Ações do Ministério dos Transportes

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Transcrição da apresentação:

Ações do Ministério dos Transportes Audiência Pública Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Ações do Ministério dos Transportes Ministro ANTONIO CARLOS RODRIGUES Brasília, 29 de abril de 2015

Investimentos em Transportes - Diagnóstico e Desafios Sumário Investimentos em Transportes - Diagnóstico e Desafios Desempenho Orçamentário Ações do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Ações do Programa de Investimentos em Logística - PIL Medidas Institucionais

Os investimentos em Transportes movem o país Aumentam a eficiência produtiva e a competitividade da economia Desenvolvem fronteiras agrícolas e minerais Reduzem desigualdades regionais Promovem a integração nacional e continental

Importância dos Transportes no Brasil Custos logísticos são entrave ao desenvolvimento do país Respondem por 11% do PIB (Estimativa CNT/2014) Empregos no Setor* 5,2 Milhões Setor Transportes responde por grande parte do consumo de combustíveis e emissões de gases ** ** (*) Empregos na operação de transportes. Não considera postos de trabalho gerados nas obras. Fontes: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestre (CNTTT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF) (**) Fonte: Balanço Energético Nacional (BEN/MME) - 2014

Diagnóstico dos Modais de Transporte BR-050/MG Rodovias Grande dependência do transporte rodoviário, mesmo em longas distâncias Malha federal pavimentada de 64 mil km demanda investimento continuado para manutenção e conservação Necessidade de expansão da malha para acessar novas fronteiras agrícolas e minerais e ampliar a segurança no transporte Muitas vias existentes operam no limite de sua capacidade, gerando congestionamentos e acidentes Frota de caminhões com idade média superior a 14 anos Ferrovias Malha ferroviária insuficiente para cobrir o país – não alcança novos centros de produção Alguns trechos antigos estão subutilizados Restrições operacionais em travessias urbanas e acessos a portos: acidentes e baixa velocidade Transporte de passageiros restrito a trechos urbanos, metropolitanos e turísticos BR-448/RS (Estrada do Parque) Ferrovia Norte-Sul/GO

Diagnóstico dos Modais de Transporte Hidrovias Possuem grande potencial para o transporte de cargas, mas sua utilização é reduzida Trechos com navegação comercial demandam investimentos continuados em dragagem, sinalização e balizamento Ampliação da rede hidroviária depende de obras de vulto (derrocamentos e eclusas) Na Região Norte, o transporte hidroviário é principal alternativa de deslocamento das populações ribeirinhas Cabotagem (navegação entre portos brasileiros) Alternativa para deslocamentos ao longo da costa Há grande potencial no Brasil: costa com mais de 8 mil km e grande percentual da população reside próximo ao litoral Baixa utilização, devido a falta de competitividade e necessidade de aprimoramento no marco regulatório Comboio Hidroviário Terminal Hidroviário Cai n’Água/RO Navio Porta-Conteiner

Terminal Hidroviário de Canutama/AM São Nossos Desafios: Ampliar investimentos públicos e privados para assegurar a manutenção, modernização e ampliação da infraestrutura de transportes Estabelecer rede de logística integrada – com opções de transporte viáveis para os usuários (tempo, custo, segurança, conforto e qualidade) Reduzir custos de transportes/logística Racionalizar a matriz de transportes, aumentando a participação de ferrovias e hidrovias Terminal Hidroviário de Canutama/AM Ferrovia Norte Sul/TO BR-381/MG

Diretrizes para superar os desafios de Transportes Em Rodovias Investimentos contínuos para manutenção da malha existente Pavimentação de corredores de escoamento e distribuição da produção nacional Duplicação e adequação de capacidade de eixos estratégicos Construção de contornos, travessias e vias marginais em áreas urbanas Ferrovias Expansão da malha ferroviária Aumento de capacidade das ferrovias existentes Construção de contornos e travessias em áreas urbanas BR-408/PE Ferrovia Norte-Sul/TO

