A realidade do mundo à luz dos documentos da Igreja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
GAUDIUM ET SPES: PROPOSTA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO.
- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
O que esperar dos nossos Filhos?
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
Conscientização Vocacional
CONVIVÊNCIA FAMILIAR 1. BENEVOLÊNCIA É querer bem ao outro;
COMPROMISSO CRISTÃO.
A Amizade na vida de Jesus.
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Dou-vos a Minha Paz «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe, nem se feche o vosso coração». (Jo.
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
A Revelação e sua transmisão
Bem-vindo/a.
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
Doutrina Social da Igreja e Sustentabilidade
CAMPANHAS DA FRATERNIDADE E TRABALHO
Política ADCE para Sustentabilidade
ORIENTAÇÕES 2008.
Série Vida Frutífera Primeira Igreja Batista em Porto Alegre
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Estatísticas da Criança no Brasil
Questões Sociais e Pensamento da Igreja
Colégio Marista de Varginha – Ensino Religioso (Prof. Luiz carlos)
E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA!
Documento de Aparecida
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
2 3 Depois Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre.
3ª Parte Agir.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Quarta-feira de cinzas
Educação Cristã vs Relativismo
Sejam Bem Vindos E Bem Vindas.
A Teologia da Comunicação
PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Segunda Parte.
Meus irmãos e minhas irmãs;
AMOR E SEXUALIDADE I
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ENPL 2012 Escola de Ministérios Acólitos.
Igreja Evangélica Vencedores por Cristo Ministério da Palavra
Escola Perseverança – 9 lição IGREJA DE CRISTO - Fortaleza
#FÉqueMUDA.
“Hoje gostaria de falar de uma realidade muito bela da nossa fé, ou seja, da “comunhão dos santos”. O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que com.
Compromissos Públicos do Dirigente Cristão GUILHERME GUARAGNA 18 de Maio de 2011 MAIO 2011 Iº FÓRUM ADCE PARA SUSTENTABILIDADE.
CAMINHOS DE UMA ANIMAÇÃO BÍBLICA PASTORAL Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral? Como chegar a uma Animação Bíblica de toda a Pastoral?
Pe. Audinei Carreira da Silva
Seis ajustes para um Casamento Feliz
JOÃO é seu nome.
Fraternidade: Igreja e sociedade
Pr. Hérisson Gonçalves Mensagem.
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
Virgem Maria no projeto de Salvação
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
QUANDO Realizou-se nos dias quatro (04) a seis (06) de Junho de dois e quinze (2015) 0NDE Casa de Retiro Assunção, em Brasília/DF CONTEXTO a partir do.
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
1 Vida de Adoração Integral. 2 QUAL A META? CONHECER PORQUE DEVO FAZÊ-LA? MOTIVAÇÃO COMO REALIZÁ-LA? ESTRATÉGIA Se queremos ter uma vida próxima de Deus,
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
Transcrição da apresentação:

A realidade do mundo à luz dos documentos da Igreja

Objetivos da palestra Apresentar os grandes problemas do mundo de hoje; Os principais problemas sociais; As discriminações, as injustiças, a violência, o ódio, a falta de amor, a falta de fé, o desrespeito à dignidade da pessoa humana; Ênfase aos dados concretos sobre a situação sócio-político-econômico-cultural do Brasil, à luz dos documentos do Magistério da Igreja.

DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA É o conjunto de ensinamentos contidos no Magistério da Igreja Católica constante de numerosas Encíclicas e pronunciamentos dos papas inseridos na tradiçao multissecular e que tem origens nos promórdios do Cristianismo. Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e naçoes. É um convite a ação. A finalidade da Doutrina Social da Igreja é “levar os homens a corresponderem, com o auxílio também da reflexão racional e das ciências humanas, à sua vocação de construtores responsáveis da sociedade terrena”

