Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
Curso de Gêneros Textuais
Fraction Action FRACÇÕES.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Diretoria de Ensino Região São Vicente
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Rotina na Alfabetização:
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
ENSINO FUNDAMENTAL II.
ENSINO MÉDIO.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Altinópolis.
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Equipe UFSC Coordenadora Geral: Adriana Kuerten Dellagnelo Coordenadora Pedagógica: Maria Ester Moritz Secretaria: Elaine, Jorge e Matheus Professores:
2ª Etapa Minha escola é noticia
Nível de alfabetização O que dizem os índices da
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Salas de Matemática.
Indicadores de Performance – Contrato AES-SUL
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Ciclo de Palestras por Regional para Educadores Cristãos
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Jornada Pedagógica 08 a 12 de março de º Dia.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
1.
Realizado nos dias 18,19 e 20/02 Em Serra Negra, contou com a participação de aproximadamente professores.
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Progressão Escolar e Avaliação Rosimeri Meirelles e Tatiani Roland
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014
Ano 2 Unidade 1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
ALFABETIZAÇÃO E METODOLOGIA Telma Ferraz Leal –
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Roteiro Pedagógico para o uso do Conexão do Saber
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Aventuras com Chapeuzinho Vermelho
Transcrição da apresentação:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Sistema de Escrita Alfabética Consciência Fonológica Unidade 3 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles meirelles.pacto@gmail.com www.eutonopactoalvorada.pbworks.com

26/Agosto Contrato Didático: 18h Apresentação do contrato didático. Retomada do Caderno de Metacognição. Objetivos 18h10min Dinâmica : Decifrando 18h20min Análise dos ditados Apresentação e Reflexão 18h40min Leituras nos sub-grupos *Unidade 3: Ano 1 – p. 19 a 26. *Unidade 3: Ano 2 – p. 20 a 35. *Unidade 3: Ano 3 – p. 20 a 32. 19h10min Apresentação dos grupos (5min. p/cada grupo) 19h25min Intervalo 19h35min Leitura Deleite 19h45min Vídeos: Apropriação do SEA

26/Agosto Contrato Didático: 20h 15min Consciência Fonológica 20h 25min Análise de Livros e jogos 21h10 Reflexões...propostas Roda de conversas 21h 20min Livro da Vida 21h 25min TEMA DE CASA/ESCOLA *Caderno de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? E o que não aprendi? *Planejamento da semana

Retomada da Caderneta de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?

Objetivos: Entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização, analisando e planejando atividades de reflexão fonológica e gráfica de palavras, utilizando materiais distribuídos pelo MEC; Analisar diferentes alternativas didáticas para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética com uso de diferentes materiais distribuídos pelo MEC, identificando os objetivos a elas associados.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Decifrando... A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Análise dos Ditados Psicogênese da Língua Escrita (18h20min) PRÉ-SILÁBICO SILÁBICO NÍVEIS ALFABÉTICO SILÁBICO ALFABÉTICO

Leituras em Sub-Grupos: Unidade 3 Consciência Fonológica (18h40min) Leituras em Sub-Grupos: Unidade 3 Ano 1 - p. 19 a p. 26; O Ensino do Sistema de Escrita Alfabética: por que vale a pena promover algumas habilidades de consciência fonológica? Ano 2 - p. 20 a p. 35; O ensino do Sistema de Escrita Alfabética no segundo ano do ciclo de alfabetização. Ano 3 - p. 20 a p. 32; O ensino da ortografia no 3º ano do 1º ciclo: o que devemos propor aos alunos no “último” ano da alfabetização?

Apresentações dos grupos: PACTO/ALVORADA PACTO/ALVORADA (19h10min)

Retorno em 10 minutos (19h25min)

Leitura Deleite (19h35min) MACACO DANADO Júlia Donaldson e Axel Scheffler

Vídeo: Apropriação do SEA (19h45min)

Consciência Fonológica (20h15min)

Análise... (20h25min)

Reflexão...propostas (21h10min)

Livro da Vida: SEA

Caderno de Metacognição TEMA: CASA/ESCOLA Caderno de Metacognição O que aprendi? como aprendi? O que não aprendi? PLANEJAMENTO Trazer o planejamento semanal para reflexão e análise.

Até a próxima semana... =)