Eclusa de Barra Bonita/SP Embarcação de apoio offshore Diretrizes para superar os desafios de Transportes Hidrovia Manutenção da navegabilidade e ampliação de capacidade nos trechos navegáveis Construção de eclusas e realização de obras de derrocamento, para expansão da malha navegável Assegurar usos múltiplos das águas: compatibilizar projetos hidrelétricos com a navegação Construção e modernização de terminais hidroviários na Região Norte Fomento à Marinha Mercante Ampliar e Modernizar a frota naval brasileira e o parque de estaleiros Reduzir evasão de divisas com afretamento de embarcações estrangeiras Fortalecer a indústria nacional Comboio Hidroviário Eclusa de Barra Bonita/SP Embarcação de apoio offshore

Novo patamar de Investimentos em Transportes Distribuição por Modal Rodovias: 55,2 % Ferrovias: 14,5% Hidrovias: 0,8% Marinha Mercante: 26,4% Outros: 3,1 % Fonte: SPO/MT Estaleiro Rio Maguari (Belém/PA) Ferrovia Norte-Sul (Indiara/GO) Ponte Anita Garibaldi (BR-101/SC)

Planejamento com Visão Integrada Construção do Plano Nacional de Logística Integrada - PNLI: Planejamento da infraestrutura de transportes, envolvendo os modais rodoviário, ferroviário, hidroviário, aeroviário, bem como armazenagem, terminais, e portos Horizonte de 20 anos Associação entre infraestrutura e serviços, com visão pública, privada e público-privada Diferenciais do PNLI Plano de Governo Sistema interativo para simulação de cenários de propriedade do governo Atualidade de dados - pesquisas em rodovias, aeroportos e embarcadores Confiabilidade dos dados de origem e destino – base em Nota Fiscal Eletrônica Rol de informações estratégicas Apontam necessidades de serviços agregados à infraestrutura (ex: postos de apoio, atendimento ao usuário em rodovias; na ferrovia, se terá pátio de cargas) Viabilizam elaboração do Projeto Preliminar de Engenharia (PPE) e de modelo de negócios (obra pública, PPP ou concessão).

Programa de Aceleração do Crescimento - PAC

Transporte Rodoviário

Rodovias Federais DNIT - Situação da Malha Rodovias - Manutenção Nos últimos 10 anos, a situação das rodovias federais melhorou significativamente, tendo os investimentos em Manutenção saltando de R$ 500 milhões (2004) para R$ 5,6 bilhões (2014). Dos 52,2 mil km da malha federal pavimentada: 13 mil km estão cobertos por contratos de conservação 26 mil km têm manutenção - CREMA 1,3 mil km estão com contratos de Restauração 1,4 mil km que se encontram em obras de duplicação 2,2 mil km são de obras conveniadas 8,3 mil km da MP-82, (transferidos ao Estados), estão sendo atendidos pelo DNIT Rodovias Federais DNIT - Situação da Malha (2004 x 2014) Fonte: DNIT

Rodovias Federais DNIT – Situação da Malha Rodovias - Manutenção Para os próximos anos espera-se melhorar ainda mais a condição do pavimento. A meta é que em 2018, cerca de 95% da malha administrada pelo DNIT esteja coberta por contratos de manutenção. Rodovias Federais DNIT – Situação da Malha (Projeção 2015 - 2018) Fonte: DNIT

Região Norte: 10 obras em andamento AP RR AM RO AC PA TO

Região Nordeste: 20 obras em andamento e 4 a iniciar PI CE RN PB PE AL SE BA

Região Centro-Oeste: 6 obras em andamento MT GO DF MS

Região Sudeste: 12 obras em andamento e 4 a iniciar MG ES SP RJ

Região Sul: 16 obras em andamento e 3 a iniciar PR SC RS

Visão Integrada para estruturação de corredores rodoviários EIXO LITORAL AM AC RR RO PA AP TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA MT DF MS GO MG ES RJ SP PR SC RS NATAL JOÃO PESSOA RECIFE MACEIO ARACAJU SALVADOR / ARATU VITÓRIA RIO DE JANEIRO FLORIANÓPOLIS PARANAGUÁ PORTO ALEGRE RIO GRANDE SANTOS SÃO PAULO CURITIBA 101 116 Regiões Produtoras Portos Rodovias Estaduais 101 116

