Educação e Educação Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO NO CENÁRIO DA CONTEMPORANEIDADE Prof. Artur Motta.
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
ENEF 2008: Da competência Técnica ao Compromisso Político
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
O papel do Educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade,
Descrever sistema de saúde
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
O Início da Comunicação
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
BEM-VINDO À DISCIPLINA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
As ações desencadeadas pelo sujeito
Prof. Ivan Claudio Guedes
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Nilva de oliveira brito dos santos
Sou o que sou pelo que nós somos
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Curso Direito à Memória e à Verdade
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
O materialismo histórico
Emile Durkheim e o fato social
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
O ESPELHO: ENCONTRO DE SABERES.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
SOCIEDADE DE CLASSES, ESTADO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO, A GESTÃO EDUCACIONAL, A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Investigar, ensinar e aprender
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Sociologia Clássica e Educação
Prática como Componente Curricular
Anseios e expectativas no processo de formação
A importância do vínculo afetivo na construção de limites
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Marx e a educação.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Mídia e Linguagens.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Educação e Educação Escolar 26 à 30

Reflexão “Ninguém nasce sabendo. Tudo é aprendido. O que as pessoas têm dentro de si, um dia esteve fora. Nascemos é com um potencial infinito de aprendizagem”. (Içami Tiba)

Educação A educação é algo tão abrangente quanto as relações humanas. "Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.“ (BRANDÃO, 1985, p. 7)

Aprendizagem dinâmica Sempre realizamos atos de aprendizagem e de ensino; pela educação desenvolvemos nossa capacidade e potencialidades para o "saber" e para o "fazer”. Educação não é um ponto de chegada, mas um processo. A dinamicidade das ações e relações entre as pessoas e grupos o que faz desse processo um mecanismo que pode produzir transformações sociais, mas que, em geral, reforça e mantém a sociedade estratificada. Podemos dizer, portanto que em todas as dimensões da vida existem processos educacionais.

... "A educação é um típico 'que-fazer' humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social." (LUCKESI, 2001, p. 30). Afirmação Freireana: "ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho. As pessoas se educam em comunidade"

Educação/Transformação A educação é um dos elementos que ajudam a constituir e moldar a sociedade. "A educação participa do processo de produção de crenças e ideias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolos, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedades. É esta a sua força" (BRANDÃO, 1985, p. 11).

Valores Educacionais No processo educacional, paradoxalmente, pretende-se preservar valores, mas, ao mesmo tempo, pretende-se recriar ou criar novos valores. por vezes, os valores da classe dominante são recriados para manter inalteradas as relações de dominação (GUARESCHI, 1989). A educação formal, escolar, reflete sempre a sociedade dominante e, por esse motivo a escola é uma instituição reprodutora, pois representa a classe que a organiza e mantém.

Espaço educacional/Divisão social A instituição escolar sendo um espaço em que ocorre o processo formal de educação, podemos dizer que esse ambiente e processo – formal-escolar – manifesta e produz divisão social. Em contrapartida e numa perspectiva dialética, alguns teóricos vêm, no processo educacional um instrumento de libertação (educação crítica, educação libertadora...), na medida em que oferece perspectivas de transformação social (LIBÂNEO, 1990; LUCKESI 1993; GADOTTI, 1984). Dentro desta perspectiva "a educação é ai compreendida como um dos instrumentos de apoio na organização e na luta do proletariado contra a burguesia" (AZEVEDO, 2004, p. 40).

... Uma das principais características da educação, é o fato de ser um instrumento que produz e mantém a dominação. L. Althusser, comenta que o processo educacional é reprodutivista (LIBÂNEO, 1990; LUCKESI 1993) uma vez que ele é criado "pelo grupo dominante para reproduzir seus interesses, sua ideologia" (GUARESCHI, 1989, p. 69). Em razão disso somos levados a crer que o processo educacional – formal ou não formal – não tem poder transformador, mas, pelo contrário, é reprodutor.

Lidar com o novo na Educação A estagnação é negação da educação A sociedade humana, apesar de se caracterizar pela constância do progresso, concretamente é avessa às novidades. Por mais que se beneficie com a evolução, com o progresso, com o desenvolvimento, cria resistências. O novo incomoda... e, sendo assim, o processo educacional é um processo incômodo... embora visto como necessário.

Escola C. R. Brandão, diz que "não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante" (BRANDÃO, 1985, p. 9). Esse processo é amplo e varia de acordo com as necessidades do grupo dominante. Educação não pode ser confundida com sistema escolar, nem com a instituição escolar.

... A escola é apenas um dos espaços – ou instituição – em que acontece uma parte do processo educativo. Outros espaços podem ser mencionados como: família, local de trabalho, círculo de amizades, veículos de comunicação de massa e outros. O processo educativo ultrapassa a escola, embora a escola seja um espaço privilegiado onde ela acontece.

Reflexão “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”.    FREIRE, Paulo.

Entre a Razão e a Emoção: o Equilíbrio