As palavras QUE e SE Funções e emprego

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações reduzidas Bom Estudo!.
Advertisements

Orações Subordinadas Substantivas.
Colocação Pronominal Ilustrada
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Orações Subordinadas Substantivas
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
PERÍODO COMPOSTO Por Veridiana Brustolin Corrêa.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Orações Subordinadas Substantivas
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Orações subordinadas.
Orações reduzidas Profª.: Fátima Liporage.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Revisão – termos da oração
Classe Gramatical da palavra QUE
Funções Morfossintáticas da Palavra SE
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Classificações das conjunções
Funções morfológicas e sintáticas do QUE
Funções Morfológicas do SE
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
Orações Subordinadas Adverbiais
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Coordenação e subordinação
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
DISCIPLINA: Português
8ª série/9º ano Prof.ª Cláudia Leal Keller
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Por que, por quê, porque, porquê
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
As palavras que, se e como.
ESTUDo da palavra “se” CONTEÚDO PARA P2
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Período Composto.
subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
Orações Subordinadas Reduzidas
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Classe de palavras.
Orações coordenadas 1) aditivas: expressam a ideia de soma;
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Funções Morfológicas do SE
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE.
Pronomes Relativos.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL DOS PRONOMES OBLÍQUOS
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Adverbiais e Substantivas
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
Prof. Deivis OBJETO INDIRETO OBJETO INDIRETO
A P A L A V R A S E 1) CONJUNÇÃO INTEGRANTE 2) CONJUNÇÃO CONDICIONAL
Coordenação e subordinação
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
2ª ANO DO ENSINO MÉDIO Funções morfossintáticas da palavra QUE 2ª ANO DO ENSINO MÉDIO.
Funções morfológicas da partícula que
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Língua Portuguesa Professora: Rosimeire
Transcrição da apresentação:

As palavras QUE e SE Funções e emprego Professora: Grace Galvão Pinheiro

Ex.:Que longe está meu sonho! “Ah, que doce lua verá calma face...” Advérbio:liga-se a um adjetivo ou advérbio, funcionando como termo intensificador. Ex.:Que longe está meu sonho! “Ah, que doce lua verá calma face...”

2. Substantivo:é modificado por um artigo. Ex.: “Meu bem querer Tem um quê de pecado...” 3.Preposição:equivale a de ou para. Exs.:”Tem que combinar?” (prep.= de) Amanhã, teremos pouco que fazer em nosso escritório. (prep. = para) 4. Pronome adjetivo: apresenta-se junto do substantivo para modificá-lo.

Ex. :”Que peixada bonita você pegou. ” 5 Ex.:”Que peixada bonita você pegou!” 5.Pronome interrogativo:apresenta-se em orações interrogativas, significando que coisa. Que adiantaria a minha presença? (=que coisa) 6.Pronome relativo:refere-se a um termo antecedente(subst. ou pron.), ligando a oração subord. adjetiva à principal.

Ex. : Esse é o sentimento puro que dedico a ela Ex.: Esse é o sentimento puro que dedico a ela. Sentimento= termo antecedente 7.Interjeição: exprime um sentimento, uma emoção, um estado interior. Ex.:Quê! Nunca você fará isso!

8. Partícula expletiva ou de realce: Empregado para transmitir realce ou ênfase, pode ser suprimido sem que se altere o sentido da oração. “Então qual que é a verdade?” (Luiz Vilela) = Então qual é a verdade?

9. Conjunção: Como conjunção, deve ser classificado de acordo com as orações por ele iniciadas. A. coordenativa: Fica lá o tempo com aquele chove que chove...! (aditiva) Outro aluno, que não eu, deveria falar-lhe, professor!(adversativa) “Deixe, que os outros pegam.” Mário de Andrade. (explicativa)

B. subordinativa: “ Parecia-me que as paredes tinham vulto.” (Machado de Assis) Integrante “Não esperaria mais, que elas podiam voar.” (Luiz Vilela) Causal Todos lhe fizeram sinal que se calasse. Final Agora que os refletores foram acessos, podemos ver tudo. Temporal “ As poltronas eram muito mais frágeis que o divã.” (Marcos Rey) Comparativa “A minha sensação de prazer foi tão tal que venceu a de espanto.” (Mário de Andrade) Consecutiva Estude, menino, um pouco que seja! Concessiva Não fui eu, mas que fosse, qual é o problema? Condicional

SE 1. Conjunção coordenativa: une duas orações coordenadas alternativas. Ex:. Se somos tristes, se somos alegres, a vida caminha rapidamente. 2. Conjunção subordinativa: une orações subordinadas. Ex:. “Ele quer saber se eu me sinto realizado.”(Carlos Drummond de Andrade) Integrante “Se Deus quisesse que todos os homens fossem iguais, teria feito todos americanos.” (Luis Fernando Verissimo) Condicional

3. Partícula integrante do verbo: Liga-se a verbos essencialmente pronominais, isto é, somente usados na forma pronominal e que geralmente exprimem sentimento ou mudança de estado. É o caso de queixar-se, dignar-se, arrepender-se, suicidar-se etc. Ex:. Os alunos se queixaram das carteiras quebradas da escola. OBS: O verbo suicidar-se não pode ser conjugado sem o pronome que retoma a pessoa do sujeito: eu me suicido, tu te suicidas, ele se suicida, nós nos suicidamos, e assim por diante. A palavra se é, portanto partícula integrante do verbo.

4. Partícula Expletiva ou de realce: Pode ser omitida sem prejuízo algum para a estrutura ou para a compreensão do período. Ex:. Ele foi-se embora e nunca mais apareceu!! Ele foi embora e nunca mais apareceu!! 5. Partícula Apassivadora ou pronome apassivador: Aparece na formação da voz passiva sintética com verbos transitivo direto e transitivo direto e indireto. Não há essa possibilidade com verbo transitivo indireto apenas.

Ex:. “ Sentia-se o cheiro de panela no fogo...” ( José Lins do Rego) Pagaram-se as contas ao credor. 6. Pronome Reflexivo: acompanha o verbo na voz reflexiva, na função de pronome oblíquo átono. Ex:. Levantou-se, olhou a mulher que ainda dormia...

BOM ESTUDO, MEUS QUERIDOS!