas pelo pensamento filosófico ou a sua permanência; LDP: Mito e Filosofia, O deserto do real, Ironia e Filosofia 64 PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E TEORIA DO CONHECIMENTO O recorte de conteúdo específico problematiza o sentido, os fundamentos, a possibilidade e a validade do conhecimento; LDP: O problema do conhecimento, Filosofia e Método, Perspectivas do conhecimento PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ÉTICA O recorte discute os fundamentos da ação humana e os valores que permeiam as relações intersubjetivas; LDP: A virtude em Aristóteles e Sêneca, Amizade, Liberdade, Liberdade em Sartre. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FILOSOFIA POLÍTICA O recorte efetiva-se a partir da discussão das relações de poder, formas de dominação, da busca de compreensão dos mecanismos que estruturam e legitimam os sistemas políticos; LDP: Em busca da essência do político, A política em Maquiavel, Política e violência, A democracia em questão. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E FILOSOFIA DA CIÊNCIA O recorte efetiva-se a partir do estudo crítico dos princípios das hipóteses e resultados obtidos pela Ciência, bem como da influência de fatores lingüísticos, sociológicos, políticos, técnicos, filosóficos, históricos e tecnológicos presentes no processo de produção da ciência; LDP: O Progresso da Ciência, Pensar a Ciência, Bioética. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ESTÉTICA O recorte deve buscar a compreensão da sensibilidade. A estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada; LDP: Pensar a Beleza, A universalidade do gosto, Necessidade ou fim da Arte? O Cinema e uma nova percepção. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS O TRABALHO COM OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DA FILOSOFIA E SEUS CONTEÚDOS BÁSICOS\ESPECÍFICOS DAR-SE-Á EM QUATRO MOMENTOS: PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS MOBILIZAÇÃO PARA O CONHECIMENTO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS Não é ainda uma atividade propriamente filosófica; Utiliza-se de diversos recursos: filme, obras de arte, texto jornalístico ou literário, música, charges, trabalho de campo, entre outros; PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS Deve instigar, provocar, desafiar,mobilizar para pensar o problema; Não pode ser confundida com provocar emoções, sentimentos de pena, culpa, piedade. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS PROBLEMATIZAÇÃO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS Os problemas filosóficos são encontrados nos textos filosóficos e recorrentes na atualidade PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS Problematizar significa formular questões sobre a significação, a estrutura, a razão, a intenção, a finalidade e o sentido do pensamento sobre a realidade PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS INVESTIGAÇÃO PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS Investigar é exercitar o pensamento de forma metódica buscando elementos, informações, conhecimentos para discutir o problema; PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS A investigação deverá recorrer à História da Filosofia e aos clássicos, seus problemas e possíveis soluções sem perder de vista a realidade onde o problema está inserido PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS CRIAÇÃO DE CONCEITOS PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS É o processo pelo qual o estudante se apropria, pensa e repensa os conceitos problematizados e investigados da tradição filosófica em função dos problemas próprios PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS Espera-se que o estudante possa argumentar de forma verbal e escrita utilizando os conceitos apropriados de forma lógica, coerente e original (criação de conceitos) PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA Função diagnóstica (não para medir) Subsidiar, redimensionar a ação Respeito ao estudante, suas posições e argumentações PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA Avaliar a capacidade de argumentação, identificando os limites da suas idéias, apresentando disposição para rever suas posições Pressupõe: leitura, debate, produção de textos, pesquisa, atividades investigativas e de fixação PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APPEL, E. Filosofia nos vestibulares e no ensino médio. Cadernos PET-Filosofia 2. Curitiba, ASPIS, R. O professor de Filosofia: o ensino da Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica. CEDES. Campinas. n. 64, BORNHEIM, G. O sujeito e a norma. In. NOVAES, Adauto. Ética. São Paulo: Companhia das Letras, BRASIL. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Orientações curriculares do ensino médio. [S.n.t.]. PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília. MEC/SEB, BRASÍLIA. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília: MEC/SEB, CORBISIER, R. Introdução à filosofia. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1986, v.1. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, p. (Coleção Trans). PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FAVARETTO, C.F. Notas sobre o ensino da filosofia. In: A filosofia e seu ensino/Paulo Arantes... et all; Salma T. Muchail (org) - Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes; São Paulo: Educ, FERRATER MORA. Dicionário de filosofia São Paulo: Loyola, vol. FILOSOFIA. Vários autores. Curitiba: SEED-PR, p. (Livro Didático Público) GALLO, S.; KOHAN, W. O. (orgs). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS KOHAN; WAKSMAN. Perspectivas atuais do ensino de filosofia no Brasil. In: FÁVERO, A; Kohan, W.O.; RAUBER, J.J. Um olhar sobre o ensino de filosofia. Ijuí: Ed. da UNUJUÍ, LANGON M. Filosofia do ensino de filosofia. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.) Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, LEOPOLDO E SILVA, F. Por que a Filosofia no segundo grau. Revista estudos avançados, v.6, n. 14, MARX, K. A questão judaica. In: Manuscritos Econômico- filosóficos. Tradução Artur Morão. Lisboa: Edições 70, PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Proposta curricular para o ensino de filosofia no 2.º grau. Curitiba, REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia: patrística e escolástica. São Paulo: Paulus, RIBEIRO, M. L. S. História da Educação brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez & Moraes,1978. RIBEIRO, R.J. Último vôo da andorinha solitária. Estado de São Paulo, 06 mar PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RUSSELL, B. Os problemas da filosofia. Tradução António Sérgio. Coimbra: Almedina, SEVERINO. A J. In: GALLO; S., DANELON; M., CORNELLI, G., (Orgs.). Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, TEXTOS SEAF (Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas - Regional do Paraná). Curitiba, ano 2, número 3, UNESCO. Philosophie et Dèmocratic dans le Monde – Une enquête de l´Unesco. Librarie Générale Française, PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS VASCONCELLOS, Celso dos Santos. A construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, WOLFF. F. A invenção da política, In: NOVAES. A (Org.) A crise do estado-nação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, DOCUMENTOS CONSULTADOS ON LINE Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova In: História da Educação no Brasil. Disponível em: Acessado em PROF. BURIM

DEB 2008 – D.C.E. 92 EQUIPE DE FILOSOFIA SEED/NRE Prof. Edson Pegoraro – SEED PROF. LUIZ ANTONIO BURIM ou - NRE CONTATO -Prof. Burim - fone Técnico pedagógico de Filosofia - NRE de Apucarana