Princípios da D.S.I A dignidade da pessoa humana: “Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, homem e mulher os criou”. (Gn 1,26-27). A Destinação universal dos Bens: Deus destinou os bens criados para todos os homens seguindo a regra da justiça e da caridade. Toda a criação é obra de Deus. Ao Senhor pertence a terra e tudo o que ela contém (Sl 23,11) O desígnio divino é que não haja privilégio para alguns e exclusão para dos meios para a grande maioria. A criatura humana não pode apropriar-se das coisas como se fossem dela, porque tudo o que temos provém do criador. 3. O princípio da subsidiariedade: A promoção da pessoa não acontece sem o cuidado com a família, grupos, associações. Assim as sociedades de ordem superior devem ajudar e apoiar as que são inferiores. Cada ser humano deve dar ao outro ajuda e àqueles que mais nessecitam. Quem tem mais meios deve servir aqueles que mais precisam.

Princípios da D.S.I O princípio da solidariedade: É a determinação firme de se empenhar pelo bem comum, porque somos responsáveis por todos. O princípio da participação: Os cristãos não estão alheios à vida social, mas devem fazer o mundo melhor do que as pessoas o concebem e encontram pela sua convivência. A participação deve levar as pessoas à construção de uma vida digna para todos e de um governo democrático, de modo que a democracia seja participativa.

Incíclicas sobre a D.S.I. . 1891: Leão XIII: Rerum Novarum (Das coisas novas) . 1931: Pio IX: Quadragésimo Anno (Quarenta anos) . 1961: João XXIII: Mater et Magistra (Mãe e Mestra) . 1963: João XXIII: Pacem in Terris (Paz na Terra) . 1965: Conc. Vat II: Gaudim et Spes (Alegrias e Esperanças) . 1967: Paulo VI: Populorum Progressio (Desenv. Povos) . 1971: Paulo VI: Octogesima Adveniens (Chegando a octogésima . 1975: Paulo VI: Evangelii Nuntiandi (Anunciar Evangelho) . 1979: João Paulo II: Redemptor Hominis (Redentor do Homem . 1981: João Paulo II: Laborem Exercens (Mediante o Trabalho) . 1987: João Paulo II: Sollicitudo Rei Socialis (Cuidado c/ Social . 1991: João Paulo II: Centesimus Annus (Cem anos) . 1995: João Paulo II: Evangelium Vitae (O evangelho da Vida) . 2009: Bento XVI: Caritas in Veritate (Caridade em Verdade)

Alguns temas da D.S.I A dignidade do homem: Direitos humanos Igualdade entre todas as pessoas Propriedade privada e pública Trabalho e salário: Sistema Salarial Greves, sindicatos, políticas e políticos O estado e regimes políticos Compromisso socio-político do cristão Ecologia, violência social Paz, ética, justiça, família

Método Ver – Julgar - Agir

VER Há em nossa sociedade indivíduos ou grupos que ajudam a manter este problema por estarem tirando vantagens econômicas? Há líderes em comunidade local, estadual, federal ou internacional que querem a continuação deste problema para que possam conquistar ou se manter no poder ? Há pessoas ou grupos que estão perdendo a importância ou “posição”social por causa deste problema ? Quem são eles? Que atitudes temos nós tomado que possam ajudar a criar, manter ou sustentar este problema?

JULGAR Que diz a Bíblia sobre este problema? É possível identificar algumas declarações da Igreja, feitas por um Papa, um Concílio ou um grupo de Bispos, que possam aplicar a este problema? Trabalhar pela justiça social exige uma espiritualidade profundamente radicada nas Escrituras. Somos chamados a ser evangelizadores e transformadores sociais, por isso rezamos, refletimos e procuramos agir de acordo com plano de Deus.

AGIR Qual a solução para este problema? Como cristãos católicos e cidadãos, como membro do ECC o que podemos fazer para resolver este problema? Que recursos temos para nos ajudar a cumprir este plano de atuação? É possível conseguir parcerias que nos possam ajudar? Existe algum aspecto deste problema que possamos resolver já? Qual deve ser o primeiro passo a dar nessa direção?

