Prof ͣ. Ana Maria Hernandes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

As palavras QUE e SE Funções e emprego
Orações Subordinadas Substantivas.
Tipos de sujeito.
Funções Morfossintáticas do SE
ESTUDO DO VERBO.
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Verbos – Prova Bimestral
Concordância Verbal.
Concordância verbal Romão Júnior.
AULA 13 Vozes Verbais..
Análise Sintática: sujeito
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Revisão – termos da oração
Concordância do Verbo Ser
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Na língua portuguesa, uma oração pode ser expressa nas vozes:
Funções Morfossintáticas da Palavra SE
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
ROTEIRO DE ESTUDOS 2º. ANO Ensino Médio
Funções Morfológicas do SE
Prof. Francisco Platão Savioli
EE Coronel Calhau EE Orlando Alves Pereira
Vozes verbais. CB: aula 10 Profa Soninha GRAMÁTICA.
CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SE HAVER e FAZER Verbo SER.
AULÃO DE CABEDELO - I Romão Júnior.
Prof. Betto
PREDICADO * MARTA DUWE.
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
Concordância Verbal.
Voz ativa e voz passiva Voz ativa e voz passiva.
VOZES DO VERBO PROFª Andréa
Aulas 13 e 14 Sujeito e Predicado.
Partícula apassivadora X Índice de indeterminação do sujeito
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
As palavras que, se e como.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
VOZES VERBAIS MARTA DUWE.
ESTUDo da palavra “se” CONTEÚDO PARA P2
Professora: Vilma Paixão
Profª Adriana Paula Chaves
CONCORDÂNCIA VERBAL (A PALAVRA “SE”). CONCORDÂNCIA VERBAL (A PALAVRA “SE”)
Vozes Verbais Ensino Fundamental II
Revisão 8º ano Prof.ª Irlane Araújo.
Funções Morfológicas do SE
REVISÃO FINAL DE GRAMÁTICA
ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL
Vozes Verbais Fátima Liporage.
Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE.
PS 2 Verbo Preposição Análise sintática interna Regência verbal Crase.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Sintaxe sujeito.
Profª Maiara Cristina Segato
LÍNGUA PORTUGUESA IV: SINTAXE: TERMOS DA ORAÇÃO
REVISÃO: 1ª AULA Período Simples.
Cap Vozes Verbais..
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.
Resumo Assuntos estudados
1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal: a) quando é índice.
Aula 05 Termos da oração ligados ao verbo. Termos associados ao verbo VERBO OBJETO INDIRETO AGENTE DA PASSIVA OBJETO DIRETO ADJUNTO ADVERBIAL.
Apresentação sobre verbo Professora: Janaina Rigo Caierão.
ESTUDO DOS VERBOS II PROFª LUIZA PROFª LUIZA VOZES VERBAIS Indicam a relação entre o SUJEITO e a AÇÃO expressa pelo verbo. a ação é praticada pelo.
Transcrição da apresentação:

Prof ͣ. Ana Maria Hernandes Cap. 30 – A partícula “se” Prof ͣ. Ana Maria Hernandes

SE Partícula Apassivadora (PA) Índice de Indeterminação do Sujeito Curou-se por meio de frutas e verduras. (Pronome Reflexivo / OD) Costuram-se calças masculinas. / Calças masculinas são costuradas. (P. Apassivadora) As duas miseráveis não se falaram. (Pronome Recíproco / OI) Queixava-se de tudo, até de si. (Parte integrante do verbo) Necessita-se de copeiras. (Índice de Indeterminação do Sujeito) Os animais fogem-se espavoridos. (Partícula Expletiva) Partícula Apassivadora (PA) Índice de Indeterminação do Sujeito (IIS) Pronome Reflexivo Pronome Recíproco Parte Intergrante do verbo Pronome de Realce ou Partícula Expletiva

1. SE = Partícula Apassivadora (PA) Indicia que a oração encontra-se na Voz Passiva Sintética!!! Recordando: Voz Ativa vs. Voz Passiva Raikkonen vence GP da Espanha. Voz Ativa ou Passiva?

