Marie Curie (1867-1934).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
Advertisements

JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
HISTÓRICO DA RADIOTERAPIA e NOÇÕES DE FÍSICA NUCLEAR
O TERCEIRO MODELO ATÔMICO
REAÇÕES NUCLEARES.
Comparação entre os tipos de reações:
Radioatividade.
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
Jessica Resende Joana Alves João Pinto Juliana Simão
Antoine Lavoisier.
Núcleo Atómico Capítulo O Núcleo Atómico 7.2 Radioactividade
Maria Sklodowska Obsessão pela Ciência José Félix Costa
Radioatividade parte I
RADIAÇÕES IONIZANTES.
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
Centro de Apoio Pedagógico
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
Madre Teresa de Calcutá
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
ESTAR SOZINHO....
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE equipe de partículas – lapeF 2011
DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DIGITAL DE APOIO À COMPREENSÃO DA EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS COM BASE NAS DESCOBERTAS NO CAMPO DA RADIOATIVIDADE Tania Denise.
Escola Estadual:Adventor Divino de Almeida
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Objeto do conhecimento: Conceitos básicos
Radioatividade e Energia Nuclear.
Os novos caminhos da Ciência
Evolução Atômica.
RADIOATIVIDADE.
A Ciência é metodológica
Marie Curie Trabalho Realizado por 9ºF: Nº18 Nº19.
Sobre Estar Sozinho Dr. Flávio Gikovate
ESTAR SOZINHO....
Madame Curie.
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
Cientistas Franceses Os cientistas Franceses… …e os seus feitos.
Trabalho realizado por: Nº14 Nº7 Nº20 Nº24 Trabalho realizado por: Nº14 Nº7 Nº20 Nº24.
ENERGIA NUCLEAR.
EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÃO
SimplesmenteM ulher. Mulher Pessoa do sexo feminino, com um jeito diferente e especial de ser, com características específicas dela: sensível, sedutora,
NEUROPLASTICIDADE Click para avançar Elkhonon Goldberg, Neurologista da Universidade de New York, Diretor do Instituto de Neuropsicología e Funcionamento.
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE.
Trabalho Realizado Por: - n.º22 - n.º12 - n.º5 Disciplina: Ciências Físico-Químicas Prof.: Ílidia Pinheiro.
Ciência x Religião Eliezer Alves 20º Encontro de Jovens e Adolescentes.
Trabalho realizado por: nº8 9ºF nº6 9ºF nº3 9ºF
Universidade Federal de Itajubá
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
Marie Curie Trabalho realizado por: Nº15 9ºF Nº23 9ºF
Disciplina: Ciências Físico-Químicas Professora: Elidia Pinheiro Trabalho realizado por: Nº11 9ºF.
Centenário do Prémio Nobel da Madame Curie Trabalho realizado por: → nº1, 9ºC → nº20, 9ºC → nº26, 9ºC.
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
A descoberta dos Raios X
ELEMENTOS RADIOATIVOS E SEUS USOS Marcos, Matheus Colombo e Miguel |Professor Paulo | Escola Bandeirantes.
Marie Curie Trabalho realizado por: -nº3 -nº6 -nº7 -nº12.
Marie Curie Trabalho realizado por: Nº2 nº10 9ºC nº14.
Trabalho realizado por: Hugo Anjos Nº11 Nuno Almeida Nº20 Rodrigo Bernardo Nº23 Tomas Fernandes Nº27.
& A Ciência da Radiotividade
A descoberta do elétron por J. J. Thomson
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
Evolução Atômica. Os filósofos gregos Demócrito e Leucipo são considerados os primeiros a pensar na divisibilidade da matéria, como também são considerados.
QUÍMICA GERAL E INORGÂNCIA
I.O que é o prémio Nobel? II.Porque é que foi atribuído o prémio Nobel a Madame Curie? III.Em que consistiu a participação de Madame Curie na 1ª Guerra.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
RADIOATIVIDADE.
RADIOATIVIDADE Prof. Vera. λ = c/f, c= veloc. da luz.
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA
Partículas e decaímentos
Transcrição da apresentação:

Marie Curie (1867-1934)

Pierre Curie, que morreu atropelado por uma charrete Marie Curie nasceu em Zárate da Polónia, Varsóvia(quando fazia parte do imério Russo), onde viveu até os 24 anos. Em 1891 mudou-se para Paris para continuar seus estudos. Estudou Física e Química na Universidade de Sorbonne, sendo a primeira professora nos tempos modernos, onde conheceu o marido e companheiro de pesquisas, Pierre Curie, que morreu atropelado por uma charrete .

Juntos investigaram novos materiais radioativos, em particular um composto de urânio, como o minério pechblenda, que apresentava a particularidade de ser mais radioativo do que o urânio, que era extraído dela.

Em 1898 chegou à conclusão de que este composto deveria conter traços de um elemento muito mais radioativo do que o urânio, anunciando em 26 de dezembro desse ano a existência de uma nova substância. Depois de muitos anos de trabalho incessante, durante os quais tratou muitas toneladas de pechblenda, foi concentrando o material progressivamente e depois isolando dois compostos radioativos, primeiro como cloreto e depois como elemento puro. Deu o nome de "Polônio" (pelo seu país de origem), e "Radio" (por sua intensa radioatividade). Os termos radioativo e radioatividade foram inventados pelo casal para caracterizar a energia liberada espontaneamente por este novo elemento químico.

Marie foi a cientista mais conhecida da história. Marie com o marido, Pierre e Henry Becquerel, receberam o Prémio Nobel da Física, e 9 anos depois ela recebeu o Prêmio Nobel de Química por seus trabalhos sobre o rádio. Irene Curie (filha do casal) também foi cientista e prêmio Nobel como os seus pais.

O Nobel em Física foi concedido "em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel". O de química, "em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, com o descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento."

Morreu de leucemia em um sanatório Morreu de leucemia em um sanatório. Em 21 de abril de 1995, suas cinzas e as de seu marido foram enterradas no Panteão de Paris, tornando-se assim a primeira mulher a receber tal honra.

Foi uma mulher adiante de seu tempo. Marie Curie representa o trabalho, o esforço para conseguir alguma coisa, já que o fato de ser mulher e viver nos tempos em que a sociedade era extremamente preconceituosa dificiltava e muito a pesquisa, no entanto conseguiu dedicar a sua vida ao que realmente gostava. Seus avanços em química foram realmente importantes e representam, hoje, um grande apoio para entender muitos compostos radioativos. Foi uma mulher adiante de seu tempo.