FOME NO MUNDO VER

A fome no mundo hoje - FAO 850 milhões passaram fome em 2007; 923 milhões passaram fome em 2008; 51 milhões estão na América Latina; 55 milhões de crianças desnutridas; Os investimentos em agricultura caíram de 17% para 3% entre 1980 e 2006; Neste período a população mundial aumentou em 80 milhões de pessoas; Os biocombustíveis privaram o mundo de 100 milhões de toneladas de milho, trigo e soja; São necessários 30 bilhões de dólares ao ano para irradicar a fome. É 5% do valor usado para socorrer a crise financeira mundial em 2008/2009.

FOME - JULGAR “A Evangelização exige a promoção humana”. (Paulo VI) “Venham voces que são abençoados por meu Pai. Eu estava com fome e voces me deram de comer”.(Mt 25,35); “Dai-lhes vós mesmos de comer”(Mc 6,37) “Onde vamos comprar pão para eles comerem? Nem meio ano de salário bastaria para dar um pedaço a cada um” (Jo 6,7) “Um irmão não tem o que vestir e lhes falta o pão de cada dia e voce diz: “vão em paz, se aqueçam e comam bastante”. Que adianta isso? A fé sem obras é completamente morta” (Tg 2,14-17 “A Evangelização exige a promoção humana”. (Paulo VI)

FOME - AGIR 75% das pessoas vítimas da fome no mundo moram em áreas rurais. É preciso uma ênfase especial na agricultura familiar e no desenvolvimento rural; Dar acesso a financiamentos. Em 1984 U$ 6,7 bilhões em 2006 caiu para U$ 3,9 bilhões. Diminuir a produção de alimentos para biocombustíveis, Investimento em educação, trabalho e geração de renda; Investimento nas mulheres agricultoras já que representam 60% das pessoas que passam fome.

CRISE DA ÁGUA

A crise da água A água doce, indispensável à vida, é um recurso renovável, mas relativamente escasso em algumas regiões da Terra; Menos de 3% de toda água existente no mundo é de água doce; 1/3 do corpo humano é água, por isso a pessoa precisa ingerir 2 litros de água por dia; Anualmente, a agricultura é responsável por 65% do uso e 87% do consumo total de água no mundo; A indústria usa 24% e consome 4% da água; O aumento da população mundial, o desperdício e o uso inadequado podem esgotar ou degradar este recurso.

ÁGUA - JULGAR “E o Espírito de Deus pairava sobre as águas…”.(Gn 1,2); “Eu faço esta água ficar boa…E a água se tornou potável até o dia de hoje”(2Rs 2,21) “Vou derramar água no chão seco e córregos na terra seca; Vou derramar meu Espírito sobre seus filhos e a minha benção sobre os seus descendentes”.(Is 44,3) “Quem der ainda que seja apenas um copo de água fria a um desses meus pequeninos… Não perderá a sua recompensa”. (Mt 10,42) “Será que nós podemos negar a água do Batismo a estas pessoas que receberam o Espírito Santo”. (At 10,47)

ÁGUA - AGIR

ECOLOGIA

VER A Biodiversidade do Brasil suscita cobiça internacional; Há crescimento na extinção de espécies; Existem agressões a cultura indígena; Recursos naturais sendo patenteados; Água e terra tratados como mercadoria; Exploração predatória da natureza; Monoculturas; Biocomvustíveis Desvalorização da agricultura familiar Falta de cisternas para os semi áridos .

ECOLOGIA - JULGAR “Devemos considerar a Criação como um dom a nós confiado, para que se torne um jardim de Deus” (Bento XVI) “Que o homem domine os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todas as feras e todos os répteis que rastejam sobre a terra”(Gn 1,26) “O que nós esperamos são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça”.(2 Pd 3,13) “Que possamos usar os bens que passam para abraçar os que não passam”. (Missal Romano)

ECOLOGIA - AGIR Fazer coleta seletiva de lixo e reciclagem; Economizar energia: escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético; não deixar em stand by; Utilize uma sacola não descartável para as compras Plante árvores. Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida; Compre alimentos produzidos na sua região; Use de modo racional a água e os bens da Criação; Não usar produtos com substâncias nocivas para a camada de ozônio; Preservar as florestas, fauna e flora.