Visão Integrada para estruturação de corredores rodoviários EIXO AGRONEGÓCIO Santarém Miritituba Porto Velho 163 364 Sinop 364 174 Posto Gil Cuiabá Rondonópolis v 364 163 Dourados 376 Marechal Rondon Toledo Cascavel Santos 277 Regiões Produtoras Portos Rodovias Estaduais Paranaguá Marmelândia 163 392 Rio Grande

Transporte Ferroviário

Malha Ferroviária Brasileira: 28,2 mil km concedidos AC RR RO PA AP TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA MT DF MS GO MG ES RJ SP PR SC RS Estrada de Ferro Carajás – EFC (892 km) Ferrovia Transnordestina Logística - FTL (4.207 km) VALEC - Ferrovia Norte-Sul (720 km) Ferrovia Centro Atlântica – FCA (7.427 km) ALL Malha Norte (754 km) Estrada de Ferro Vitória Minas – EFVM (905 km) ALL Malha Oeste (1.945 km) MRS Logística (1.674 km) Estrada de Ferro Paraná Oeste – Ferroeste (248 km) ALL Malha Paulista (1.989 km) ALL Malha Sul (7.265 km) Ferrovia Tereza Cristina (164 km)

Ferrovias - Projetos Estruturantes Ferrovia Transnordestina Trecho: Eliseu Martins/PI – Salgueiro/PE - Pecém/CE –Suape/CE Extensão: 1.753 km Ferrovia Norte-Sul Trecho: Palmas/TO – Anápolis/GO Extensão: 855 km Obra concluída AM AC RR RO PA AP TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA MT DF MS GO MG ES RJ SP PR SC RS Barcarena Açailândia Santarém Miritituba Sinop Lucas do Rio Verde Sapezal Porto Velho Figueirópolis Barreiras Eliseu Martins Pecém Natal Salvador Ilhéus Guanambi Campinorte Ouro Verde Corinto Vitória Rio de Janeiro Estrela D’Oeste Dourados Paranaguá Santos Rio Grande Estreito Aguiarnópolis Correntina Xambioá Cuiabá Panorama Cascavel Foz do Iguaçu Porto Alegre Caetité Salgueiro Uruguaiana Rondonópolis Alto Araguaia Chapecó Passo Fundo Santa Maria Suape Rio Branco Cruzeiro do Sul Palmas Belo Horizonte Itaqui Vila do Conde Anápolis Ferrovia Norte-Sul (Extensão Sul) Trecho: Ouro Verde/GO – Estrela D’Oeste/SP Extensão: 684 km Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) Trecho: Ilhéus/BA – Barreiras/BA Extensão: 1.022 km Em andamento Concluído

Transporte Hidroviário

Principais Ações Hidroviárias em Andamento Manutenção Hidroviária em 6 mil km: dragagem, sinalização e balizamento nas Hidrovias do Amazonas, Madeira, São Francisco, Paraguai, Paraná e Mercosul Melhoramentos na Hidrovia do Tietê/SP Licitação do Derrocamento do Pedral do Lourenço/PA Investimento previsto para 27 Terminais Hidroviários na Região Norte TAPAJÓS AMAZONAS – NEGRO – SOLIMÕES – PURUS TOCANTINS Pedral do Lourenço Dragagem do Rio Madeira MADEIRA SÃO FRANCISCO PARAGUAI Terminal Hidroviário de Parintins/AM TIETÊ PARANÁ MERCOSUL

