Atendimento ao cliente O grande diferencial !
Qual é a prioridade compreendida pelo cliente que lhe faz decidir a compra?
Gráfico Atendimento Qualidade Responsabilidade Social Preço Propaganda Fonte: IBRC (www.ibrc.com.br)
Vamos fazer um atendimento de qualidade ! Então vamos as dicas ! Vamos fazer um atendimento de qualidade !
Aparência ( Barba, Cabelo.) Início de Tudo ! Trajes ( Optar sempre pelo uniforme). Postura ( Evitar encosto, mastigar chichetes ou balas). Aparência ( Barba, Cabelo.)
Como iniciar a abordagem ?
Como iniciar a abordagem ? Bom Dia !, Boa Tarde ! (Indispensavel !) “Meu nome é ……….., fique a vontade precisando de algo eu estou a disposição.”
Vicios de linguagem mais comuns: Pois não ! Posso ajudar ! ERRADO ! Você quer alguma coisa! Já pediu ? O que você deseja?
Evite o conflito no dialogo: Girias Palavrões Agrados (Amorzinho, Benzinho, Chuchu, Querido). Formas adequadas: Quando necessário utilizar Sr. Sra. Atento ao nome do cliente ! Tratar pelo nome é muito importante !
Deve – se atender 2 clientes ao mesmo tempo ? O primeiro cliente deve ter prioridade. Se necessário faça um pre – atendimento do segundo cliente mas nunca se esquecendo do primeiro cliente.
Conhecimentos sobre produtos Vivemos na era do conhecimento. Não tenho ! “SERÁ QUE EU NÃO TENHO ?”
Não deixe a sua opinião influenciar. Conceito de Compra # Conceito de Venda
Finalizando a venda! Então… É só isso ? Mais Nada ?!
Agradeça ! O agradecimento ao cliente é muito importante, porque entre todas as lojas ele escolheu a sua !
Falando a mesma língua. TODOS OS VENDEDORES DA LOJA DEVEM USAR A MESMA FORMA PARA ATENDER, ASSIM CRIANDO UMA PADRONIZAÇÃO DO ATENDIMENTO.
Evitar Momentos Tragicos: Nunca discutir na frente dos clientes. Tirar autonomia do colaboradores Falta de atenção Deixar o cliente esperando Evitar confrontos
O Cliente sempre tem razão ! Lembre – se: O Cliente sempre tem razão ! O Cliente é o seu PATRÃO !