Torcida do Timão motiva o clube. Voz Ativa ou Passiva? Voz Ativa = sujeito pratica a ação verbal = sujeito agente!!!

Voz Ativa > Voz Passiva Raikkonen vence GP da Espanha. (Voz Ativa) (Sujeito Agente) (VTD) (OD) Pres. Ind. (Voz Passiva Analítica) (Sujeito Paciente) (Loc. Verbal Pres. Ind.) (Agente da Passiva) Vence-se GP da Espanha. (Voz Passiva Sintética) (VTD) (Sujeito Paciente) é vencido por Raikkonen. GP da Espanha

Quando usar Voz Ativa ou Voz Passiva? O que leva o falante a produzir uma sentença como: Raikkonen vence GP da Espanha. (Voz Ativa) Ou GP da Espanha é vencido por Raikkonen. (Voz Passiva Analítica) Vence-se GP da Espanha. (Voz Passiva Sintética) O que leva os falantes a escolherem a voz verbal em que produzirão o enunciado é a ênfase que querem dar a um dos termos; se ao agente, então utilizam Voz Ativa, se ao termo que sofre a ação verbal, então utilizam Voz Passiva!!! Qual a exigência para uma oração, na Voz Ativa, ser convertida em Voz Passiva? De que o verbo seja transitivo direto (VTD) ou transitivo direto e indireto (VTDI), já que aquilo que é OD na voz ativa, passa a sujeito paciente na voz passiva!!!

Agora, faça o mesmo com a oração: Torcida do Timão motiva o clube. (Voz Ativa) O clube é motivado pela torcida do Timão. (Voz Passiva Analítica) Motiva-se o clube. (Voz Passiva Sintética) Partícula Apassivadora (indicia que a oração está na Voz Passiva!!!) Não tem função sintática!!!

2. SE = Índice de Indeterminação do Sujeito (IIS) Indicia que a oração tem sujeito indeterminado. Como se indetermina o sujeito em Língua Portuguesa? Verbo na 3ª. pessoa do plural: Confiam nas instituições. (VTI) (OI) Verbo* na 3ª. Singular + se (IIS): Confia-se nas instituições. (VTI) (OI) IIS (não possui função sintática!!!) * Esse verbo não pode ser VTD!!! Permanece sempre no singular, pois não possui sujeito para concordar!!!

Qual o problema com os seguintes anúncios publicitários? Vende(m)-se casas. Aluga(m)-se apartamentos. Costura(m)-se roupas femininas. Sujeito plural = verbo plural!

Necessitam-se de copeiras. (Errado!) Correto: Necessita-se de copeiras. (Sujeito indeterminado, verbo permanece na 3ª. p. sing., pois não há sujeito para concordar! Precisam-se de bibliotecárias. (Errado!) Correto: Precisa-se de bibliotecárias. (pela mesma justificativa anterior!)

O jovem deu-se importância quando assumiu a liderança. 3. SE = Pronome Reflexivo Ocorre na Voz Reflexiva SE = a si mesmo OD / OI Pronome Reflexivo (= a si mesmo) Tibério achou-se. OD (VTD) O jovem deu-se importância quando assumiu a liderança. (VTDI) Pronome Reflexivo OI o

4. SE = Pronome Recíproco Voz Reflexiva = um(a) ao outro (a) OD / OI As duas miseráveis não se falaram. Pronome Recíproco OI (= uma com a outra)

5. SE = parte integrante do verbo Ocorre com verbos que expressam sentimento ou mudança de estado. Não tem função sintática! Arrependeu-se, queria voltar, mas ela já havia voado. Suicidou-se, não se sabem as razões.

6. SE = Partícula Expletiva Destaca / enfatiza um VI. Não possui função sintática. As montanhas emudecem-se. As flores molham-se tristonhas.