Programa de Investimentos em Logística - PIL

Concessões Rodoviárias

Concessões Rodoviárias Federais 10 mil km da malha está concedida (21 trechos) Desse total, 4,9 mil km foram concedidos no modelo do PIL AM AC RR RO PA AP TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA MT DF MS GO MG ES RJ SP PR SC RS Pecém Ilhéus Vitória Rio de Janeiro Paranaguá Santos Rio Grande Campo dos Goytacazes Suape Itaqui Vila do Conde Sinop Lucas do Rio Verde Natal Salvador Goiânia Cuiabá Rondonópolis Palmas Aliança do Tocantins Guaíra Icém Ourinhos Florianópolis Osório Camaquã Jaguarão Belo Horizonte Rurópolis Miritituba Rio Verde Porto Alegre Jataí Uberlândia União da Vitória Lapa VIABAHIA BR-116/324/BA (680 km) Salvador – Div. BA/MG RODOVIA DO AÇO BR-393/RJ (200 km) Div. MG/RJ – Entr. BR-116 AUTOPISTA FLUMINENSE BR-101/RJ – 320 km Div. ES/RJ – Ponte Rio Niterói AUTOPISTA REGIS BITTENCOURT BR-116/SP/PR – 402 km São Paulo/SP – Curitiba/PR AUTOPISTA FERNÃO DIAS BR-381/MG/SP – 562,1 km Belo Horizonte/MG – São Paulo/SP CONCEPA BR-290/RS – 121 km Osório/RS – Porto Alegre/RS AUTOPISTA LITORALSUL BR-116-376-101/PR/SC – 405,94 km Curitiba/PR – Palhoça/SC AUTOPISTA PLANALTO SUL BR-116/PR/SC – 413 km Curitiba/PR – Div. SC/RS CONCER BR-040/MG/RJ (179.9 km) Juiz de Fora/MG – Rio de Janeiro/RJ ECO 101 BR-101/BA/ES (475,9 km) Entr. BA-698 (Mucuri) - Div. RJ/ES TRANSBRASILIANA BR-153/SP – 321 km Div. MG/SP – Div. SP/PR NOVA DUTRA BR-116/RJ/SP – 402 km São Paulo/SP - Rio de Janeiro/RJ CRO BR-163/MT – 850,9 km Sinop – Div. MT/MS MGO RODOVIAS BR-050/GO/MG – 436,6 km Entr. BR-040 (Cristalina) – Div. MG/SP VIA 040 BR-040/DF/GO/MG – 936,8 km Entr. BR-251/DF – Juiz de Fora /MG CONCEBRA BR-060/153/262/DF/GO/MG – 1.176,5 km Entr.BR-251(DF) – Div. MG/SP; BR-381 (Betim) MS VIA BR-163/MS – 847,2 km Div. MT/MS – MS/PR GALVÃO BR-153/GO/TO – 624,8 km Anápolis/GO – Aliança do Tocantins/TO ECOSUL BR-392/RS e BR-116/RS – 457,3 km Rio Grande/RS – Santana da Boa vista/RS e Camaquã/RS – Jaguarão/RS PONTE RIO-NITERÓI BR-101/RJ (13,2 km) Rio de Janeiro/RJ – Niterói/RJ São Paulo Curitiba Juiz de Fora CRT BR-116/RJ (142,5 km) Além Paraíba – Teresópolis – Entr. BR-040 Anápolis Brasília Demais Concessões PIL

Avanços do modelo de concessões do PIL Concessões com prazo de 30 anos Cobrança de pedágio somente após duplicação de 10% do trecho Duplicação completa do trecho concedido em 5 anos Trechos urbanos não sujeitos a pedágios Implantação de faixas adicionais em função do tráfego (gatilho) 7 Trechos Concedidos Extensão total: 4.886 km Duplicação: 3.434km (255 km concluídos/iniciados) Investimento: R$ 33,9 bi (R$ 2 bi já investidos) Deságio médio: 51% Tarifa média (6 Trechos) : R$ 3,68 por 100 km Tarifa Ponte Rio-Niterói: Redução de R$ 5,20 p/ R$ 3,70

