Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Natural no estoicismo
Advertisements

Foi no Concílio de Nicéia em 325 d.C que definiu-se esta doutrina:
Deus Módulo III Objetivo Geral
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
DEUS Você acredita em DEUS?.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Porque Deus Criou a Humanidade?.
Leitura cristã da Criação
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
AULA 3: QUAIS AS “CARACTERÍSTICAS” DE DEUS?
Os Atributos de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
A Trindade Santa: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
A Providência de Deus: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs
Deus Pai: Estudo apologético (FERREIRA&MYATT, págs )
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
1. TEODICEIA O termo foi criado em 1710 pelo filósofo Alemão Gottfried Leibniz O sofrimento é uma realidade tão presente entre pessoas boas e ruins que.
Prezado Irmão Este estudo, o qual denominamos “A Verdade Acima de Tudo”, é uma profunda e substanciosa abordagem sobre a Doutrina da trindade. Esta abordagem,
A Dessacralização do Mundo e a Perda do Sentido
07: Introdução ao Credo Apostólico
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
Aula 6 As Processões Divinas
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Santíssima Trindade.
Deus Módulo III Objetivo Geral
METAFÍSICA.
A Trindade
Este é um texto teste para este slide.
O Último Convite.
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
CICLO II OS MILAGRES NO EVANGELHO
Mostra Teológica Doutrina de Deus
O estudo das Doutrinas Bíblicas
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Hinduísmo.
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Louvor a Maria, Mãe de Deus
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
Dois amores se unem num só
Deus e Seus Atributos DEUS é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (LE, Q.1) Atanásio Rocha – 07/09/2014.
DOUTRINA DE DEUS AULA 2: COMO É ESTE DEUS?.
CREDO DE ATANÁSIO (Séculos IV e V)
Trindade.
FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS CURSO DE TEOLOGIA
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
LIÇÃO 3 NÃO TERÁS OUTROS DEUSES
M OSTRA T EOLÓGICA D OUTRINA DE D EUS Turma: 2° Período Representante: Rodrigo Silva Vice: Edvaldo Moreira SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DA PAVUNASEMINÁRIO.
O QUE IDENTIFICA UMA SEITA?
NOVA ERA.
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
A - Principais Conceitos 1 - A desesperadora necessidade das pessoas.  Cristo tinha compaixão pelas multidões (Mt 9:36).  Necessidades espirituais,
“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”(Jo 1.1). João Marcos Brandet.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
INTRODUÇÃO A TEOLOGIA SISTEMÁTICA
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
Prof. Ricardo Lima – Filosofia 3º Ano ESPINOZA.  Espinoza ( ), nasceu em Amsterdã.  Era de família tradicional judia.  Gostava de estudar e.
DEUS É: Trindade e Deus Pai Texto Bíblico – João 1:32-34 Presb. Josimar Santos Rosa.
A DIMENSÃO RELIGIOSA Análise e compreensão da experiência religiosa.
1.A Revelação de Deus (8 slides) 2.Unicidade e Transcendência (9 slides) 3.Deus Vivo (11 slides) 4.A Santíssima Trindade no NT (12 slides) 5.Formulação.
Como explicar o mundo?.
Ateus e Agnósticos. Ateus – negam a existência de qualquer DEUS e da veracidade de qualquer religião teísta. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Transcrição da apresentação:

Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido? AULA PASSADA: Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido? 1) Isso quer dizer que as pessoas da Trindade não são essências separadas como a Humanidade ou a Igreja que preservam sua individualidade (“separação”). A Trindade não tem uma essência, eles são uma essência! 2) Significa Unidade de decisão, de propósito.

AULA 4: TEÍSMO CRISTÃO E TRINDADE DOUTRINA DE DEUS AULA 4: TEÍSMO CRISTÃO E TRINDADE

Então, podemos dividir o Teísmo em: Monoteísmo: crença em um só Deus. Teísmo é a crença na existência de uma divindade (deus) – do grego Theos = Deus. É o oposto de Ateísmo Então, podemos dividir o Teísmo em: Monoteísmo: crença em um só Deus. Politeísmo: crença em vários deuses. Henoteísmo: crença em vários deuses, mas com um supremo a todos. Outros termos relacionados a Teísmo: O Panteísmo é a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente e imanente ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos. Ateísmo, num sentido amplo, é a rejeição ou ausência da crença na existência de divindades e outros seres sobrenaturais.

Em palavras mais simples: um Deísta é aquele que está inclinado a afirmar a existência de Deus, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas.  Os deístas tipicamente também tendem a rejeitar eventos sobrenaturais (milagres, profecias, etc.) e dizem que Deus não interfere na vida dos seres humanos e nas leis do universo. Sobre as religiões organizadas que usam revelações divinas e livros sagrados, a maioria dos deístas interpretam-nas como invenção de outros seres humanos.

Teísmo aberto é a teologia que nega a onipresença, a onipotência e a onisciência absolutas de Deus. Seus defensores apresentam outra definição onde afirmam pretender uma reavaliação do conceito da onisciência de Deus, na qual se afirma que Deus não conhece o futuro completamente, e pode mudar de ideia conforme as circunstâncias. Teísmo agnóstico é o ponto de vista filosófico, que engloba ambos o teísmo e o agnosticismo. Um agnóstico teísta acredita na existência de pelo menos uma divindade, mas diz respeito à base desta proposição como "algo desconhecido ou inerentemente incognoscível.

IMPORTANTE: Teísmo Cristão: é a crença em um Deus pessoal, tanto imanente quanto transcendente que existe em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Imanente: Deus está presente em todo lugar tanto em essência quanto em conhecimento e poder. Transcendente: Deus está dentro, mas ao mesmo tempo fora do Universo, porque nada pode conter a Deus nem mesmo o Universo, pois Ele transcende (está acima) deste Universo.

TRINDADE E TRIUNIDADE – RESUMO DE CONCEITOS: Há em Deus 3 personalidades distintas e divinas, sendo cada uma igual à outra quanto à natureza. No entanto não há 3 deuses: Deus é um só! A palavra Trindade em si não aprece na Bíblia. Teófilo de Antioquia em 181 e Tertuliano em 220 foram os primeiros a usar expressão semelhante. Credo Anastasiano: “Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separar as substâncias”

Boa prova na próxima semana! TRINDADE E TRIUNIDADE – RESUMO DE CONCEITOS - Continuação: Todos os atributos de uma Pessoa da Trindade se apresentam nas Outras Pessoas da Trindade. Qual a importância disto? As Três Pessoas da Trindade são Distintas. Boa prova na próxima semana!