FAMÍLIA

VER Passagem de uma sociedade rural para uma sociedade urbana; O rápido crescimento demográfico; O progresso da socialização; Baixíssimo índice de nupcialidade; Alta porcentagem de nascimentos de uniões ocasionais; Crescente e alto índice de desagragação familiar, pelo divórcio, pelo abandono do lar, pelas desordens sexuais; Acentuação do hedonisno e do erotismo; Sérios problemas de moradia Má distribuição dos bens de consumo; Prática de 2,5 milhões de aborto por ano (Brasil)

FAMÍLIA - JULGAR “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26) “O homem se voltará para o se criador”(Is 17,7) “O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois serão uma só carne”.(Mt 19,5) “O que Deus uniu o homem não deve separar”. (Mt 19,6) “Cada um de voces ame a sua mulher como a sí mesmo, e a mulher respeite o seu marido”(Ef 5,33) “Filhos obedeçam a seus pais no Senhor…”(Ef 6,1) “Pais não dêem aos filhos motivo de revolta contra voces” (Ef 6,4) “Não mate (Ex 20,13)

FAMÍLIA - AGIR Evangelizar (testemunho, diálogo, serviço) Ajudar os jovens a discernir os caminhos de Deus Proteger a família dos pseudo-valores (falsos) Fortalecer o vínculo da igreja doméstica com comunidade eclesial Acompanhar os casais jovens; Educar para a maternidade e paternidade responsáveis; Pomover as crianças e os adolescentes; Valorizar a vida em sua plenitude; Denunciar a prática generalizada dos abortos em nosso país Valorizar o tema da castidade nas campanhas publicitárias

PASTORAL FAMILIAR BISPO DIOCESANO CASAL COORDENADOR DIOCESANO CASAL COORDENADOR PAROQUIAL CASAL SECRETARIA NÚCLEO DE FORMAÇÃO CASAL VICE-SECRETÁRIO NÚCLEO DE ESPIRITUALIDADE CASAL FINANÇA CASAL VICE-FINANÇA SETOR PRÉ-MATRIMONIAL SETOR PÓS-MATRIMONIAL SETOR CASOS ESPECIAIS CASAL COORDENADOR E VICE-COORDENADOR CASAL COORDENADOR E VICE-COORDENADOR CASAL COORDENADOR E VICE-COORDENADOR INFÂNCIA MISSIONÁRIA COROINHAS CURSO DE BATISMO AMIGOS MÁSCARA SEGUE-ME CATEQUESE LITURGIA ACÓLITOS CURSO DE NOIVOS RCC VINDE E VEDE CURSO DE TEOLOGIA PASTORAL DA JUVENTUDE PASTORAL DA CRIANÇA PASTORAL DA SOBRIEDADE PASTORAL VOCACIONAL CAPELINHAS ‘MOVIMENTO MARIANO CURSO DE BATISMO LITURGIA ECC CHAMÁ RCC – VINDE E VEDE CURSO DE TEOLOGIA PASTORAL DA CRIANÇA PASTORAL DA SAÚDE CAPELINHAS MOVIMENTO MARIANO PASTORAL DA SOBRIEDADE CASAIS DE SEGUNDA UNIÃO CASOS DIFÍCEIS NA FAMÍLIA

Compromisso concreto da IGREJA É atender os pedidos do Papa João Paulo II que trate a família como um dos pilares da primeira evangelização e da transmissão contínua da fé em terra brasileira (DPF 10). O compromisso é de zelar, promover e santificar a família, pois “a Igreja e o Estado se sustentam na família”. ( João Paulo II)

Missão da IGREJA no MUNDO de Hoje A Igreja, a todo momento, tem o dever de perscrutar os sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho de tal modo que possa responder, de maneira adaptada a cada geração, as interrogações eternas sobre os significado da vida presente e futura e de suas relações mútuas. É necessário, conhecer e entender o mundo no qual vivemos, suas esperanças, suas aspirações e sua índole frequentemente dramática