Perspectivas para ampliação de Concessões Rodoviárias 2,6 mil km estão em estudos para concessão (4 trechos) Novas concessões preveem duplicação em 2,3 mil km AM AC RR RO PA AP TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA MT DF MS GO MG ES RJ SP PR SC RS Miritituba Jataí Chapecó Lapa Sinop Goiânia Rondonópolis Belo Horizonte BR-163/230/MT/PA (976 km) (Sinop/MT – Porto Miritituba/PA) BR-364/060/MT/GO (703,7 km) (Rondonópolis/MT – Goiânia/GO) BR-364/GO/MG (439,2 km) (Jataí/GO – Entr. BR-153) BR-476/153/282/480PR/SC (461,3 km) (Lapa/PR – Chapecó/SC – Divisa SC/RS) Rio de Janeiro

Concessões Ferroviárias

Concessões Ferroviárias – Modernização e Ampliação da Malha O concessionários ampliaram os investimentos nas ferrovias existentes Nas novas concessões há opção de adotar novo modelo de gestão ferroviária Aumento dos investimentos privados nas Concessões Existentes Concepção de novo modelo de gestão ferroviária: separação entre a construção, operação e manutenção Fonte: SAFF/ANTT (Abr/15)

Investimentos nas Ferrovias Existentes Construção Ferrovia Transnordestina PI/PE/CE 1.753 km Duplicação da Estrada de Ferro Carajás/PA 625 km AM AC RR RO PA AP TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA MT DF MS GO MG ES RJ SP PR SC RS Pecém Natal Ilhéus Vitória Rio de Janeiro Paranaguá Santos Rio Grande Campo dos Goytacazes Suape Itaqui Vila do Conde Barcarena Açailândia Santarém Miritituba Sinop Lucas do Rio Verde Sapezal Porto Velho Figueirópolis Barreiras Eliseu Martins Salvador Guanambi Campinorte Anápolis Corinto Estrela D’Oeste Dourados Estreito Aguiarnópolis Correntina Cuiabá Panorama Cascavel Foz do Iguaçu Porto Alegre Caetité Corumbá Uruguaiana Rondonópolis Alto Araguaia Chapecó Passo Fundo Santa Maria Rio Branco Cruzeiro do Sul Palmas Belo Horizonte Construção do Ramal Sudeste do Pará (E.F.Carajás) 100 km Carajás Canaã dos Carajás Duplicação ALL Campinas-Santos/SP 383 km Campinas

Novas concessões ferroviárias pelo PIL Estudos concluídos para novas ferrovias: 2.991 km Estudos em desenvolvimento - PMIs: 4.676 km AM AC RR RO PA AP TO MA PI CE RN PB PE AL SE BA MT DF MS GO MG ES RJ SP PR SC RS Barcarena Açailândia Santarém Miritituba Sinop Lucas do Rio Verde Sapezal Porto Velho Figueirópolis Barreiras Eliseu Martins Salvador Guanambi Campinorte Anápolis Corinto Estrela D’Oeste Dourados Estreito Aguiarnópolis Xambioá Cuiabá Panorama Porto Alegre Corumbá Uruguaiana Rondonópolis Alto Araguaia Chapecó Passo Fundo Santa Maria Palmas Belo Horizonte Sinop/MT - Miritituba/PA (990 km) Sapezal/MT - Porto Velho/RO (950 km) FICO - Lucas do Rio Verde/MT - Campinorte/GO (883 km) Estrela D’Oeste/SP - Dourados/MS (659 km) Anápolis/GO - Corinto/MG (775 km) Ferrovia Norte-Sul Açailândia/MA - Barcarena/PA (457 km) Vitória/ES - Rio de Janeiro/RJ 572 km Pecém Ilhéus Vitória Rio de Janeiro Paranaguá Santos Rio Grande Suape Itaqui Vila do Conde Ferrovia Norte-Sul Palmas - Estrela D’Oeste (1.536 km) Malha Principal Em construção Estudos prontos PMI Belo Horizonte/MG – Guanambi/BA (845 km)

Medidas Institucionais

Precisamos continuar evoluindo Consolidação da Gestão por Resultados Ampliação do nível de Governança Consolidação de Carteira de Projetos Aperfeiçoamento dos marcos regulatórios Aprimoramento das ações de Licenciamento Ambiental Maior participação da Iniciativa Privada Otimização da Matriz de Transportes

Obrigado!