«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
O VERBO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÓS
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
A INFÂNCIA DE JESUS.
A Palavra se fez Ser humano.
Caminhada do Povo de Deus
A Revelação e sua transmisão
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Vimos a Estrela.
veio morar no meio de nós
Vimos uma Estrela.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
A MISSÃO DO BATISTA E A NOSSA
Mãe do Salvador.
Então é Natal.
você tem uma vida nova em Cristo
______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Juiz ou Salvador?.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
Maria Mãe da Eucaristia
Restaurados por Cristo - Nicodemos
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Jesus Cristo a encarnação da graça
no deserto, também o Filho do
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Juiz ou Salvador.
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
O Verbo se fez carne.
“Ninguém subiu ao Céu se não Aquele que desceu do Céu:
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
Tema da “Missa da Meia-noite” A liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados a percorrer.
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado...
Crescendo em Comunidade
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
JOÃO é seu nome.
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projeto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar.
Uma Estrela.
Neste 1º Domingo do Tempo do Advento, a Palavra de Deus apresenta-nos uma primeira abordagem à “vinda” do Senhor.
Imagens de Duccio Belém Música: “Què li darem al noi de la mare” (Pop. Catalão)
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
A liturgia desta NOITE nos fala de um Deus que ama os homens e não os deixa perdidos e abandonados a percorrer caminhos de sofrimento e de morte, mas.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA neste tempo litúrgico do Natal, lembrando a adoração de Jesus pelos Magos. "Epifania" significa manifestação de.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
veio morar no meio de nós
Transcrição da apresentação:

«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem…..»

EVANGELHO – Jo 1,1-18 1 Ambiente: Nossa Senhora Conceição Gr.Bíblico 1 «… O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem…..» EVANGELHO – Jo 1,1-18 Ambiente: A Igreja primitiva recorreu, com frequência, a hinos para celebrar, expressar e anunciar a sua fé. O prólogo ao Evangelho segundo João (que hoje nos é proposto) é um desses hinos. Não é certo se este hino foi composto por João, ou se o autor do Quarto Evangelho usou um primitivo hino cristão conhecido da comunidade Joânica, adaptando-o de forma a que ele servisse de prólogo à sua obra. O que é certo é que o hino cristológico que chegou até nós expressa, em forma de confissão, a fé da comunidade Joânica. Em Cristo enquanto Palavra viva de Deus, a sua origem eterna, a sua procedência divina, a sua influência no mundo e na história, possibilitando aos homens que O acolhem e escutam tornar-se “filhos de Deus”. Essas grandes linhas, enunciadas neste prólogo, vão depois ser desenvolvidas pelo evangelista ao longo da sua obra.

EVANGELHO – Jo 1,1-18 2 Mensagem 1: Gr.Bíblico 2 «… O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem…..» Nossa Senhora Conceição EVANGELHO – Jo 1,1-18 Mensagem 1: O prólogo ao Quarto Evangelho começa com a expressão “no princípio”: dessa forma,João enlaça o seu Evangelho com o relato da criação (Gn 1,1), oferecendo-nos assim, desde logo, uma chave de interpretação para o seu escrito… Aquilo que ele vai narrar sobre Jesus está em relação com a obra criadora de Deus: em Jesus vai acontecer a definitiva intervenção criadora de Deus no sentido de dar vida ao homem e ao mundo… A actividade de Jesus, enviado do Pai, consiste em fazer nascer um homem novo; a sua acção coroa a obra criadora iniciada por Deus “no princípio”. João apresenta, logo a seguir, a “Palavra” (“Lógos”). A “Palavra” é – de acordo com o autor do Quarto Evangelho – uma realidade anterior ao céu e à terra, implicada já na primeira criação. No entanto, essa “Palavra” não só estava junto de Deus e colaborava com Deus, mas “era Deus”. Essa “Palavra” veio ao encontro dos homens e fez-se “carne” (pessoa). João identifica claramente a “Palavra” com Jesus, o “Filho único cheio de amor e de verdade”.

EVANGELHO – Jo 1,1-18 3 Mensagem 2: Gr.Bíblico 3 «… O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem…..» Nossa Senhora Conceição EVANGELHO – Jo 1,1-18 Mensagem 2: Essa “Palavra” “montou a sua tenda no meio de nós”. O verbo “skênéô” (“montar a tenda”) aqui utilizado alude à “tenda do encontro” que, na caminhada pelo deserto, os israelitas montavam no meio ou ao lado do acampamento e que era o local onde Deus residia no meio do seu Povo (Ex 27,21; 28,43; 29,4…). Agora, a “tenda de Deus”, o local onde Ele habita no meio dos homens, é o Homem/Jesus. Quem quiser encontrar Deus e receber d’Ele vida em plenitude (“salvação”), é para Jesus que se tem de voltar. Mas o acolhimento da “Palavra” implica a participação na vida de Deus. João diz mesmo que acolher a “Palavra” significa tornar-se “filho de Deus”. Começa, para quem acolhe a “Palavra”/Jesus, uma nova relação entre o homem e Deus, aqui expressa em termos de filiação: Deus dá vida em plenitude ao homem, oferecendo-lhe, assim, uma qualidade de vida que potencia o seu ser e lhe permite crescer até à dimensão do homem novo, do homem acabado e perfeito. Isto é uma “nova criação”, um novo nascimento, que não provém da carne e do sangue, mas sim de Deus.

EVANGELHO – Jo 1,1-18 4 Reflexão: Gr.Bíblico 4 «… O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem…..» Nossa Senhora Conceição EVANGELHO – Jo 1,1-18 Reflexão: A transformação da “Palavra” em “carne” (em menino do presépio de Belém) é a espantosa aventura de um Deus que ama até ao inimaginável e que, por amor, aceita revestir-Se da nossa fragilidade, a fim de nos dar vida em plenitude. Neste dia, somos convidados a contemplar, numa atitude de serena adoração, esse incrível passo de Deus, expressão extrema de um amor sem limites. Acolher a “Palavra” é deixar que Jesus nos transforme, nos dê a vida plena, a fim de nos tornarmos, verdadeiramente, “filhos de Deus”. O presépio que hoje contemplamos é, apenas, um quadro bonito e terno ou uma interpelação a acolher a “Palavra”, de forma a crescermos até à dimensão do homem novo?